Octeto Entrevista: As Diretoras do ORT - parte 2

Bom dia pessoal. Minha primeira postagem do dia é a segunda parte da entrevista que os leitores fizeram conosco para iniciarmos a temporada 2013 do Octeto Entrevista. 

Se você ainda não leu a parte 1, sugiro que o faça clicando aqui.

Agora se já passou pela primeira fase é só curtir a segunda, que teve perguntas enviadas pelos leitores Carlos Júnior,  Dayse Nascimento, Wagner Alves, Vanessa Santos e Julie Brandão.

 

Perguntas de Carlos Júnior

Lu: Se o regulamento da FIA tiver uma vida útil de longo prazo de 5 anos e surgindo uma inovação a FIA proibir este tipo de inovação. Como seria esta F1?
Carlos, o princípio da F1 é a inovação e sempre foi. A F1 como um laboratório especial do que iríamos usar em nossos carros de rua no futuro. Não gosto de ver a F1 se travando e andando para trás como tem acontecendo de certa forma com os motores, por exemplo. Se aparece uma coisa genial, se os engenheiros descobrem algo fantástico e o regulamento barra,  sabe o que acontece? Os engenheiros usam sua genialidade para usar essa coisa de modo aquela não fique ilegal ou até mesmo que fique escondida. Sempre foi assim e sempre será. Quando tentam barrar algo eles sempre dão um jeito. 

Tati: Na temporada passada qual foi a equipe fez o maior erros ou trapalhadas??
Carlos, por mais tentador que seja dizer a Ferrari... hehehe, não há dúvidas que tenha sido a McLaren. Pit stops dignos de ferraristas, estratégias bizarras, quebras em momentos muito inoportunos. Pena que uma delas não tenha sido no Brasil... hehehe Sem dúvida, a McLaren foi a equipe com maior número de trapalhadas no ano de 2012. Se não tivessem errado tanto, talvez Alonso não fosse sequer vice-campeão.

Ludy: A temporada neste ano vai ser igual à temporada passada? Cite três pilotos que suaram ou tiraram o máximo da máquina até a última gota e cite três pilotos preguiçosos?
Eu espero que a temporada seja competitiva como ano passado. Com a decisão acontecendo no final. Nada de um time só ganhando tudo porque isto é muito chato para quem assiste. A segunda parte de sua pergunta, obviamente os três pilotos que tiraram tudo de seus carros foram Kimi, Alonso e devo dizer Hamilton. Os mais preguiçosos? Não sei se preguiçosos, mas que deixaram a desejar em vista dos desempenhos de seus companheiros foram Webber, Grosjean e Felipe.

Perguntas de Dayse Nascimento

Lu: Você acredita que Lewis Hamilton possa superar seu companheiro de equipe, Nico, caso a Mercedes consiga desenvolver um carro para ganhar corridas? Quais as suas expectativas para a Mercedes nesta temporada?
Acredito que eles vão lutar em pé de igualdade se o carro for bom. Vai ser uma boa briga de se ver, pois nem Nico e nem Lewis serão rivais fáceis de serem batidos na luta interna da equipe. Embora, minha expectativa seja que Nico tenha a vantagem da paciência, controle emocional e principalmente conhecimento da equipe em seu favor. 

Tati: Você acha que a Ferrari estará mais apta a superar um possível domínio da Red Bull em 2013? Quais erros a Ferrari jamais poderia ter cometido em 2012 e que possa ser evitado em 2013?
Oi Dayse, eu ando muito pessimista. Sempre me considerei realista, mas hoje admito estar totalmente desacreditada. Depois de 2012, não acredito mais em quase nada neste esporte. Acredito somente em uma única coisa: Alonso. Portanto, não vejo possibilidades da Ferrari conseguir resolver problemas, os mesmos que tentaram consertar durante toda ano de 2012, em apenas 3 meses. Então não acho que eles estejam aptos a superar a RBR. Alonso sim é apto para isso, e compensa as deficiências no braço. Ano passado lhe faltou 3 pontos. Podemos mandar a conta para Grosjean. O maior erro?! Terem deixado o túnel de vento, algo que é FUNDAMENTAL hoje em dia na F1, ficar defasado. Como pode uma equipe como a Ferrari deixar algo assim acontecer?! Resultado disso é ter de usar o túnel de vento de uma equipe que nunca venceu nada na F1. Uma vergonha!

Ludy: Será que poderemos ter mais vitórias de Kimi em 2013? A Lotus poderá ''brigar'' diretamente com as equipes de ponta? O que você espera da Lotus e especialmente de Kimi nesta temporada?
Olha Dayse, acho que este ano poderemos sim ter mais de uma vitória. Se a turma continuar o bom trabalho de 2012 e providenciar as melhorias que eles dizem saber exatamente quais são será ótimo porque piloto para vencer eles têm. Acho que a Lotus vai brigar com a Mercedes pelo quarto lugar novamente, porque para bater Ferrari ou McLaren na briga pelo terceiro ficará mais difícil. Espero pelo menos que ela lute por mais pódios e claro, possa vencer mais. Sobre Kimi, ele está super motivado, mais entrosado com seu time e tenho certeza que veremos outra excelente temporada dele e quem sabe desta vez, com uma vitória em Spa.

Perguntas de Wagner Alves

Senhorita Ludy: como você enxerga as possibilidades de Kimi em 2013, tendo em vista a pouca mudança no regulamento, além do fato da base do carro de 2012 ser muito boa?
Oi Wagner! Como falei para a Dayse na pergunta acima, acredito que Kimi fará outra excelente temporada. Estará mais adaptado à equipe e ela a ele. Aposto em mais momentos míticos do Iceman dentro e fora das pistas. Adoraria vê-lo realmente na briga pelo título, mas como você mesmo mencionou, as mudanças serão pequenas com relação a 2012, então não sei se será possível. De qualquer forma, se tudo der certinho com o E21, espero mais vitórias. Pelo menos tenho fé que James Allison está fazendo a turma de Enstone trabalhar para isto.

Senhorita Tati: o fato da Ferrari ter entendido melhor o projeto de 2012 do meio para o fim da temporada passada, além de utilizarem para o projeto de 2013 o túnel de vento da Toyota, te deixa animada por um carro mais rápido e constante? Hehe, 201TRI :)
Wagner, meu querido companheiro de luta, infelizmente não. Como disse na pergunta da Dayse eu nunca estive tão desaminada e pessimista. Depois de 2012, onde nem mesmo Alonso sendo perfeito como foi, ele foi campeão... o que é preciso para vencer!?! A Ferrari tem problemas crônicos, questões que têm se arrastado desde o primeiro ano do Alonso com a equipe. O maior exemplo: temos um carro LENTO! Há 3 anos lutam para resolver este “probleminha” e não conseguem. 2013 será continuação de 2012, então continuaremos na mesma batida: 5 e 6º. Lugares, podendo beliscar uma pole position em situações atípicas graças ao talento do Fernando, como ano passado. Eu estou sem expectativas de melhoras. A única coisa que ainda me faz ter esperanças é Fernando Alonso, e pelo simples fato dele ser FODÁSTICO, THE BEST! Ele consegue superar todos os obstáculos... Ele compensa, sempre! Por ele eu nunca deixarei de acreditar, mas na Ferrari não haverá melhoras...

Senhorita, Lu: você acredita que a super expectativa na contratação de Hamilton pela Mercedes, pode ser um terreno fértil para Nico fazer seu trabalho na miúda, ganhando a batalha nos bastidores contra o inglês? Sobre a saída de Haug, você acha que que as coisas dentro da equipe podem funcionar melhor, afinal Brawn terá um comando mais concentrado?
Como em qualquer equipe, penso que os problemas do companheiro sempre são um momento em que o outro piloto pode crescer e se mostrar. Eles lutam pela equipe, mas eles lutam por eles mesmos, não sejamos ingênuos. Por mais que seja um esporte em equipe, dentro de cada equipe há duas, cada um com seus mecânicos e engenheiros. Nico é muito bom em aproveitar as oportunidades assim, mesmo Wagner, “na miúda” e acho que vai fazre isso mesmo. Olha, sobre o Haug eu ainda não sei o que pensar, pois para mim ele era a cara da Mercedes e sempre me lembro dele com o uniforme estrelado seja em que categoria a montadora alemã estivesse representada sempre o víamos lá. Acho que o Brawn vai fazer um bom trabalho, mas não sei como ele vai lidar com o Toto contratado a peso de ouro da Williams para assumir o lugar do Haug. Se pronto, não gosto do Toto e sua postura nepotista. 

Perguntas da Vanessa Santos

Ludy: Muito tem se comentado a respeito das mudanças na F1 em 2014, com os novos motores V6 turbo. Sei que ainda é um pouco cedo para previsões, mas o que você acha dessa mudança, de maneira geral? Você acredita que esses novos motores podem trazer uma nova "divisão de poder" entre as equipes na pista, ou que provavelmente vai continuar mais ou menos a mesma coisa, com o domínio da RBR, e essa mesma configuração de "potências" da F1 de agora? Será que alguma equipe vai acabar surpreendendo, saindo na frente e se dando melhor com essa tecnologia? E com essa preocupação que as equipes tem sinalizado em 2013 pra fazer os carros de 2014, olhando do ponto de vista da Lotus, como você acha que eles vão se comportar este ano? 
Vanessa, para ser sincera, eu não faço a menor ideia... rsrsrs... Não li muito sobre o assunto ainda e acho que é difícil prever algo assim, quem sairá na frente. Meu conhecimento no assunto é mínimo para dar uma opinião mais embasada. Foi o que respondi para o Vitor na primeira parte da entrevista, contato que traga mais competitividade para a F1, está valendo. Com relação à Lotus, acho que James Allison comentou algo ano passado, mas agora realmente não lembro. Acredito que eles estão já de olho, porque como o regulamento de 2012 para 2013 pouco mudou, dá para olhar com um pouco mais de carinho para 2014 e esta grande mudança.

Lu: A Mercedes está mais uma vez repetindo o ciclo de contratar um grande nome e ignorar completamente Nico. Sempre falando "vamos fazer um carro vencedor para fulano", não para seus 2 pilotos, ou para Nico. O que você acha que falta para isso mudar, se o Nico sempre apresentou um desempenho até melhor que seu companheiro de equipe (tirando algumas partes da temporada 2012)? Será que em algum momento vai mudar? E você acha que é vantajoso pra ele continuar na Mercedes ou de repente quando terminar o contrato tentar uma outra equipe? A não ser é claro, que o carro deles venha muito bom em 2013, né...
Mais uma vez Nico vai ter que mostrar seu valor para a equipe. Talvez esse seja o destino dele, ficar provando e provando novamente o quanto pode ser bom contra companheiros estrelas. Na verdade, dessa vez, o desafio é real, pois Michael se mostrou fora de forma para representar um desafio complicado como se supunha. Nico também merece se desafiado assim para poder mostrar de vez definitiva que é um excelente piloto. Sobre continuar ou não na equipe vai depender desse ano e das condições em que vai acabar esse ano. Se fosse sair por conta de um companheiro forte não teria uma equipe boa para ir, pois todas as grandes já tem o seu cabeça. O negócio, no momento, é ficar na Mercedes e crescer usando todas as suas forças, qualidades e também cartas na manga, como por exemplo, o conhecimento da equipe, paciência e força mental.

Tati: O Alonso tem um estilo de pilotagem bem único e bem forte, agressivo, ágil, de belas manobras e do tipo que vem babando lá do fundo e conquista posições na raça e sem perder tempo. Tem algum outro piloto cujo estilo te lembra o dele? Se tem, por que?
Oi Vanessa, humm... que difícil, hein?!?!! Hehe Eu acho Alonso um piloto que mistura um pouquinho de tudo, e é isso que o torna completo! Não saberia dizer um nome em especial, mas sempre acreditei que nosso bicampeão tem semelhanças com Ayrton, apesar de considerar o saudoso Senna um pouco mais arrojado (e “louco” ) do que o asturiano. Alonso ainda tem um Q de Prost. Inteligente e calculista. Ele sabe dar o bote na hora certa e não fica atacando a todo instante ou se desgastando à toa, mas quando resolve atacar geralmente é letal. Ele tem uma visão de corrida incrível. Pena que nada disso valha títulos né amiga!? Hehehe AH!!! E claro, tem um Q de Schumi... afinal, ele é o novo “Dick vigarista” da F1... hehehehehe #inimigasdosetorG

Perguntas da Julie Brandão

Ludy: Com a bela performance em 2012, quais são as suas expectativas para o Kimi para essa temporada? a) Que ele não exagere no Magnum e muito menos na vodka;
b) Que ele se concentre muito mais nas corridas do que em certas partes físicas das grid girls;
c) Que ele fale duzentas vezes via rádio: "Leave me alone, I know what I am doing!"
d) Que ele não durma nas entrevistas. Mas se quiser também, I don't care!
Hahahahaha... ri muito das suas alternativas Julie!!!! Na verdade, vai na linha da alternativa C, só que com novas frases míticas para nos fazer morrer de rir e deixar o pessoal da Lotus ainda mais criativo! :)

Lu: Com o Lewis Hamilton chegando na Mercedes com todas as pompas e circunstâncias, quase um super star, na sua opinião, o que esperar do inglês na equipe alemã?
a) Que ele não fique reclamando da equipe via Twitter, e trabalhe mais, afinal, ele é pago para isso!
b) Que ele não fique choramingando pelos cantos do mundo dizendo que ninguém o curte, porque esse papo meloso é muito chato e não cola mais;
c) Que ele se arrependa amargamente de ter saído da McLaren, porque o Nico vai colocá-lo no chinelo!
d) Eu não espero é nada dele, o que importa é a performance do Nico e nada mais! Hehe
Muito boas as opções Julie!! Na verdade? Sendo bem sincera? Don fundo do meu coraçãozinho? O que eu mais quero é ver Lewis desestabilizado xingando muito no twitter, enquanto Nico cresce na situação. Escolho a D querendo muito ver a A, B e C.

Tati: O que fazer para que Alonso seja Tricampeão em 2013?
a) Apelar para tudo: novena, promessa, despacho, Mãe Diná, Pai Ogum, Walter Mercado, vale tudo para Alonso ser TRIcampeão!;
b) Montar um parque aquático em Maranello para atrair as vistas de Rory Byrne, quem sabe o homem não volta...hehehe
c) Sequestrar Adrian Newey e mandá-lo para um tour lunar, e deixá-lo em órbita até a temporada acabar;
d) Nenhuma das anteriores: Alonso é o cara até pilotando o carro dos Flinstones!
Hehe Amiga, apesar de ficar com a alternativa D, eu também poderia escolher alternativa A ou B, mas nunca eu escolheria a C... hehehe Acho que da mesma forma que vencer com Newey levanta dúvidas, vencer sem ele também não seria tão bom. Bom mesmo é superá-lo!! hehehe Então, quem sabe um dia?!? hehe

********

Bom galerinha, este foi o primeiro Octeto Entrevista do ano. Esperamos que tenham gostado. Agradeço a todos que mandaram as perguntas. Valeu mesmo!!!

No final do mês voltaremos a nossa programação normal com um convidado-leitor. :)

Beijinhos, Ludy

Comentários

Vanessa Santos disse…
Meninas, adorei! Obrigada pelas respostas às minhas perguntas, e adorei tb as outras! Uns pequenos comentários:

Ludy: engraçado, né, que 2 pessoas te fizeram a pergunta dos motores V6 hehehe não sei os outros, mas acho que eu pelo menos vejo vc com um jeitinho mais "técnico" de comentar a F1 e os proprios carros, sei lá pq! hahaha

Tati: adoreeeei os links q vc fez do Alonso com Senna, Prost e Schumi hahaha Nem te conto qual gostei mais, né! hahahaha o #inimigasdosetorG foi ótimo, sempre seremos! hahahaha #CapetãoeCapetinha

Lu: Tô contigo! Tb to doidinha pra ver Lewis desestabilizado, xingando muito no Twitter e se arrependendo de ter trocado a McLaren pela Mercedes! hahahahah
rsrsrs... Jura Vanessa?! Eu na verdade leio bem menos do que deveria sobre a parte técnica da coisa. Vai ver é porque quando eu escrevo sobre estas coisas, saia mais da minha maneira jornalística do que pessoal. :)

bjs

Ludy
Manu disse…
Acho supremo a posts de entrevista hehehe. Primeiro pq na época não mandei nenhuma, pq sabia que alguém faria as que eu estava pensando, como o caso do motor V6 e Lewis na Mercedes.
E claro, que surgem outras legais que o pessoal pergunta daí a gente lê e participa mesmo que só pensando do lado de cá do teclado... ^^

Super curti as perguntas da Julie hahaha, ri horrores!

=*
Vanessaa!!! Hahahahaha Sabia que vc iria curtir!!!! Somos do MAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehehehehehehehe Adoro!!

Bjusss, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!