Iceman's Club: "A despedida do WRC e o retorno à F1" por Ludy Coimbra


Relaxando durantes um teste para o Rali da Finlândia 2010

Iceman's Club: "A despedida do WRC e o retorno à F1" por Ludy Coimbra

Depois de ler todos os depoimentos emocionantes, lindos, felizes, esperançosos, tristes, preocupados, diretos, e acima de tudo, verdadeiros, o que eu tenho para acrescentar a tudo o que já foi dito? Quase nada, porque todos que participaram foram perfeitos, mas vou tentar.

Somente em quatro oportunidades durante estes últimos dois anos, eu falei sobre Kimi e a F1, e para vocês terem ideia, a primeira foi em março de 2010, antes da temporada começar, com este texto. Enquanto as outras vieram juntas, praticamente em sequência, durante estes meses de outubro e novembro: aqui, aqui e aqui.

E o que isto mostra? Mostra o esforço gigantesco que eu fiz para colocar a F1 para trás (principalmente em 2010, quando era lá que eu desejava que Kimi estivesse) e me entregar de coração ao WRC.

O ano passado, embora eu tenha vivido totalmente de coração aberto para o WRC, não foi fácil. Não foi fácil mesmo. Só quem já passou pelo que eu passei, não ter mais a razão que te faz acordar aos domingos de manhã para assistir a uma corrida de F1, mesmo que o campeonato esteja insuportável ou que você saiba que seu piloto não vai vencer, vai entender o quão difícil foi para mim aceitar o campeonato de 2010 da F1.

E no final, eu consegui fazer isto? Consegui. Eu consegui entender que a F1 tinha sido uma linda página na vida de Kimi e que eu deveria seguir em frente, junto com ele? Consegui. Consegui viver todas as emoções, frustrações e novidades que o WRC me proporcionou de coração aberto? Consegui. E o que foi que não consegui? Não consegui entender como, por mais difícil que fosse, por mais complicado que fosse, ver muitas pessoas que por tantos anos (mais anos que eu inclusive), tivessem abandonado Kimi.

Eu não gosto de falar assim e sei que cada um vai até onde pode, que cada um lida com as situações da maneira que pode, mas principalmente aqui no Brasil, depois que o Kimi saiu da F1, os fãs deles simplesmente o esqueceram. E eu vou ser sincera, se eu não tivesse o blog do Octeto para compartilhar com aqueles fãs que aqui entravam ou o pessoal dos fóruns estrangeiros, que continuaram, para compartilhar o que eu vivi como admiradora do Iceman nestes dois últimos anos, eu teria me sentido ainda mais sozinha do que me senti.

Não foi fácil ficar madrugadas acordadas, apertando F5 do computador, sofrendo contra o sono, ouvindo a rádio do WRC, acalmando o coração quando as notícias sobre os acidentes demoravam a chegar, como a Danival bem explicou em seu texto. Não foi fácil não ver Kimi vencer, não foi fácil entender o rali, tudo tão diferente daquele mundo que eu estava tão acostumada. Mas foi minha catarse. E acredito que tenha sido a de Kimi também. Ele precisava disto. Eu precisava disto.


Finlândia 2010

E não estranhem que eu misture minhas emoções com a experiência que ele viveu, porque tudo que aconteceu na minha vida nos últimos dois anos, tem muita relação com o que houve com Räikkönen. A gente cresce demais com as atitudes que toma, e o caminho que Kimi tomou para a vida dele, acabou me ajudando em outras coisas na vida. E é para isto que servem os ídolos, nos influenciar com coisas boas.

O WRC foi para mim e com certeza, para Kimi, um processo de cura para as feridas deixadas pela F1. No próximo ano, quando Räikkönen retornar à categoria, com o sorriso verdadeiro que o rally voltou a estampar no rosto do finlandês, e não automático, como estava acontecendo nos últimos anos do finlandês na F1, eu estarei lá. Como sempre estive nos últimos 7 anos.

Não era o que eu queria, mas é o que ele quer, é o que ele ama, é o que ele deseja. Foi para isto que ele se preparou nestes dois anos, foi para isto que ele se curou nestes dois anos, e foi para esta categoria que ele viveu, mesmo quando ele se divertia e deixava as feridas abertas que ela havia lhe causado, cicatrizarem-se.

Cicatrizes estas que eu também tenho e que, hoje, quando encerro esta semana de textos especiais escritos por fãs do Iceman, pelas minhas companheiras de blog e por mim, percebo terem sido curadas.

É claro que muitas vezes, quando eu olhar para uma destas cicatrizes (e as verei demais a partir do ano que vem), vou lembrar o sofrimento que elas me causaram, mas também vou lembrar como foi que eu as curei, com o WRC. E serei para sempre grata à categoria de Loeb, Hirvonen, Latvala, dos irmãos Solberg e especialmente de Kaj Lidsntröm, porque tenho certeza, que quando Kimi estiver no grid de largada para o GP da Áustralia em 2012 eu vou me emocionar e vou voltar a entender o motivo de Kimi amar tanto a F1. Eu tenho certeza que a F1 voltará a ter sentido para mim, ela voltará a fazer meu coração bater, porque Kimi estará lá e porque o WRC o terá curado para isto. Para voltar a bater, a sentir.

********

Quero agradecer aos meus amigos de Iceman's Club, Melissa, Yasmin, Nelson, Manu, Cassiana, Andrea, Priscylla, Samy, Carol Monteiro, as minhas companheiras de blog Tati e a Lu, e ao Antonio, a Danival e ao Micael, por participaram desta semana. E peço desculpas por ter postado o meu texto tão tarde do domingo, mas foi mais difícil escrever isto depois de vocês!!!!! Obrigada a cada um por tudo o que disseram. De coração! E que venha 2012!!!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Milton disse…
Sim, o WRC sempre será algo especial na vida de todo mundo que acompanha o Kimi. E digo mais: Será que, daqui uns bons anos, quando ele se retirar em definitivo da F1, ele não voltará a correr rally?

Essa é uma pergunta que não quer calar...
Manu disse…
Creio que precisamos mais que nunca encarar esse retorno como uma diversão, por mais penosa que possa parecer, mas uma etapa interessante.
E tenho certeza, que WRC ainda volta a ser assunto nosso, daqui um tempo, hehehehe...

=*
Pois é, quem sabe um dia ele retorna...

bjs

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!