Octete, Piloto e Triatleta!




Para quem não conhece, o cidadão ao lado de Jenson Button, na foto acima, é seu preparador físico, senhor Mike Collier.

Este simpático inglês, desde janeiro, assumiu o comando do treinamento físico de Jenson, incentivando o preparo e competições em triathlon.

Hoje, os dois estarão participando de um evento profissional, e muito importante no Reino Unido, o Nokia Royal Windsor Triathlon.

A Honda disponibilizou uma entrevista muito interessante com Mike, explicando a importância deste treinamento diferenciado de Jenson Button.

Segue abaixo a tradução da matéria. É bem interessante, vale a pena conferir.

Button disputa prova britânica de triathlon no fim de semana

Não contente em ser um dos pilotos da F1 com melhor forma física, o piloto da Honda, Jenson Button, compete regularmente em eventos de triathlon, para melhorar o nível de sua forma física. Após o sucesso em seu primeiro evento no Reino Unido, no Sevenoaks em abril, onde chegou no impressionante 16º lugar de 250 competidores, Button e seu preparador físico Mike Collier participarão do Nokia Royal Windsor Triathlon, neste domingo.

O evento anual, que conta com 2500 participantes, verá Button e Collier competindo na categoria Olímpica, que consta de 1500m de nado livre no Rio Tâmisa, 42 Km de ciclismo através de Berkshire e 10 Km de corrida pelo Parque de Windsor.

A assessoria de imprensa da Honda, fez uma pequena entrevista com Collier, para entender quais são os benefícios que o treinamento para o triathlon trazem para um piloto de F1, que já possui um intenso regime de treinamentos físicos.

Q: O que particularmente uma competição de triathlon exige do corpo?
Mike Collier: Cada uma das três fases do triathlon, exigem coisas distintas do corpo. No nado, a ênfase é na parte superior do corpo, particularmente ombros e triceps. Na segunda e na terceira fase, ciclismo e corrida respectivamentes, exigem muito dos membros inferiores. Todos os movimentos dos braços e pernas são aprimorados quanto a estabilidade, flexibilidade e coordenação. O tempo e extensão da corrida determinará o tipo e porcentagem de energia que que será necessária, no entanto, tanto as energia aeróbica, quantoa a anaeróbica são utilizadas.

Q: Como é o treinamento específico que você e Jenson fazem para o triathlon?
MC: Durante a pré-temporada, viajamos para uma regiões de clima quente, principalmente Lanzarote, para realizarmos um treinamento específico para preparar Jenson para o início da nova temporada de F1. O triathlon tornou-se uma parte integral de nosso treinamento como um método de cruzar treinamentos. Gastamos tempo nas três categorias do triathlon, trabalhando a técnica de exercício com treinamento intenso e monitoragem da frequnência cardíaca. Isto é combinado com musculação, exercícios de alongamento e exercícios de estabilidade específicos para o triathlon com excelente relação com o automobilismo. Durante a temporada de F1, passamos períodos em Monaco nadando em mar aberto, correndo pela costa e pedalando pelas montanhas, como parte de nosso programa de manutenção da física, que é cuidadosamente combinado com 2 ou 3 competições de triathlon. O teste de forma física é parte integral do nosso programa, e é guiado e monitorado de forma científica.

Q: Quanto o treinameto de triathlon de Jenson, difere do programa de treinamento físico para a F1?
MC: A beleza do triathlon é que ele usa todo o sistema de gasto de energia e todo o corpo de forma a melhorar o nível do teinamento do piloto. Somando ao preparo de Jenson para pilotoar um carro de F1, focando mais especificamente aspectos como o antebraço, cotovelo, pescoço , combinados com velocidade, agilidade.

Q: O treinamento de triathlon traz alguma vantagem adicional para Jenson na F1?
MC: Tenho feito pesquisas, e elas tem mostrado que a boa forma física da pessoa, facilita que ela encontre facilidade em suas tarefas físicas. Deste modo, o piloto em boa forma, é mais capaz de pilotar no calor, ou umidade, por exemplo, sem afetar sua performance. Somado a isso, a foma física do piloto torna-se um fator mais importante com a retirada da ajuda eletrônica nos carros este ano, e para a demanda dos pneus slick para o ano que vem (2009).

Q: Como você prepara Jenson para um evento de triathlon, comparando a um final de semana da GP?
MC: Existem muitos paralelos da preparação para o triathlon e o final de semana de GP. Por exemplo, nos asseguramos de que todos os equipamentos foram checados e estão funcionando totalmente (bicicletas, capacetes, roupas de nado), que as metas estão claras para a melhore performance (tempo para cada etapa), que o circuito seja conhecido antes do evento, que a alimentação e hidratação sejam maximizadas e que o corpo, tanto fisicamente quanto psicologicamente estejam prontos para o evento. Todos estes aspectos, mais alguns específicos da da F1, podem ser considerados prioridades em um GP.

Q: Você tem que fazer treinamento extra para manter-se no nível de Jenson?
MC: Tive a experiência de treinar pilotos, quando trabalhei na Equipe Benetton em 2001, quando conheci Jenson. Trabalhar com ele agora, é ver claramente o quanto sua forma física melhorou imensamente. Consequentemente, tive que melhorar minha forma física para empurrar e desafiar Jenson ao treinarmos juntos. Temos nossos pontos fortes e fraquezas, que nos levam a ter um grande competitividade rivalidade em tudo.

Mais tarde, voltarei com os resultados da competição.
Bom domingão para todos!!!

By Vick

Obs: neste momento Jacques Villeneuve está na pista com o Peugeot nº7, liderando a corrida. I´m nervous!!!! Quero que acabe logo!!!!!

Comentários

Anônimo disse…
Adorei amiga!!! hehehehe
Jenson o triatleta!!! hehehe
Tudo!!!!

bjs

Ludy
Anônimo disse…
Será que veremos Jen nas olimpíadas!!!! Ai ai ai...

Tudoooo!!

Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Pegadinha do Malandro

Meus laranjinhas favoritos