Uma troca de Hamilton por Raikkonen? Pouco provável.

Uma troca de Hamilton por Raikkonen? Pouco provável. 

11/VI/12 Livio Oricchio, de Nice

Amigos, repito o que escrevi ontem. Não acredito nem por um instante que Lewis Hamilton esteja pensando com seriedade em deixar a equipe McLaren. Tive a oportunidade de conhecer as duas escuderias, refiro-me a suas sedes, e olha que quando visitei a McLaren as novas dependências, Paragon, não estavam prontas. 

Ron Dennis é obcecado por organização. Não chega a ser um Frank Williams, capaz de investir no time quase tudo que ganha, mas dá para ver seu idealismo e paixão por automobilismo na complexidade da sede da McLaren, ontem e hoje. 

Na temporada de 1970 Ron Dennis era o mecânico chefe de Jack Brabham. No fim do ano o autraliano parou de correr e Ron decidiu partir para um projeto de equipe própria, mas ainda com carro comprado, o modelo Brabham BT 36, em 1971. Não foi por obra do acaso que sob sua direção, a partir de 1980, a McLaren conquistou 10 títulos mundiais de pilotos e 7 de construtores. Jack está bastante debilitado. Não o vi em Silverstone, onde costuma ir nos dias do GP. Uma experiência interessante é ver Jack entrando no motorhome da McLaren para se encontrar com Ron Dennis.

A estrutura da Lotus, ex-Renault, é respeitável, mas não dá para comparar com a atual da McLaren. Ok, verdade, só isso não garante vitória, mas sob a condução de Ron Dennis representa a certeza de ser protagonista do evento. Por se recusar a sequer citar o seu passado de mecânico, acreditava de o inglês fosse indiferente ao piloto que ajudou a ganhar o GP da África do Sul de 1970. Falsa impressão, Ron Dennis trata Jack com deferência. 

A Lotus tem um grupo unido, hoje, a perda dos cardeais da escuderia ascendeu profissionais jovens e competentes, como o projetista-chefe Martin Tolliday, no lugar de Tim Denshan, James Allison, em substituição a Bob Bell. E dá gosto ver como trabalham, quanto amor há nesse projeto. Mas se a base do bom modelo E20 não fosse tão boa a capacidade de a Lotus intervir tecnica e financeiramente para melhorá-lo é menor que a da McLaren, por isso enquanto a Lotus apresenta altos e baixos, a média da McLaren é bem melhor. 

Por outro lado, ver Hamilton em outro time seria sensacional do ponto de vista esportivo. Se isso ocorrer, o que não acredito, seria uma grande surpresa, mas bem vinda, a pergunta sem resposta seria: quem sai na Lotus. Não hesito em afirmar: Kimi Raikkonen. O finlandês voltou diferente à Fórmula 1, mais motivado, interessado, simpático. Suas reclamações com o sistema de direção, porém, e até com a posição de pilotar, ainda, como foi em Mônaco, já faz alguns integrantes da Lotus olharem entre si nesses momentos. 

Gerard Lopez é homem de negócios. Duvido muito que ao contratar Raikkonen, depois de dois anos longe da Fórmula 1, lhe ofereceria um contrato de dois anos sem uma cláusula que o permitisse rever o acordo ao final do primeiro ano. E do jeito que estamos falando parece que o campeão do mundo de 2007 está sendo um fracasso. Qual nada! 

Para quem ficou parado e nem sequer via as corridas na TV pilotar com faz está bem além do que se poderia esperar do finlandês. Já foi três vezes ao pódio. Até o fim do ano aposto boas fichas que vencerá uma das etapas. 

Ocorre que Eric Boullier, diretor da Lotus, tem certeza de que Romain Grosjean será campeão do mundo também. É a menina dos seus olhos. Fala nele com entusiasmo amador para o padrão da Fórmula 1. E de fato o francês ou suíço, como queiram, segundo ele próprio, realiza importante trabalho na sua primeira temporada efetivamente. 

Bem, mas ficando por aqui porque se deixar o teclado correr solto vou longe. O que desejo dizer, em resumo, é: primeiro, Hamilton está usando essas notícias de que pode se transferir para a Lotus para Ron Dennis aceitar suas condições financeiras, no mínimo repetir o que ganha hoje, estimado em US$ 25 milhões por ano. Hamilton quer ainda permanecer com os troféus que conquistar nas corridas. Na McLaren, todos os troféus vão para a galeria da equipe. 

E Gerhard Lopez não pagaria essa quantia a Hamilton, a não ser que encontre um grupo de empresas dispostas, também pouco provável hoje. E se tudo isso que imagino furar, ou seja, Hamilton assinar com a Lotus, saiba que boa parte dos que gostam de Fórmula 1 ficaria feliz. Dentre eles, eu. Seria outra garantia de espetáculo em 2013. 

Já sei que você está pensando: se contrariando a lógica Hamilton deixar a McLaren, quem vai para lá? Senhores: tenho um palpite, esse sim bastante lógico. O que vocês acham de Raikkonen? Ainda que pouco provável, não descartem, amigos, essa possibilidade. 

Está um calor venusiano aqui em Nice. Passa já da meia noite. Vamos lá. 

Grande abraço, amigos!

Fonte: blogs.estadao.com.br

As partes do texto que me interessam estão em negrito. O que tinha que falar sobre isto, falei ontem, neste post aqui e não vou ficar me repetindo, mas você viram que se houver a possibilidade, a mínina que seja, Livio Oricchio, que trabalha no meio da F1 viu a coisa da mesma forma que eu, sairia Kimi. E por que não me surpreendo? Bom, a explicação está no texto do jornalista. 

Meu nível de desânimo com relação à Lotus vem desde Mônaco. Eles estão irritados com Kimi, e isto é transparente desde o GP do principado, só os cegos não veem. E está nos pequenos detalhes, na forma como tratam o Iceman desde então. Eu noto, eu reparo, eu analiso e eu me preocupo. Kimi se importa? Não, mas eu me importo e me importarei sempre, até o dia em que ele não correr mais. Sou errada? Não, é o meu jeito de torcer e quem não gosta de como eu torço e do que falo, não posso fazer nada.

Mas infelizmente, nem no meu blog eu tenho conseguido mais ser a mesma. Eu estava receosa com a volta de Kimi, mas dei uma chance à Lotus. Acabei me animando, sonhando mais alto, mas depois de Mônaco meu desânimo tem sido tamanho que não tenho mais vontade de postar nada que não sejam palavras de Kimi, que não seja só ele e mais nada.

Não me entendam mal, acho bacana a forma como a Lotus é como equipe, o bom humor deles, e sei que as pessoas ali se divertem, mas simplesmente, não consigo acreditar neles. Não consigo. Quando Kimi saiu da McLaren para a Ferrari, eu não gostei, mas aprendi a amar a escuderia de Maranello, de coração e o que recebi em retorno faz com que hoje e não confie em mais nenhuma equipe.

Não pensem que faço estes comentários baseados apenas em meu coração de fã. Não.Eu leio tudo sobre Kimi, tudo o que vocês puderem imaginar e algumas coisas que tenho lido é que me deixam cada dia mais desanimada. Já sobre Grosjean, o querido da equipe, não leio nada para não me chatear. Pelo menos isto eu consegui aprender. Mas ainda assim, eu sei de quem será a culpa no final, se algo der errado ou se eles tiverem que se desfazer de alguém e já sabia disto muito antes de tudo começar..

Enfim, desculpem meu pessimismo, mas eu simplesmente não consigo mais estar alegre e nem consigo acreditar que esta equipe lutará por Kimi ou o ajudará a lutar por sua vitória. Eles definiram o lado deles, mas acho que no fundo, é melhor que já esteja claro para mim desde então. Sofrerei menos se algo acontecer. Kimi é para eles um investimento que precisa dar certo, caso não dê, eles se livrarão do finlandês. Lei do mercado. Totalmente diferente de Grosjean por quem eles nutrem carinho, admiração e respeito.

Para encerrar, ainda que pouco provável, a única coisa de toda esta história que fez meu coração feliz foi o final do texto de Livio, que fala sobre a possibilidade de ver Kimi na equipe de Woking. Ter o Iceman de volta a sua casa. Sim, porque com todos os problemas, lá ele sempre foi aceito de verdade, mesmo com as diferenças entre o estilo de vida dele, as regras da equipe, lá ele era respeitado. Ron Dennis (mesmo com todos os seus defeitos) ainda foi alguém que realmente admirou Kimi, o que também sinto de Martin Whitmarsh. A McLaren sempre foi a casa do Iceman, minha equipe de coração, a primeira que amei (por causa de Ayrton Senna), no fundo que ainda amo, e onde eu ficaria realmente feliz em ver Kimi. Pena que isto não acontecerá.

Beijinhos, Ludy

Comentários

bryan disse…
Ludy,
Como sempre, parabéns pela cobertura inpecável da F1 em 2012. Sobre Kimi, acho que você já falou tudo. Aliás , você parece prever tudo que acontece na vida do Iceman ! Mas eu apenas queria lembrar aos leitores do Blog que em 2006 , quando a saída de Kimi da McLaren eram apena boato, Ron Denis ofereceu a ele um contrato vitalício caso renovasse por mais um período. Todos sabemos que o finlandês só não foi campeão pela Flecha de Prata porque o carro não era 100% confiável na época.
Obrigada Real World, fico feliz que curta a nossa cobertura da F1 aqui no Octeto. :)

Prever? Quem me dera... mas digamos que esta coisa de prestar atenção nos detalhes acaba ajudando a gente a ver coisas que de repente, a maioria deixe passar.

Eu lembro desta história do contrato vitalício. O problema de Kimi na verdade, quando ele saiu da McLaren, era Ron Dennis e a forma como ele queria interferir na vida pessoal do Iceman e todos nós sabemos o valor que ele dá para a sua vida privada,e quem não respeita isto...

bjs, Ludy
Janaina disse…
o hamilton nao sai da maclaren, ele quer um salario absurdo, um carro vencedor, ser nr 1 da equipe... não há nenhuma equipe disposta a dar tudo isso p ele hj. sou da msm opiniao do reporter, ele ta valorizando o passe e só.
Tereza disse…
Eu sabia...um dia a verdade viria a tona e a imprensa saberia quem é o queridinho da lotus. Felizmente Kimi não é um qualquer e eu tenho fé que ele prova para todos lá que com talento não se implica.

Apostar em Grosjean que ainda está aprendendo para ser um campeão(se for é claro) nessa altura do campeonato é no mínimo insensato.
Não ainda Éric Boullier querer fazer todo o possivel para ele ganhar as vitórias para o time, e ainda justificar p/ imprensa que isso acontecerá se o seu pupilo largar entre os 4 no grid. Grosjean sempre erra e erra feio, saindo na frente ou atrás, ele erra. E isso é mais do que prova q. ele não tem condições de vencer.

Veremos como foi dito no texto Kimi vencer ainda esse ano. Sua moral não será abalada.
Tereza disse…
Para Romain Grosjean fazer o papel principal no green time, alguém tem que fazer o de fiel escudeiro o que não seria um super piloto, dúvido que alguém com glórias aceitaria isso. Hamilton na Lotus? Hamilton aceitaria isso? nem por dinheiro... em 2014 quando a vaga de Kimi estiver disponível talvez eles tragam alguem perto da aposentadoria que queira só correr ou então treinem bem o DAmbrosio para ser digno dessa "missão".
Kimberly disse…
Kimi não volta pra MacLaren gente, parem de serem sentimentais. A vida é prática. Kimi já disse isso. MacLaren, nem sob abaixo assinado, Raikkonen não quer.
Manu disse…
Bom Ludy, é exatamente o que escreveu que penso sobre toda essa situação. Qd vc publicou a primeira notícia de que Lewis poderia ir para Lotus comentei com minha irmã e ela só me lembrou o quão nervosa fiquei depois de Mônaco. Foi só assim que ela percebeu que aquele dia não foi histeria gratuita. :(

Peço permissão sua para colocar o link desse post seu no meu blog, que acho que representa muito do que quero falar sobre. Posso usar?

=*
Kim disse…
Depois da Lotus Raikkonen vai para a willians ou Force india ou até mesmo a Red Bull, que dá asasss..

MacLaren de novo, dúvido.
Eric disse…
Ele quer um carro com condições de vencer corridas, ela já disse isso várias vezes nas entrevistas. Que importa qual é a equipe, desde que lhes deem esse carro - MacLaren, Lotus, Red Bull, tanto faz. Ele quer é vencer, vencer, vencer ora bolas. Será que aqui ninguém entende o Raikkonen? Eita..
Sim Manu, pode sim, claro!

Desculpa Eric, mas acho que você não entendeu o que eu disse no meu texto. Não falei sobre desejo de vitória, falei sobre uma situação que me incomoda. Sim, Kimi quer é vencer e acredite, eu sei muito bem disto.

E Kimberly, não vou parar de ser sentimenal, é o meu jeito de pensar. Sinto muito se você não gosta. Como eu disse no texto, é o que penso, quem não curte, não posso fazer nada.

bjs

Ludy
Fernando Kesnault disse…
Nos tempos da Can-Am eu gostava da equpe da McLaren até a chegada do neurotico Ron Dennis que se fez boas coisas com relação à equipe infelizmente é um retardado que impoe condutas aos pilots como ter que ter os cabelos cortados bem rentes (cada qual faz o que quer concordas??), barba feita e outras medidas de encher o saco...enfim, éticamente tambem não é uma pessoa idônea....
Tereza disse…
Oi Ludy tudo bem? eu li os comentários acima e nossa como o assunto rendeu, hein? cada um dos leitores tem uma opinião diferente sobre a questão da Lotus, mas é assim mesmo. Espero que voçê não tenha ficado chateada com esses que não entendem do assunto redigido.
Bem, eu sinceramente começo a ficar pasma com tanta especulação sendo publicada na mídia. É chato lê mais uma notícia e perceber o que querem fazer com o Kimi. Puxa vida tirá-lo de lá antes de 2014 porque? Tentar negociar com o Hamilton para substituí-lo é uma grande falta de respeito, ele tá evoluindo cada vez mais. Porque? por causa das críticas dele ao E20 ruim? ou à sua falta de compromisso com os eventos publicitários dos patrocinadores? algo que ele disse? algo que ele fez? Assim, ia me esquecendo, deve ser por causa da curtição, das fotos no iate, etc...
Enfim eu queria entender o que está acontecendo nesse bastidor. Que ele é superior ao Romain todos sabem e que o Eric quer transformá-lo em campeão pela Lotus também, mas não deve ser somente isso. Tem mais coisa aí... mas a questão é o que sera?

Ludy, o que voçê pensa sobre o que seja a verdadeira razão deles cogitarem a dispensa dele de lá?

Abraços...
Tereza, eu gosto quando os posts que fazemos por aqui geram bastante comentários. Ver opiniões diferentes é sempre legal, somos pessoas distintas, cada um com sua opinião. Tem sempre uma maioria para algo, mas há sempre o oposto para esta mesma maioria.

A questão do carro que vc mencionou, não vejo o E20 ruim (e nem acho que Kimi também veja, ele acredita no potencial do carro), mas acredito que a equipe só não quer mais investir na questão da direção do E20 de Kimi depois de Mônaco porque eles não gostaram que o finlandês não tenha ficado satisfeito com o que eles trouxeram e por isto, acabou não indo para a pista naquele treino. Ok, se eles não querem fazer as mudanças que o piloto pede para melhorar seu próprio carro, não poderão depois, cobrar dele, resultados certo?
Sobre as questões extra-pista, acho que Kimi e a equipe tem o jeito deles de lidar com isto.

Para encerrar, se eles querem fazer de Grosjean a estrela da Lotus, eu realmente não me importo. O que eu não quero é que eles tirem algo que Kimi tenha direito para dar mais ao outro. Deem o mesmo e se Grosjean for melhor, que eles seja felizes.
Eu não me importo com a Lotus, eu me importo com Kimi. Não torço para a equipe, torço para Kimi e o dia que ele sair de lá, a equipe voltará a ser nada para mim.

No momento, não acho que eles estejam querendo trocar Kimi por Hamilton, como eu disse nas duas postagens que fiz a respeito. Hamilton não deve sair da McLaren. A única coisa que eu tenho certeza, é que se alguém tiver que sair, será Kimi, mesmo que ele esteja bem, como está desde que chegou. Kimi é apenas um piloto para eles, não o futuro da equipe, como Grosjean. Outro direito deles, respeito, pelo menos eles não nos enganam como a Ferrari fez.

Beijinhos, Ludy
Tereza disse…
Eles estão decepciondos porque Kimi não se encaixou no perfil que eles queriam? ou será que... isto fazia parte do plano? "usarem" a imagem ícone do campeão( que está puxando a carruagem da lotus, conquistando os pontos p/ colocá-la entre os 4 contrutores) e depois dispensá-lo sob um pretenxo qualquer? Ludy voçê é mais do que uma fã jornalista, voçê é uma pesquisadora, então me ajude a entender, eu preciso de informações. Nada se encaixa. A Lotus precisa de um piloto como Kimi e ele tá trabalhando bem, o carro esta melhor, Eric fala bem dele e até o defende, mas dispensá-lo agora por causa daquele franzino, eu não consigo entender...O investimento nele foi tão alto pra Genii que seria uma perda finânceira, não? Qual é a vantagem deles em dispensá-lo? uma boa conversa olho no olho com kimi não resolve? tipo "hello! kimi queremos isto e aquilo" e qual é a vantagem deles em levar o Hamilton pra lá? e se acontecer, o que será de Kimi na F1, qual a próxima equipe? ele encerra a sua carreira lá?

Estou revoltada com isso...
A minha mente tá a mil(eu tbm sou sentimental). Culpo o Sr. boullier por isso ele deve tá secando kimi p/ o Lopez por trás naquelas reuniões top secret da lotus.
tereza disse…
Obrigada por ter me respondido, postei outro comentário antes de lê o seu. Está respondido! Fiquei satisfeita com a sua respota, concordo com o que voçê. Eu só discordo quanto ao E20, mas tudo bem e também acredito que deve ter razões pessoais envolvidas nessa dispensa.
Obrigada pela atenção.
Sem mais.
Tereza, tenho lido bastante coisa, mas não publico aqui, porque tem muita coisa que é só especulação mesmo. O papo do Hamilton é apropriado porque ele está "livre" por enquanto, ainda não renovou com a McLaren e tem apelo grande, comercialmente falando, como Kimi e a Lotus precisa disto, já que Grosjean ainda não é um piloto de imagem forte. Por isto ele é um grande nome para a equipe, caso ela deseje, no final do ano, tentar um novo piloto. Não posso te garantir nada, porque apenas leio e vou analisando de acordo com o que o pessoal que trabalha no meio fala. Como eu disse, por agora, não vejo Kimi saindo, mas a gente nunca sabe. A Lotus e ele podem chegar no final do ano e ver que mesmo estando em um bom desempenho, algo não clicou. Pelo lado de Kimi, não vejo problema, mas talvez, eles possam querer alguém diferente. A verdade é que temos que esperar, e torcer para que Räikkönen consiga manter o ritmo que vem tendo e quem sabe, possa vençar alguma prova até o final do ano.

bjs, Ludy
Anônimo disse…
Ludy o segundo comentario é continuação do primeiro, não precisa responder esse. Eu o fiz antes de lê a sua resposta.
Obrigada,
Tereza
Alex disse…
Li por ai...
Apenas boatos:

Webber já tava garantido na Ferrari... até a vitória na Inglaterra, mudou tudo... renovou com a Red bull.

Ferrari, já tinha descartado o Massa... agora não tem pressa para arrumar o 2 piloto...

Mas se fala em um novo nome: Kimi Raikkonen.

Será que o Kimi voltaria se o chamassem?
rsrsrsrs...eu li isto também Alex, mas du-vi-do muito que ele voltaria para a Ferrari! Mas du-vi-do muito mesmo!

bjs

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!