Agora eu entendo melhor ...


A notícia que postarei agora é velha para os leitores do Octeto.

Quem visitou o blog ontem e ouviu a entrevista já sabia disso. Porém o que me faz postar a nóticia a seguir, não é o conteúdo em si, porque nele não há nada demais, e sim pelo título da notícia.

Vamos lá:

Fernando Alonso disse que a diferença de pontos para Felipe Massa foi a maior de sua carreira. O espanhol afirmou que a melhora da Ferrari está ligada à sua chegada à escuderia.
(fonte: Grande Prêmio)

Alonso afirmou o que!???!!! Será que eu entendi direito!?! Senhor... rs

Eu não entendo nada de jornalismo mas, ao contrário daqueles que aboliram o diploma da profissão de jornalista, eu acredito que para tudo no jornalismo existe uma técnica, até mesmo para escrever uma "manchete" como foi o caso da notícia citada! Jornalistas presentes... me orientem, pleeease!!!! hehehe

A intenção da matéria, claro... como tudo no jornalismo, foi chamar atenção do leitor! Comigo não foi diferente... ao ler o título fui correndo ver do que se tratava. Mas a minha diferença para qualquer leitor comum do Grande Prêmio ou de outro site especializado, é que como alonsista, eu leio mais sobre Alonso do que os outros, e por isso, não caio em todas as armadilhas que a imprensa joga na nossa cara. E isso é de forma geral. Não me refiro agora, somente ao automobilismo... este é um truque do 4o. poder, que não é o 4o. poder por acaso...

Ontem após ouvir a entrevista no rádio, pensei: "Qual parte do que ALonso falou hoje será usado para polemizar amanhã!?". hehe

Sim porque.... nada que Alonso fale, passa ileso ou sem qualquer crítica. Nada. Eu tenho a impressão que as pessoas imaginam que tudo que Alonso faz tem uma (má) intenção por trás. Uma coisa de louco, não!? hehe

Neste caso da notícia talvez alguns pensem que foi para humilhar Massa e se elevar ao Salvador da Pátria Ferrari. O que é uma tremanda bobagem... ele em nenhum momento fez associação da sua chegada com a melhora da Ferrari... mesmo porque não houve melhora. O time ano passado que fez um péssimo carro, simples assim! rs

E sabem por que eu estou vindo aqui gastar meu tempo escrevendo este post?? É para dizer que agora eu entendo melhor porque as pessoas não gostam e consideram Alonso um cara arrogante. É por conta de notícias como esta; ou estas (fiz uma "leve" coletânea de notícias sobre Alonso nos últimos dias, nos principais sites de automobilismo do país):

Revista Warm up - O Campeão: Vettel mostra que crime não compensa - (Crime? Qual é o crime? Quem são os criminosos!? Só rindo mesmo ... e depois alguém se espanta quando no GP do Brasil xingam, vaiam ou jogam amendoim nos adversários? Hamilton, Alonso e Glock que o digam... )

É como eu disse, no jornalismo há técnica para tudo! Seja no título da matéria ou na forma que o texto é conduzido.

Às vezes fico pensando que se eu fosse uma torcedora brasileira só de fim semana de corrida, ou de fim de semana do GP do Brasil ou então uma ET (será que já não sou!?rs) que chegasse na Terra hoje e fosse ler as notícias do automobilismo, talvez também não gostasse deste Alonso das notícias. Ele é pintado como um cara realmente diferente do cara que eu, e os torcedores alonsistas veem.

Confesso que sempre leio a maioria das notícias sobre ALonso rindo. Achando graça da forma eles deturpam e interpretam as coisas que o espanhol fala. Eu acho muita graça. Nestas duas últimas entrevistas ( do MARCA e da rádio) isso ficou bem claro! Ele "ironizou a Red Bull", "se gaba de melhorar a Ferrari" "esbanja ar de superioridade" e "não esconde que quer voltar a trabalhar com Briatore". hehehehe

Eu não vou ficar aqui explicando tudo isso, basta ouvir a entrevista original. O espanhol dele é facilmente compreendido, ninguém terá muito dificuldade em entender o que ele disse na verdade. Mas é claro que isso é difícil... ninguém se interessa por ele. Além do que, é mais fácil ler o que está em português...

A minha diferença para a maioria é que eu não me limito a uma notícia do Grande Prêmio ou do Tazio. Eu vou atrás de outras fontes, procuro o original. Se ele dá uma entrevista à uma radio, vou em busca do áudio para ouvir tudo o que foi dito. Se eu lesse somente o que escrevem sobre Alonso aqui no Brasil, talvez não gostasse dele também. E talvez eu fosse a Interlagos para vaiá-lo como muitos fizeram.

Não estou aqui julgando o trabalho de ninguém, o mundo é livre e cada profissinal deve agir conforme sua consciência. Eu apenas estou dizendo que após passar alguns dias observando percebi que agora entendo melhor as coisas... e talvez o porquê de tanta rejeição!

Uma pena que as pessoas tenham esta visão do Alonso... uma pena que o achem tão arrogante assim... uma pena que não percam um tempinho para ouví-lo falar... uma pena que se deixam levar apenas o que falam alguns ... uma pena, realmente.

Tenho certeza que alguns aqui não leem meus posts sobre Alonso, não leem as entrevistas que post, não ouvem os áudios que divulgo como também não veem os vídeos... mas leem o que falam Ico, Livio Oricchio, Reginaldo Leme e outros jornalistas... deles quase nunca veremos elogios para Alonso. E se vierem sempre haverá um MAS, acompanhado das palavras-chave "polêmico, egoísta, político, egocêntrico e que se acha acima do bem e do mal... " .

Assim fica fácil odiá-lo! Como eu disse... é uma pena!

Bjinhos, Tati

Comentários

Lucas Ferreira disse…
E ae ORT, faz um tempo que eu não comento aqui, então lá vai..rsrs
É dificil mesmo esse negocio de noticia, falo como torcedor do Schumacher, eu vejo ele de um jeito, e não é a toa que nenhuma fã dele achou ruim essa temporada, só os sites, e pessoas que não gostam dele.
Mas voltando ao Alonso, acho que isso é verdade sim, apesar de não gostar dele, mas isso mais pela a rivalidade.
Isso acontece, pelo o meu ver, por ele estar correndo com um Brasileiro. Começou com o Piquet, e agora o Massa, então o negocio é dar risada mesmo.
Aconteceu com o Schummy na Ferrari com o Barrichello, e provavelmente vai acontecer Alonso sobre o Massa.

Abraços ae, e continue com o trabalho
Olá Lucas!!

Tudo bem!?

Pois é... pensei em Schumi enquanto escrevia o texto. Lembrei também de Prost que é odiado pelos brasileiros.

É só mexer com os "brasileirinhos contra este mundão" que dá nisso!!

Uma tremenda bobagem... hj em dia se tem Alonso... lá vem crítica ou pelo menos, uma alfinetada!

Pena que tem gente que acredita em tudo!! hehe

Bjinhosss e volte sempre!

Tati
Kitthy disse…
Esses jornalistas brasileiros fazem questão de deixar bem claro que nunca apoiou nem apoiará Fernando ALonso, mas não fica um dia sem procurar noticias sobre ele e ainda ter o trabalho de tentar destorcer tudo o que ele diz, pra esses torcedores do massa ter o que falar pq so pode ser isso, já que o piloto dele não presta pra nada. ALONSO TRICAMPEÃO 2011 EU ACREDITO.
Matheus Mendes disse…
Espero que a Luane não leia este texto num dia meio ruim dela...
cavallino disse…
Hola, Tati!

En España, es "normal" que la prensa arremeta contra Lewis Hamilton y potencien enfrentamientos entre él y Fernando. También hay un sector que intenta poner a los alonsistas en contra de Felipe Massa.

Me decías que en Brasil, es difícil ser seguidora de Fernando Alonso, y ya veo por qué. Por eso es más grande todavía tu trabajo desde Octeto Racing Team, y más valiente, y tu afición y tu sentimiento hacia el Nano más auténtica y realmente sincera, y eso es lo que de verdad tiene valor y lo que de verdad enorgullece. Además, es un sentimiento que úne y que te identifica con otras personas que sentimos igual, aquí en España también hay quien, desde la prensa, no trata como se merece a Fernando Alonso, y eso es muy triste.

Me gustaría saber portugués para poder escribirloo!

Bjinhos!
Flora Marina disse…
"Ele é pintado como um cara realmente diferente do cara que eu, e os torcedores alonsistas veem."

Não, Tati.. ele não é pintado diferente do que VOCÊ E O OUTROS TORCEDORES VEEM; ele é pintado diferente do que ELE É!

Mas já sabe né? Para que o Massa seja alguém e seja amado, é necessário que se diminua Alonso e alimente ódio por ele.
Quanto mais eles fazem isso, mais eu amo! hahaha

Beijos ;)
Priscilla Bar disse…
CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!

Onde eu assino, Tati?

Sinceramente, pra maioria dos jornalistas brasileiros eu diria: "Hey guys! This is ridiculous!"

Por isso "quase nunca" leio webs ou blogs de "profissionais" pq é ridículo. Falam do que nao sabem. Traduzem o que lhes dá na gana como lhes apetece...enfim...

Nem em fóruns entro direito pq o povo acha que o que sai na Globo e no Tazio(por citar um exemplo) é a verdade mais que verdadeira. Entao que "morram amando o Massa" enquanto eu me junto aos que se interessam pela informaçao!;)
Unknown disse…
PARA VENDER NOTÍCIA, NADA COMO CRIAR UM ANTI-HERÓI!
Ângela Lima disse…
Juro que nem sei o que dizer sobre esses "jornalistas".
É muito frustrante ler coisas assim e saber que não é verdade.
Fico pensando se ouvi a mesma entrevista que eles. Pq não é possível uma coisa dessas. A criatura passa 4 anos na faculdade para no final ser uma porcaria de profissional.

Honestamente....tenho medo do ainda irei ler nesses anos do Fernando na Ferrari.
Tenho certeza que vou ler cada coisa que mais vai parecer um livro de ficção do que notícia de jornal.
Anônimo disse…
Olha Tati, nem sei o que dizer....
Ultimamente não tenho lido qualquer notícia referente ao Alonso nos meios de comunicação brasileira.Primeiro porque não tenho paciência pra tanta abobrinha!!!Segundo é uma perca de tempo, pois não acredito em nada!!!
Na minha opinião, todos os jornalistas, apresentadores,repórteres..imprensa em geral, sabem que no fundo passam uma imagem distocida do Alonso. Uma pessoa que tenha bom senso, no mínimo sabe que ele não é esse demônio que pintam!!!
Mas são brasileiros!!! que ficam puxando o saco do Massa ( muito inferior ao Alonso!! e eles tbem sabem disso).
Mas não querem admitir que Fernando Alonso Díaz é o melhor piloto da atualidade, isso é FATO!!!
Esse pessoal não admitem que não há um piloto brasileiro do nível do Alonso.E que culpa ele tem???
Isso é DOR de COTOVELO!!!
Me poupem!!!

Bj Mary

Ps. desculpem o desabafo....
Letícia disse…
Agora foi a vez de Frank Williams.. que saco, não cansam!
Anônimo disse…
Oi Tati!

Realmente é lamentável a postura que alguns jornalistas brasileiros têm tomado ao reportar as matérias publicadas em mídias internacionais. Não sei se é por falta de conhecimento do idioma estrangeiro - no caso aqui,o espanhol, ou se há mesmo segundas intenções ao deturpá-las. Infelizmente, fico com a segunda justificativa por alguns motivos.
Infelizmente, o Brasil é um país carente em todos os setores, que precisa de heróis no esporte para que o povo possa amenizar o seu sentimento de revolta por falta de investimentos em setores básicos para que um país decente possa crescer. Só que em vez de cada cidadão lutar por seus ideais, a começar pelo voto, esses cidadãos preferem se iludir e transferir todo esse sentimento de frustração em algum ídolo, no nosso caso, os do esporte.
Só que o tempo foi passando e, com essa carência de ídolos atualmente, principalmente na F-1, uma parte da imprensa brasileira acaba por optar por um caminho mais fácil, porém desonesto e irresponsável: o de eleger um vilão, no nosso caso, um piloto estrangeiro, com o intuito de justificar as deficiências dos nossos "brasileirinhos" atuantes. Foi assim com Schumacher, e agora o Alonso foi o eleito da vez.
Consequentemente, somos testemunhas quando coisas lamentáveis acontecem como foi o comportamento dos torcedores brasileiros no Gp do Brasil, muitas vezes "apoiados" por nossa mídia como maneira de "justiçar" o ocorrido na Alemanha.
É claro que o problema é muito mais complexo, mas temos que concordar que a mídia colabora e muito ao alimentar esse sentimento de ira a qual vimos em novembro.
Por isso é que eu, atualmente, optei por ser mais seletiva em relação às notícias e blogs que frequento - prefiro adotar uma postura igualmente à sua, Tati, a de ir diretamente à fonte, e me ater realmente àquilo que foi falado.
É claro que também, reafirmo quando falo que há alguns jornalistas mal intencionados, não são todos, pois, como em toda profissão, há os competentes e os incompetentes. Ainda tenho esperanças que um dia essa situação mude, com o número de jornalistas jovens competentes que temos visto por aí. Como em toda profissão, basta acreditar e querer reverter a situação.
É isso aí, Tati!
Super bjs
Julie
Unknown disse…
E vcs nao cansam? Já notaram que são sempre os mesmos nomes a defender Alonso?! Será que o mundo todo ta errado e só vcs são os corretos quanto a alonso?, talvez tati se algum dia tu saisse de tras da tela da arquibancada e desse uma volta no paddock tu saberia muito bem o pq de toda essa implicancia do mundo para com Alonso, mas como tu mesma dissee eu te entendo...é apenas mais uma torcedora sentada na arquibancada uma vez por ano. Torcer mesmo que na adversidade é uma coisa, colocar em cheque o profissionalismo e a seriedade da noticia é outra. Se confortem com a realidade.
Oi Marcos, tudo bem!??

Bem vindo ao Octeto!

Olha...vou te dizer uma coisa: é mesmo uma pena que eu seja "apenas mais uma torcedora sentada na arquibancada uma vez por ano". Quem me dera circular pelo paddock e conviver com Alonso... ao mesmo tempo, acho que eu seria uma defensora 10 vezes pior do que sou hj!! Pode ter certeza... hehehe

Então ... é melhor eu continuar sendo apenas uma torcedora de arquibancada, né?!! hahahahaha

AH! eu não tô colocando o profissionalismo de ninguém em xeque, apenas dei uma opinião e apresentei meus argumentos. Acho que quando damos uma opinião temos que mostrar nossas argumentos... não acha!?

Se vc está satisfeito com o que se vê por aí... ótimo para vc! Não tem problema...

Como eu disse, não estou julgando o trabalho de ninguém. Cada um trabalha como quiser ... hehe

Bjinhos, Tati
Oi gente!

Obrigada pelos comentários de vcs! Valeu mesmo!! Legal saber que não estou sozinha nestes pensamentos...

Kitthy... vamos já começar agora o mantra: TRI em 2011! hehe

Matheus.. agora fiquei curiosa! hehe

Cavallino... obrigada pelas suas palavras! Obrigada mesmo... e não se preocupe! Se em espanhol já me emocionei, imagina em português! GRACIASSSSS...

Flora!!!!
Vc tem razão... "diferente do que ele É!!!" hehe

(cont...)
(continuando...)

Oi Pri!!!

É complicado mesmo! Ultimamente, como disse a Julie em seu comentário tb ando evitando ler certas coisas ou opiniões, pq nem preciso ser vidente para saber o conteúdo!!
Sobre a tradução... basta ver o meu post de hj... hehehe
Triste, não!?

Wagner... COM CERTEZA!!! Falou pouco mas falou mto bem!

Oi Letícia... não, eles não cansam! hehe

Ângela... eu me faço a mesma pergunta: será que eu ouvi/li a mesma entrevista!! hehe
Eu ao mesmo tempo eu acho graça!!
Ainda iriemos ler mtoo bobagem, infelizmente!

Mary... isso mesmo! e qdo nós defendemos ALonso não é porque ele seja Santo (longe disso) mas pq ele só não é o Demônio que pintam. Simples! E não precisa se desculpar! Na verdade, todos nós estamos aqui justamente desabafando, pq estamos bem cansados disso tudo! Fique à vontade... sempre!! hehe

Julie... faço minhas as palavras! Exatamente... foi isso que fizeram com Rubinho e com Massa... tentaram criar ídolos que nunca existiram. Venderam produtos falsos justamente pela ausência de ìdoloes verdadeiros. Aí vem a decepção: Massa, Alemanha prova isso!
Ao mesmo tempo, preferem atacar os adversários para vitimizar os " brasileirinhos". É triste mesmo!

Gente... obrigada pelos comentários!!!!

Bjinhos da Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!