Carta aberta à Ferrari

Depois de ler o que Tia Bria falou hoje para o Gazetta, e ler que parte do italianos estão "#xatiadinhos" com Fernando, reforço ainda as palavras que escrevi nesta carta! E ainda penso que fui MUITO EDUCADA!

Postagem que merece ser fixada para SEMPRE!!!

**

Carta aberta à Ferrari...


 Antes de mais nada, permita-me fazer uma breve apresentação da minha pessoa: Sou Tatiana e brasileira, da terra do saudoso Ayrton Senna. Tenho 30 anos e desde meus 21 eu sigo um dos seus pilotos, Fernando Alonso. Portanto já faz 9 anos (tô velha, hein?! rs) que faz parte da minha vida acordar cedo para seguir cada corrida, classificação e passo deste, que AINDA é o melhor piloto da Fórmula 1 atual, embora vocês tentem de todas as formas fazê-lo parecer um qualquer.

Senna, o maior de todos os tempos, disse um dia que seu maior sonho seria “guiar uma Ferrari”. Se eu pudesse conversar com Ayrton alguma dia, eu diria a seguinte sentença: “Sorte a sua que NUNCA precisou vestir ou representar uma Ferrari. Sorte a sua!”.

Se um dia vocês, da Ferrari, foram algo importante e/ou um exemplo a ser seguido, isso ficou em um passado muito, mas muito distante. Hoje, nesta F1 atual, vocês representam o que há mais vergonhoso e patético que existe na F1! Vocês viraram motivo de piada, e me irrita muito o fato de Alonso estar nisso! Muito mesmo!

Você, Sr. Presidente, que desde ano passado tenta de todas as formas atacar o ÚNICO PILOTO que ainda salva o resto de dignidade que resta a esta “equipe”, tem se tornado especialista em expor Fernando a situações constrangedoras ao falar coisas desnecessárias e dizer que “não quer mais saber de vices-campeonatos” e  que “ser vice-campeão mais uma vez seria uma ... tragédia”. Você disse isso este ano, antes do campeonato começar. Parabéns ao Senhor! Pode ficar feliz, Alonso não será vice-campeão este ano, pois nem chegar a disputar ele conseguirá. Você conseguiu!

Só que triste mesmo é ver que, além do tudo, você não tem coragem de ver o barco afundar. Você foi embora hoje do GP do Bahrein antes da corrida acabar! Você foi EMBORA! Você é o PRESIDENTE da FERRARI. Você deveria ser o LÌDER da equipe, e VOCÊ foi o primeiro a abandonar o barco quando viu que ele estava afundando... talvez tenha fugido de ... vergonha?!?!

Barco, aliás, que vem afundando há 4 anos SEGUIDOS.

Mas sabe, Alonso, o meu piloto - cara que eu sigo há 9 anos -, tem MUITA CULPA nisso tudo! Sim, vocês não leram errado.

Ele tem CULPA por salvar a pescoço de TODOS VOCÊS ao longo destes anos! Ele venceu 11 corridas, fez inúmeros pódios e carregou a “tradição” de vocês nas costas ao longo destas temporadas, fazendo parecer que vocês não eram TÃO RUINS como realmente eram.

Enquanto isso a realidade da situação patética que vocês realmente eram estava exposta através do seu outro piloto: FELIPE MASSA.

Felipe era a Ferrari. Massa era a representação COMPLETA de vocês. Alonso era ALONSO. Sempre sozinho, fazendo o que ele sabe fazer: ser o melhor independente das circunstâncias.

No final das contas a maior qualidade do Fernando, acabou sendo o maior problema: encobrir as imensas falhas que vocês, da Ferrari, sempre tiveram!

E sabe o pior?! Vocês têm dinheiro! Sim!! Dinheiro é algo que não falta no reino de Maranello. Nunca faltou e nunca faltará, e mesmo assim vocês são capazes de não conseguirem entregar ao melhor piloto do grid, aquele que salva a pele de vocês TODO DOMINGO, um carro de verdade. Um carro decente.

Confesso, sem medo, que nunca gostei de vocês. Na verdade, eu sempre odiei tudo relacionado a vocês. Cor, símbolo, tradição e todo este bla bla bla ridículo que faz um bando de trouxa se emocionar ao som de uma música bonita. Vocês são apenas algo que eu gostaria de poder apagar da história do Fernando.

Na McLaren Alonso sofreu porque viu seu sonho de criança destruído. Ron Dennis, que demonstrou ser um homem sem palavra, é alguém a quem desprezo por tudo que representou na carreira do Alonso, mas hoje, eu posso colocar vocês da Ferrari ao lado dele. Ali, bem juntinhos.

Na McLaren foi muito difícil, uma batalha homérica, mas lá nós tínhamos sonhos... está certo que eram sonhos quebrados... mas nós tínhamos o desejo de continuar lutando pela nossa dignidade, pela nossa honra, ainda que sozinhos. Eu acordava a cada domingo, ansiosa para ver Alonso LUTAR ... sozinho, claro, mas eu queria vê-lo poder lutar para mostrar aquela equipe que eles estavam errados. Alonso sofria, eu sofria, mas nós nos mantínhamos lutando e brilhando nem que fosse para não morrer no meio do caminho. Apesar de tudo, a minha esperança estava lá PULSANTE!!!!VIVA!!!! Ela estava lá, sempre, e através de cada pedacinho do Alonso...

Vocês da Ferrari foram capazes que destruir em mim qualquer chance de ter esperanças! Eu não tenho mais esperança! Eu não espero nada mais... hoje eu não importo mais em largar em 5º. Sabiam disso?! Eu não me incomodo... eu até comemoro! É o fundo do poço... definitivamente! Alonso estar fora pódio, se tornou ... normal?!?!! Pode isso Arnaldo?!

Se bem que vocês me ensinaram algo para vida: NADA é RUIM o suficiente que a FERRARI não possa PIORAR!

Há ANOS eu não sei o que é ver o meu piloto disputar uma pole-position! Ou o que é a certeza que verei meu piloto no pódio, ou que irei vê-lo DISPUTAR um vitória. Isso acabou...

Tudo que ele consegue é POR ELE, e exclusivamente pelo talento DELE!

Vocês destruíram a minha esperança de qualquer conquista. Não confio em nada que vocês dizem ou prometem.

E nisso tudo o que mais me magoa é ver que vocês estão cometendo o PIOR CRIME que poderiam cometer, que NEM mesmo Ron Dennis conseguiu (embora tenha tentando bravamente!): apagar o brilho do meu piloto. E isso eu NUNCA vou perdoar!!


Alonso não tem mais o mesmo brilho nos olhos.  Aquele brilho que ofuscava qualquer um estivesse perto! Ele está cansado, abatido. Ele ainda sorri, mas não com a mesma força de antes! É um sorriso cansado de tanto dar sem receber. Ele é um guerreiro ferido que segue lutando, mas sem armas... acima de tudo, é um lutador cansada de batalhar por quem não vale a pena...

Enquanto você, Sr. Presidente, foi embora hoje antes do fim da corrida do Bahrein, porque não aguentou ver sua “equipe” afundar, eu fiquei em frente a TV, que é o único lugar a mim reservado nesta história. Sei que estou há milhares de quilômetros de distância, mas sei que posso fazer a diferença! Nós fãs fazemos a diferença, de alguma forma! Eu fiquei porque nunca vou não abandonar Fernando, e porque eu sei que ele, apesar de todas as dificuldades, estará dando o seu melhor por ele e por nós fãs!

Sim, porque ele é este tipo de profissional. Ele é o tipo que não desiste, que não foge, que não tem vergonha de ser mostrar mesmo quando as coisas dão errado. Ele não foge Sr. Presidente, porque isso é para pessoas fracas...

E eu estarei com ele, como sempre estive! Fossem nos bons tempos de Renault, quando tínhamos a certeza da vitória e da conquista. Como estive quando deu tudo errado na McLaren, ou quando a Renault se reerguia e afundava novamente. E em cada derrota que a SUA equipe deu a ele de presente depois dele ter dado o sangue por vocês.

Eu tenho um imenso orgulho de ver meu piloto ser maior do que vocês. Eu tenho imenso orgulho de ver que a dignidade dele ainda salva a pele de vocês. Ele FAZ isso! Ele, Fernando Alonso! E no fundo, embora nunca admitam, vocês sabem disso!

Mas ao mesmo tempo, tenho uma imensa vergonha do fato dele ser um piloto Ferrari. Porque vocês NUNCA fizeram sequer um 1/10000 do que Alonso fez para vocês.

Vocês não merecem o meu piloto. Vocês não merecem Kimi. A verdade é que vocês não merecem vencer, a Mercedes merece! Eles trabalham para isso! Vocês não merecem os méritos de ambos os pilotos. Vocês não merecem respeito, nem o meu, nem dos seus fãs, nem do Kimi e do Alonso. Vocês não merecem NADA, além de desprezo.

Pena que ainda não consegui chegar ao ponto de desprezar vocês, afinal Fernando ainda carrega o (pobre) nome de vocês. Mas espero ansiosa para o dia que ele se for daí! Será um dia para ser celebrado, muito mais do que um título, algo que vocês NUNCA FORAM CAPAZES de dar ao Fernando.

Mas não se preocupem ... Alonso vai para China e dará o máximo dele para salvar a pele de vocês, mais uma vez. Porque ele é assim mesmo. É assim que ele trabalha. Independente de qualquer coisa.

Só que vocês não têm mais o coração dele. O coração dele não bate mais no mesmo compasso do de vocês. O encanto acabou. Mas ainda assim, o coração dele bate acelerado, mais forte, mais pulsante, mais vermelho do que o de vocês, porque ele é movido por algo que vocês não sabem o significado: paixão pelo que faz e por honra!!

Mas não se enganem: ele não fará isso por vocês. Não mais! Ele fará isso por ele, e por nós, seus fãs!

Na China, e onde estiver daqui em diante, ele estará representando a única scuderia que o merece de verdade: a SCUDERIA FERNANDO ALONSO.

É pelo nome dele, algo que suou para construir, e pela própria hora que Fernando corre. Não por vocês. Não se esqueçam disso, jamais!

Gostaria MUITO de um dia poder voltar aqui, e escrever uma carta pedindo desculpas por tudo isso que falei sobre vocês. Gostaria muito! Mas existem alguns tipos de SONHOS que não valem a pena SONHAR... pois ele nunca irão se realizar. Esta foi mais uma coisa que vocês me ensinaram nestes 5 anos juntos...

Carta assinada uma alonsista XIITA que está cansada de ver seu piloto se f$#@% por conta de vocês!!!!!!!

Tatiana Coimbra, 06 -04-2014

Comentários

Eu ia escrever sobre isto no sábado, sobre como a Ferrari conseguiu roubar de mim algo tão precioso como a esperança. Estamos sintonizadas irmã!!! :)

Na Lotus, ainda que tudo fosse difícil e era mesmo, ainda havia dentro do meu peito a esperança. A Ferrari destruiu isto em mim. Ela roubou a minha alegria de ver Kimi pilotar e no lugar me deixou a sensação de impotência em ver meu piloto ser humilhado como foi hoje.

E no final, foram os dois que estiveram lá enfrentando a mídia, as piadas e as críticas, enquanto o covarde do presidente deles já estava à caminho de Maranello.

Eu odeio a Ferrari, odeio com toda força do meu ser. E como disse no meu post de hoje, não consigo me conformar.

Kimi vai encerrar a carreira dele na F1 neste lixo chamado ferrari. E nunca mais será campeão novamente.

Tudo isto me entristece demais, me deixa sem forças para lutar e sem esperanças. Eu só continuo porque Kimi está lá dentro, se ele não estivesse eu já teria desistido há tempos.

bjs, Ludy
E no final, foram os dois que estiveram lá enfrentando a mídia, as piadas e as críticas, enquanto o covarde do presidente deles já estava à caminho de Maranello. (2)

É isso que me dá MAIS ódio!

Bjusss. Tati
Ângela Lima disse…
Tati, vc conseguiu colocar em palavras tudo aquilo que pensamos e sentimos. Essa é a temporada mais desanimada de todas. E não digo isso pq o Fernando está perdendo. Eu pensei que o pior momento na carreira dele foi em 2007 na McLaren, mas a Ferrari está superando esse ano tenso.
Até qdo ele voltou para a Renault e nós sabíamos que eles não tinham muitas chances de vencer o campeonato... Lá nós tínhamos esperanças. Era difícil... Sim!!!
Mas sei lá!!! Todo domingo tinha aquele pensamento: "Hoje as coisas mudam."
Esse ano, com a Ferrari, nem isso eu tenho. Hoje não chegamos nem no nosso 5º lugar.
Eu falei isso na hora da corrida e repito aqui: A Ferrari só está na F1 para enfeitar o grid, pq carro eles não tem.... Nunca tiveram.
E o Fernando, Kimi e nós é que pagamos por essa palhaçada.
Isso é muito triste. Parte meu coração saber que eu não tenho esperança de dias melhores.
Ana Laura disse…
Tati, vc nao merece so palmas,nem só o Tocantins vc MERECE o Brasil inteiro. Parabéns, vc disse tudo o que nos,Alonsistas, sentimos... Ah e falando do sr presidente covarde: Na hora q o Hunkelber(adorei isso rsrs) passou o Alonso pela 1a vez, logo após a TV ja mostrou ele com uma cara de bosta(mais do q já é) aí eu disse assim: "Não faz essa cara ai nao que o único culpado da Ferrari estar nessa situação é vc mesmo seu filho da p***". A Ferrari nao tem mais nada de bom pra oferecer, qdo a gente pensa que ta ruim eles conseguem ficar pior ainda,passaram na fila da burrice e incompetência 84748584837272 vezes... O que foi é ver 2 pilotos talentosos perdendo tempo nisso ai e o Fernando dando seu sangue e o sr covarde pisando nele como se ele fosse o culpado
Calma, gente... Ano que vem a Honda tá aí e vai levar o Samurai para seu devido lugar ;) E se tiverem bala na agulha, levam o Santander e o Kimi junto!
Calma Reginaldo?!

Independente do que acontecer no futuro, o que aconteceu ontem foi uma HUMILHAÇÂO!

Alonso e Kimi não merecem isso!

Tati
Ciro Mota disse…
Pra você Tati: http://4.bp.blogspot.com/-NaR7nax2j0E/TyKT7b5ATbI/AAAAAAAABLY/5l9WdqUH39k/s1600/palmas.gif

Expressou divinamente nosso sentimento como fã a ter que acompanhar uma situação como foi esta de Domingo, a gota d'água na verdade, algo que já vem se acumulando ao longo dos anos.

Ludy diz que Kimi deverá encerrar a carreira na ferrari e não será mais campeão, e eu penso exatamente o mesmo a respeito do Alonso e principalmente o Alonso que podemos dizer, tem portas fechadas nas outras equipes de ponta.
Aí é que você se engana Ciro, não acho que as portas das equipes estejam fechadas pra Alonso não. Não acho mesmo.

Ludy
Ciro Mota disse…
Mas Ludy, eu me baseio no seguinte, na McLaren ele não deve voltar enquanto o Ron Dennis estiver por lá. Na RBR acho que nem o Horner nem o Marko querem ele por lá, além de terem o atual tetracampeão. Na Mercedes, eles devem estar satisfeitos com o que tem e já aparece conversas do Bottas aparecer lá em 2016.

Sendo assim, é sair da Ferrari e ir para Oviedo.
Pois eu acredito que sim, mesmo com Ron Dennis por lá, ele ainda teria chance na McLaren. O tempo dirá. #aguardemos

Ludy
Silvestre Zanon disse…
Como as portas estão fechadas em outra equipe de ponta Ciro? Não se enganem...o destino de Vettel é a Ferrari. 2015 ou 16, anotem aí. E a Honda vai querer um piloto de ponta na McLaren. Se for o Hamilton, é ALonso e Bottas na Mercedes em 2016 ou Alonso e Magnussen na McLaren.

Ahhh...Tatiana...lindo texto!!
Ciro Mota disse…
Silvestre, são baseados nos argumentos que eu disse acima, porém como disse a Ludy, quem viver, verá, até o fim do ano deveremos ter alguma novidade a respeito disto.
Sabs disse…
Apenas lacrou tudo com essa carta dona Tati ! hehehehe... Deveria traduzir pro ingles e mandar o link pro twitter da Ferrari, todos os fds de corrida... apenas acho isso. hahahaha...

Acabei de postar isso no meu face hahahahaha...

E faço das suas palavras as minhas também!!! sem mais...
Unknown disse…
Entendi Ciro....mas espero que você esteja errado..rsrsrsr....pois é uma pena ver um talento desperdiçado por tanto tempo numa equipe que não consegue fazer um carro decente.
Anônimo disse…
Olá Tati!
Mais ou menos na sua linha de pensamento o último parágrafo: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/04/11/crise-aberta-desempenho-fraco-pode-tirar-alonso-da-ferrari-de-graca.htm
Bj
Ana!
Julie disse…
Parabéns, Tati, pelo belo post. Você tem o dom de transformar em palavras tudo aquilo que sentimos em relação a essa temporada pífia da Ferrari, expondo Alonso e Kimi ao ridículo.
Essa temporada está realmente desanimadora. Continuo insistindo em acompanhar só porque o Alonso ainda se encontra na categoria. Mas confesso que estamos vivendo dias cruciais, piores até que em 2007...E eu achando que a a fase Mclaren era terrível...Mal sabia eu que iria vivenciar momentos piores com a incompetência da ferrari! (com f minúsculo mesmo de tão patética que é!)
A Ferrari simplesmente tem o dom de destruir nossos sonhos e esperanças, isso ela é campeã!

Bjsss
Julie

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!