Octeto Entrevista: As Diretoras do ORT - parte 1

Bom dia galerinha!!!! Chegamos ao final do primeiro mês do ano e para estrear o Octeto Entrevista da temporada 2013, como já é tradição por aqui, vocês fizeram as perguntas e nós respondemos, ou tentamos, pelo menos... rsrsrs...

A primeira parte desta sabatina tem perguntas dos leitores Yasmin Farias, Vitor Miranda, Paula Ferraz e Fábio Mota.



Perguntas de Yasmin Farias

Tati, o Newey começou 2013 com a lamentação que o carro não ficaria pronto há tempo devido à briga do título até a última corrida...Verdade Verdadeira ou Verdade para esconder o jogo? 
Mentira! Tudo papo Yasmin. Hehe Sabe aquilo de “conversa para boi dormir?!. Eles são tricampeões e têm uma enorme pressão por resultados. Vimos o ano passado que o início e meio do campeonato foram complicados para eles. E até o próprio Newey inventar um buraco milagroso, eles não estavam conseguindo dominar. Críticas sobraram, então por que não inventar um blá blá blá para tentar (sim, só tentar..rs) tirar dos ombros esta enorme pressão?! Na F1 tudo é válido... até contar um mentirinha como esta, inclusive para a equipe dos Super Sinceros...hehe 

Lú quais são os pontos positivos (se é que realmente tem) e negativos da chegada de Lewis Hamilton à Mercedes? 
O ponto positivo é a demonstração de que a Mercedes está mesmo comprometida com a categoria e disposta a enfiar dinheiro e disposição na construção de uma equipe vencedora. O lado ruim é a super exposição e por consequência cobrança que isso tudo traz. Qualquer problema será superestimado.

Ludy quem você gostaria dos Octetes do grid da F1 que parasse o Vettel em 2013?
Opa!!! Mas preciso mesmo responder esta pergunta Myn?! Rsrsrsrs... Claro que meu escolhido é Kimi Räikkönen. :)

Perguntas de Vitor Miranda 

Pergunta para a Tati: ''Todos sabemos que apesar de muita gente dizer que o Schumacher só ganhou o que ganhou porque esteve na Ferrari, mas se esquecem que ele teve de comer muito asfalto entre 1996 a 1999 para poder desfrutar de seus merecidos logros de 2000 a 2004. Fernando Alonso está na Ferrari desde 2010 e estará em sua 4ª temporada pela Ferrari também comendo muito asfalto desde o início, você acredita que a partir desta temporada ele irá colher seus frutos assim como colheu Michael? E caso ele não consiga nesta temporada, com base na declaração do presidente da Red Bull dizendo que ''Não há nada que impeça que Fernando Alonso venha pilotar para nós'', você acha que ele poderá ir para a Red Bull em busca de seu terceiro título devido à disparidade da equipe e com a possível saída de Vettel em 2014?'' 
Não, Alonso encerra a carreira na Ferrari. Não há menor chance que ele vá para RBR. E é difícil dizer se Alonso irá colher os mesmos frutos que Schumacher conseguiu depois de 4 anos, mesmo porque são equipes (+ staff) e tempos completamente diferentes. Schumacher dominou em um tempo de custos e TREINOS ilimitados. São tempos diferentes e situações diferentes... 

Pergunta para Ludy: '' Há alguns anos a F1 vive a era da aerodinâmica, porém, a partir de 2014 será uma nova F1 com o regulamento reformulado para o desenvolvimento dos novos carros que passarão a ser motores V6 Turbo. Você acredita que com esta reforma, as equipes que são de montadoras levarão vantagem sobre as equipes que não são? Será o fim da hegemonia da Red Bull? 
Ludy: Olha Vitor, não sou expert em motores, aerodinâmica e muito menos em regulamentos da F1, sigo a categoria pela parte esportiva, mas espero que a entrada dos motores V6 Turbo traga algo diferente e que a F1 iguale mais as equipes, que as coisas fiquem mais na mão dos pilotos e não só dos carros. Se as montadoras terão vantagem sobre as outras, bom, realmente não sei. A F1 de hoje anda tão surpreendente que é meio impossível afirmarmos que sim, mas talvez elas tenham certa vantagem. Se a Red Bull terá sua hegemonia encerrada, uma hora obviamente sim, pois a vida da F1 é de ciclos, eles são a bola da vez como vencedores, mas uma hora (só não me pergunte quando... rsrsrs) será a vez de outra equipe. E assim caminha a humanidade!!! rsrsrs...

Pergunta para Lu: '' Que o Brasil não sabe o que é ter um piloto campeão disso já sabemos a longos anos, o último, coincidência ou não, foi o último grande piloto e eterno ídolo Ayrton Senna, o brasileiro mais marcante na história da F1. Senna por sua vez, deixou belíssimos legados, mas outro nem tanto, o brasileiro acostumou-se muito mal com Ayrton, e sua geração de pilotos que ganhava muito e conquistavam títulos, desde então, não se teve 1 piloto se quer levando o caneco, e devido a carência, existem muitos críticos e corneteiros que acham que todo piloto tem de ser Ayrton Senna. Bruno Senna está aí...muito próximo de estar na Caterham ano que vem,a equipe promete um projeto que levará aos poucos a ponta do grid. Você crê que o piloto que dará o fim neste calvário será novamente um Senna? 
Vitor, Senna foi sensacional, mas de fato o lado ruim do legado dele foi esse “mal costume" da torcida. E obviamente essa cultura foi fomentada e muito pela cobertura jornalística da época e depois disso também. Não tem como saber se o Bruno Senna vai fazer algo de significativo. Genial como o tio nós já vimos que ele não é. E ser um grande nome na F1 – e isso vale para qualquer época – vai da junção de fatores. As oportunidades e condições são importantes. Bruno no momento não as tem quando vemos que ele precisa batalhar um lugar ao sol com unhas e dentes ao invés de ser procurado pela equipes de maior expressão. O caminho dele parece mais longo.

Perguntas da Paula Ferraz 

Para Ludy: O Kimi voltou no ano passado e surpreendeu muita gente que duvidava de seu talento. Terminou o campeonato em terceiro lugar, e só não foi mais além porque o carro não estava ao nível do piloto. Além do talento que sabemos que ele tem e de sua paixão pelas corridas, o que foi decisivo para o Kimi que assistimos ano passado? 
Ludy: Paula, definitivamente foi a forma como a Lotus entendeu o jeito dele de ser. A equipe compreendeu que para o finlandês produzir o seu melhor ele precisa ter sua personalidade e sua forma de agir e trabalhar respeitadas, antes de qualquer coisa. A Lotus notou isto e conseguiu aproveitar o melhor de Kimi tanto na pista quanto fora dela. 

Para Tati: Como você vê a situação do Fernando Alonso caso ele tenha que levar de novo a Ferrari nas costas? Você acha que ele vai ter paciência pra esperar que a Ferrari tenha competência para fazer frente ao Adrian Newey? 
Paula, já fui julgada e criticada por não conseguir acreditar na Ferrari, a ponto de insinuarem que sou menos alonsista por causa disso. Enfim... hehehe Acho sinceramente que a situação da Ferrari para este ano não mudará em nada, pois não eles não irão resolver um problema CRÔNICO do carro em 3 meses. Seremos o 3º melhor carro do grid, sem velocidade – as usual - , com 5º e 6º lugares na classificação e como sempre sem possibilidades para pole. Resultado disso?! Alonso disputando título na marra, talento e no braço. Se sou menos alonista por não confiar na competência técnica da Ferrari ou por achar que um problema crônico no projeto da equipe não pode ser resolvido em apenas 3 meses, então sou... fazer o quê?! Hehe... Sobre a paciência do Alonso... hehehe Ele tem que ter se ele quiser vencer, porque sair da Ferrari não é opção. Então, ele tem de ficar firme, mesmo porque este foi o caminho que Alonso escolheu. Agora aguenta, meu filho!!! Hehehehehe... Pior fica para mim, que nunca o quis por lá, e tenho de aturar isso tudo... rsrs 

Para Lu: Como você acha que vai ser a vida do Lewis Hamilton na Mercedes? Ele vai ter privilégios em cima do Nico Rosberg por ser campeão mundial ou ele vai ter que baixar a bola? 
Não acredito em privilégios técnicos e nem de equipe. Não teve com o Schumacher – tirando o episódio da mudança do carro no primeiro ano – e não vai ter com o Lewis também. Nico conhece o companheiro desde criança e nunca me pareceu um cara ingênuo. Acho que vai saber lidar bem com eventuais situações que Lewis possa provocar.

Perguntas do Fábio Mota 

Para Ludy: A Lotus tem "pique" pra fazer uma temporada igual ou melhor que 2012? 
Olha Fábio, acho que se eles trabalharem com o afinco da temporada passada, acho que sim. Gosto da forma como o James Allison, diretor-técnico da Lotus trabalha e agrega a equipe. Ele é pé-no-chão, mas não deixa de ser ambicioso quando precisa. A equipe cometeu alguns erros na temporada passada, mas tenho certeza que sabem o que fazer para este ano. E se o dinheiro entrar para garantir uma boa continuação no desenvolvimento do E21 durante a temporada, tenho certeza que a Lotus pode se sair melhor do que em 2012. 

Para Tati: Eu tenho uma dúvida bem grande. A Ferrari vai conseguir ganhar um campeonato mesmo com o Domenicali da direção? 
Fábio amigo, eu já fui de grupo de que o problema da Ferrari era Domenicali. Hoje penso diferente. A Ferrari precisa de um BOM projeto. Só isso! Ano passado perdemos por 3 pontos da melhor equipe dos últimos 4 anos ( 2009, está incluso). O “nosso” problema não é Domenicali ou gerência. Mesmo porque neste sentido, ano passado a Ferrari deu uma bela volta por cima e ensinou muito bem a como “gerir uma possível crise”. A Ferrari era patética na Austrália e continuou assim até a Europa. No Brasil, por algumas voltas, éramos campeões do mundo. Então, acho que o nosso problema não é gerência, é apenas uma questão de um projeto de qualidade técnica. 

Para Lu: Quantas corridas vai demorar para o Hamilton dar pití na Mercedes e criar um clima com o Nico? E será que a amizade deles resistirá? 
Isso dependerá do carro da Mercedes. Vai seguir sendo a mesma porcaria de sempre ou realmente acertaram a mão nesse ano? Se bem que no início do ano sempre é bonzinho o carro e o problema é o desenvolvimento. Partindo disso vamos chutar em umas cinco ou seis corridas. #maldade Espero que o carro seja lindo e ele só dê piti porque está enlouquecido tomando tempo do Nico. Esses pitis vou saborear com um sorriso de canto.

********

É isto por hoje pessoal! Esperamos que tenham gostado. Na sexta-feira teremos a segunda parte da entrevista.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!