O erro de Villeneuve

Villeneuve avalia carreira na F1 e admite erro ao renovar com BAR em 2002: “Tinha uma proposta da Renault”

Jacques Villeneuve, campeão da F1 em 1997, perdeu muito espaço no certame ao longo dos anos 2000 – certamente por causa de algumas decisões errôneas. Mas, de todas, o canadense destaca a recusa à oferta da Renault em 2002 para renovar com a pequena BAR

Já se vai uma década desde a última temporada de Jacques Villeneuve na F1 – a de 2006, na BMW. Olhando para trás, se vê que a carreira do canadense foi uma montanha-russa: gloria nos anos 1990, declínio severo nos anos 2000, consequência de algumas escolhas duvidosas. Mas, de todas elas, o campeão de 1997 só se arrepende de uma: recusar uma oferta da Renault em 2002 para renovar com a BAR.

“Não me arrependo de nada. Meu único erro foi renovar o contrato com a BAR quando tinha uma proposta da Renault”, cravou Villeneuve, em entrevista à revista francesa ‘Auto Hebdo’.

As negociações aconteceram em 2001, quando a Renault arquitetava sua segunda passagem pela F1. Villeneuve, procurado, optou por seguir na BAR, onde recentemente havia conseguido dois pódios, indicando que o projeto da escuderia anglo-americana estava decolando. 

Mas pouco tempo foi necessário para perceber que a decisão estava errada. Já em 2003 a Renault estava vencendo corridas com Fernando Alonso, enquanto Villeneuve somava apenas 6 pontos e era engolido por Jenson Button, novo companheiro de equipe. Já em 2004 o canadense estava sem equipe e com o fim da carreira batendo na porta. 

As decisões duvidosas, todavia, remontam o final do século passado. Ao fim de 1998, recém campeão mundial pela Williams, Villeneuve foi chamado pela McLaren, que voltava a ser uma equipe vitoriosa depois de anos medianos. O convite foi feito especialmente por Adrian Newey, contratado por Ron Dennis. 

“Na verdade, recebi uma oferta da McLaren. Adrian Newey me chamou, pedindo que não assinasse com a BAR e me unisse a ele no lugar disso. Gostei disso, já havia visto o que ele podia fazer com seus carros na Williams e havia um respeito enorme entre nós”, recordou. 

Apesar do convite tentador da McLaren, Villeneuve optou por virar sócio da Craig Pollock e fundar sua própria equipe, a BAR. 

“Hoje é fácil dizer que seria estupendo estar na McLaren, mas como poderia perder a chance de ter minha própria equipe?”, finalizou.

Fonte: Grande Prêmio

A vida profissional é uma coisa difícil. Muitas vezes vamos cometer erros e só o tempo vai mostrar o quão prejudiciais eles foram.

Para mim, não ter saído da BAR no final de 2001 não foi o erro do qual Jacques deveria se arrepender. 

O maior arrependimento dele deveria ser o dia em que aceitou criar uma equipe junto com Craig Pollock, aquele que quando o barco começou a afundar foi o primeiro a pular e deixar Jacques se afogar. 

Infelizmente, o tempo mostrou o quão prejudicial isto foi para a carreira de Jacques. Sim, ele fez as escolhas também, tem parte da responsabilidade, mas tudo poderia ter sido muito menos ruim se a BAR jamais tivesse existido. Tudo poderia ter sido menos complicado, ou menos frustrante ou menos decepcionante ou menos doloroso.

Algumas coisas nem o tempo consegue apagar.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Kyna disse…
o villeneuve nunca escondeu a vontade de ter equipe e este era o sonho do pai dele também, e convenhamos, do meio de 97 até o título o villeneuve mudou e muito para pior, onde até o próprio pollock pedia para ele pegar mais leve e nada. dificilmente alguma outra equipe iria quere-lo.
e realmente duvido que o ron dennis fosse aceita-lo lá. a BAR acabou sendo mais uma falta de opção mesmo.
mas, passado é passado. só queria q ele e o coulthard pudessem um dia formar uma equipe (tirando o octeto, hehehe)
SLite disse…
Ludy-are you sure it was Craig who dropped JV? by his words, JV dropped CRaig when he couldn't find enough sponsors for him in his 2008 nascar cup ride with BDR. also Kyla is quite right unfortunately.
SLite, hi! I only spoke about it based on the things I've read throughout the years. Their whole relantioship (personal and professional) only got worse with time so, only them can explain for sure what happened!

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!