Gomes, sempre ele!

Oi galerina!

Reproduzo aqui no Octeto a coluna de hoje do Flávio Gomes. Ele que é um oásis em meio ao nosso jornalismo automobilístico!

Ainda bem que Gomes sempre me faz perceber que não tenho o senso totalmente comprometido. Ok! Tenho mas só um pouquinho! rs


Coluna Warm Up: Passou, acabou

Flavio Gomes

O caos aéreo na Europa causado pela erupção do vulcão na Islândia (não adianta, não consigo escrever o nome) acabou jogando algumas cinzas sobre a polêmica que poderia se estender pela semana, a ultrapassagem de Alonso sobre Massa na entrada dos boxes em Xangai.

Pilotos e demais integrantes das equipes sofreram tanto para sair da China que não tiveram tempo para esticar o assunto. E a Ferrari se esforçou para colocar panos quentes ao declarar que foi tudo normal, resultado do estilo de pilotagem de uma dupla agressiva e determinada e coisa e tal.

Mas a discussão enveredou por caminhos perigosos, nos primeiros momentos após a corrida. Ética e companheirismo entraram na ordem do dia. Um exagero.

Não há falta de ética nenhuma quando um atleta, num esporte cujo objetivo é chegar na frente do outro, ultrapassa o primeiro, seja ele quem for. Desde que não o jogue no muro, não dê um toque desonesto, não jogue sujo.

Alonso não jogou sujo. Vinha mais rápido, Massa tinha saído mal da curva anterior, havia espaço, passou e pronto. Para ele era fundamental parar nos boxes antes, estava bem melhor na corrida, podia buscar posições mais à frente, e conseguiu. Terminou em quarto, enquanto Felipe se arrastou para chegar em nono, enfrentando as dificuldades que sempre apresenta em pista molhada.

A questão do companheirismo é quase retórica. Pergunte a qualquer piloto, antes do início da temporada, como encara seu companheiro de equipe. "Como um adversário qualquer", responderão todos, podendo acrescentar que "é importante trabalhar juntos, buscar soluções técnicas, colaborar", para concluir, inevitavelmente, que "quando chega na pista, é cada um por si".

E é assim mesmo. Ninguém corre pelo outro. Exceto em fim de temporada, quando um já não tem chances de título e o outro está brigando, e aí entra a direção de uma equipe, que determina o que tem de ser feito. É tudo, realmente, muito normal. Sempre foi assim.

O que pode ter chocado os mais puristas, no caso dessa ultrapassagem, foi o fato de ela ser rara, inesperada. E ter sido realizada sobre um piloto brasileiro, o que sempre desperta a ira daqueles que não gostam propriamente de corridas, mas sim de ver seus compatriotas andando na frente, como se a F1 tivesse sido criada para apenas eles vencerem. Infelizmente para esses, a vida não é assim, cor-de-rosa. Ou verde-amarela, no caso.

Alonso fez o que a maioria dos pilotos faria. Massa, inclusive. O que deixou Felipe irritado, mais do que o fato de ter sido seu companheiro de equipe o autor da façanha, foi ter sido surpreendido daquele jeito, quando, em suas próprias palavras, está na cara que neste Mundial "tem que ficar esperto". Com todo mundo.

Massa e Alonso têm uma relação civilizada e não creio que ela vá mudar muito por conta do passão chinês. O brasileiro nunca teve problema algum com parceiros, e também nunca foi amigo do peito de nenhum, exceção feita a Schumacher, com quem dividiu os boxes por apenas uma temporada. Felipe não é burro. Conhece a força de Alonso dentro e fora da pista e sabe que o único jeito de derrotá-lo é sendo mais rápido. Chorar pelos cantos não resolve. Então, que ninguém espere lágrimas de coitadinho por um episódio que, ao fim e ao cabo, não tem a dimensão que muita gente está querendo dar.
(fonte: Grande Prêmio)

***

Simplesmente isso! Se fosse Massa todos estariam elogiando, como é Alonso... é anti-ético, mau-caratér, sujo e "não liga para o companheiro de equipe", como disse um jornalista por aí. Já virou até mania, usam sem mesmo saber como e por que.

A verdade é que com Alonso não tem mais jeito: ele certo ou não, sempre será culpado ou vilão! So, I give up...

Pelo menos, Flávio Gomes, alguém que realmente entende do negócio e que já viveu dentro deste circo chamado F1, pensa como eu. Isso já me basta!

Bjinhos, Tati

Comentários

Steffany Campos disse…
Concordo plenamente,Alonso fez uma bela ultrapassagem e estás pessoas que dizem que entendem de f1deveriam elogiar e não criticar afinal e por estas e outras coisas sensacionais que a gente assiste f1.bjus
Thiago Raposo disse…
Eu também concordo com o Gomes, mas me pergunto qual estaria sendo sua atitude se fosse o Massa fazendo o mesmo com o Alonso?
Denise disse…
Tati, já tinha lido a coluna dele lá e, claro, elogiado.

Ele disse tudo! Analisou a situação de forma sensata e inteligente.

O FG é fantástico! Um cara que entende e sabe exatamente o que está falando, com a imparcialidade que todo jornalista deveria ter.

Tomara que outros "especialistas" leiam também...

Beijo grande,
Oi Thiago...

Eu com certeza ficaria P da vida se fosse o contrário!!! Mas não com Massa e sim com Alonso, por se deixar ser ultrapassado daquela forma e por ter errado onde não deveria, ainda mais na chuva, qdo sempre anda bem. Pode ter certeza disso!

Assim como o critiquei na Malásia por ter ficado atrás do Felipe a corrida toda.

Bjos, Tati
Pois é Stheffany vai entender! O problema do Alonso é a naciobalidade, se fosse brasileiro seria DEUS!

Denise!!! Eu li seu comentário por lá... e concordooo!! hehe

Bjos, Tati
Regys Silva disse…
se fosse do alonso em cima do m.schumacher,tenho certeza q esse comentarista iria ficar muito P da vida e diria o contrário, mas como não foi...
Anônimo disse…
Concordo plenamente tanto com o Gomes como com a Tati,achei uma otima ultrapassagem,posso ate nem ter anos de F1,mas em pouco tempo notasse que tudo que o Alonso faz é pq ele é "mau-caratér" pra mim ele é simplesmente o melhor,pq alem de ser um otimo profissional tem mt ética sim,Parabéns pra o Gomes pelo texto e a Tati tambem.Quando vão deixar o Alonso em Paz?
Marina.
Olha, o Gomes é um jornalista que comete certos erros por suas abordagens bem escrachadas...tem seus alvos prediletos e se esconde sob o falso senso de "profissionalismo", usando quando quer e quando não quer. Acerta e erra como outros do seu ramo. Não o vejo como modelo de jornalista a ser seguido, mas acerta de vez em quando.

Não sei se o fato de ter vivido no meio por anos por si só o qualifica a dizer o que é, e o que não é. Sei que vc gost do Alonso e por ter um cara que aliviou a barra dele vc se apoiou no discurso dele. Vc tem bom senso para escrever textos e opiniões, então não se limite ao fato de ter um cara como ele dizendo isso ou aquilo.

No mais eu acho que nesse texto ele disse o que qualquer um jornalista sem necessidade de cair no nacionalismo bobo diria, e que de fato a ultrapassagem em cima de Alonso mais revelou que Massa não esperava isso pelo clima na equipe do que qualquer outra coisa. No fim das contas nenhum deles é bobo ou unanimemente superior ao outro, de modo que não dá p/ esperar que Massa vá ficar quieto ou Alonso sempre vá batê-lo.

Nada tenho contra Alonso, acho ele um baita piloto, mas não vejo pq cair nem no nacionalismo exacerbado que vejo por aí, nem no anti-nacionalismo (em busca de uma impessoalidade cega) ao detonar e extra-pressionar todos os pilotos brasileiros (sejam eles bonitos ou não, dignos da preferência do Octeto ou não).

Nem sei se vcs vão aprovar este comentário aqui no blog, mas deixo meu pedido: vc(s) tem senso crítico mais do que suficiente para não se amarrar em um discurso de quem quer q seja apenas para justificar uma predileção pessoal por piloto a ou b.

Abração a todas.
Oi Ridson.

Tudo bem?

Antes de qq coisa quero agredecer seu comentário e dizer que vc, realmente, ainda tem muito o que aprender sobre estas 3 meninas que comandam o Octeto. rs

Assim como fazem com Alonso ou Kimi, acredito que alguns têm um “pré-conceito” sobre nosso jeito de fazer o Octeto, e portanto, confundem nossa torcida (sim, apaixonada e que defende o que acredita) com intolerância ou censura às opiniões contrárias.

Fique tranqüilo! Por aqui não há censura a qq comentário, a não ser, claro, um comentário ofensivo. Estes sim não são tolerados em hipótese alguma!

O que, com certeza, não se aplica ao seu comentário. Portanto, não havia nenhum motivo que nos levasse a “não aceitar” sua opinião.

Sinta-se sempre à vontade de dizer o que pensa por aqui. Queremos isso mesmo, debates, bate-papos e diversão. Certo?

Então agora vamos ao ... Flávio Gomes.

Bem, acho que novamente que vc ainda precisa me conhecer um pouquinho mais. rs

Digo isso, porque minha admiração pelo Flávio Gomes não se restringe à F1 ou automobilismo, ela vai muito além disso (já falei isso no blog). Talvez seja porque ele e meu pai têm muito em comum. Meu pai, divertido como sempre, diz que os dois poderiam passar horas conversando, falando mal de “Luciano Hucks da vida” ou elogiando o Leste Europeu . hehe Duas figuras!!!

Enfim... o que quero dizer é que Gomes têm opiniões, além da F1, que me fazem admirá-lo. Sobre política, sobre a forma que vê a vida, a paixão pelo Rio de Janeiro, entre outras coisas. Menos sobre a Portuguesa e Schumacher. hehehehe

Não disse que ele é um modelo a ser seguido, disse apenas que ele é uma salvação (para mim. Por isso o “me basta”) em meio ao jornalismo ufanista que temos aqui no Brasil.

Se ele faz tipo ou não, não posso afirmar. Porém devo dizer que caso faça, ele finge muito bem pq mantêm esta postura desde que o conheço. Mas enfim...

Quando me referi ao fato dele ter “vivido a F1”, não foi para “qualificá-lo” e sim para provar que não sou tão comprometida em meus pensamentos quando falo do Alonso. Logo eu, a fã que vê tudo pela TV. Então, se ele, que viveu lá dentro, pensa como eu, isso me diz que posso não ter o senso tãããão comprometido. Entendeu? Observe minha frase e perceberá este pensamento.

Desculpe-me se no texto não fui tão clara. Ainda tenho muito o que aprender neste quesito “escrever”. Acho que o talento com as palavras foi todoooo para minha irmã, jornalista!! Na hora da divisão, ela roubou tudo!!!! Sempre brinco assim com a Ludmila!!! Ela fica brava!!! Hehehehehe

Vou ser sincera com vc, poucos são os jornalistas imparciais como Gomes (há outros que tb gosto), a maioria por aí está achando que Massa tem que “dar o troco”. Troco?? Que troco?? Uma ultrapassagem seria o tal “troco”? Bom, mas é claro que isso irá acontecer... estamos falando de corridas de carros! Senão houver ultrapassagens temos que desistir msm! hehe. Ok. Se vc tiver algum jornalista para me indicar, ficaria feliz. Só não me fale em Livio Orrichio ou Fábio Seixas, estes com certeza não estão na minha lista queridos.rs

(continuação...)
* lista de queridos

(continuandooo...) hahahaha

Falo mtoooo... liga não!

Obrigada por admirar meu bom senso, fico feliz que você não faça parte daqueles que me consideram uma “alonsista boba que só gosta do Alonso porque ele bonito.”

Obrigada também por me dar este voto de confiança. Mas não se preocupe, não me limito a opinião de ninguém. Tenho minha própria opinião sobre tudo! Acho que às vezes tenho opinão demais! Hehehehe.

E se fosse assim, eu amaria o Schumi!!!! O que definitivamente não é o caso. hehehe

Ridson, vou te falar... Nós mulheres, fãs de automobilismo, temos que, todos os dias, provar a vcs homens que nossa admiração pelo esporte não se refere a beleza dos pilotos. Isso é uma luta diária. Poucas se arriscam. Se bem que o Octeto, com quase 3 anos de existência e 300.000 visitas prova que estamos conseguindo, ainda que torcendo para pilotos bonitos e talentosos. Hehehe

A verdade é que somos espertas e conseguimos aliar as duas coisas! Sabe o “pior”?? Os resultados provam que estamos certas... de 9 octetes, 4 são campeões de F1 e 2 podem vir a ser (Nico, Vettel). Viu!?? Nem tudo é beleza... hehehehehehe

Sim... Massa poderia não estar esperarando aquela manobra. Isso é lá verdade. Massa é Ferrari, e na Ferrari é assim que funcionam as coisas. Só que Alonso não é “assim”. Como 99, 99% dos pilotos não é. Hamilton, Vettel, Webber, Kubica e qualquer piloto faria o que Alonso fez, menos Massa, um piloto criado e seguidor da Doutrina (idiota) da Ferrari. Só em Maranello há este tipo de coisa. Só lá! Basta lembrar como funcionavam as coisas na McLaren entre Alonso e Hamilton, eles disputavam entre si e duramente. Só que a Ferrari terá que aprender que Alonso não é ferrarista, ele é um piloto que guia pela Ferrari. Se bem que domingo passado, talvez eles tenham percebido isso.rs

Mas Fernando também não fez por mal, como muitos dizem por aí, ele fez por instinto de piloto competitivo. Assim como a maioria, exceto Massa, o doutrinado.

Fico feliz também que não tenha nada contra Alonso. Vc é um dos poucos. A maioria tem má vontade em compreendê-lo. Natural. Ele é espanhol.

Sempre digo: o único “problema” do Alonso é ser “espanhol”. Se ele fosse brasileiro, seria DEUS.
Eu ainda bem que não me ligo para estes detalhes nacionalistas. Sou Alonso, e não Brasil ou Espanha. Sou o piloto e ponto.

Bom Ridson, desculpe-me a resposta imensa!!!! Eu sempre exagero! Tenho problema com as palavras (já disse isso hj. rs), não consigo resumir as coisasssss... aí escreeeeevo, escreeeeevo... hahahahaha

Mas por favor! Sinta-se super a vontade de responder o quanto quiser. O Octeto é nosso, é um lugar de debate, um lugar para falarmos do que tanto adoramos: automobilismo!!!

Obrigada pelo bate-papo(ão no meu caso!) hahhahaha!

Bjinhosss da Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!