Octete, Piloto e Triatleta!




Para quem não conhece, o cidadão ao lado de Jenson Button, na foto acima, é seu preparador físico, senhor Mike Collier.

Este simpático inglês, desde janeiro, assumiu o comando do treinamento físico de Jenson, incentivando o preparo e competições em triathlon.

Hoje, os dois estarão participando de um evento profissional, e muito importante no Reino Unido, o Nokia Royal Windsor Triathlon.

A Honda disponibilizou uma entrevista muito interessante com Mike, explicando a importância deste treinamento diferenciado de Jenson Button.

Segue abaixo a tradução da matéria. É bem interessante, vale a pena conferir.

Button disputa prova britânica de triathlon no fim de semana

Não contente em ser um dos pilotos da F1 com melhor forma física, o piloto da Honda, Jenson Button, compete regularmente em eventos de triathlon, para melhorar o nível de sua forma física. Após o sucesso em seu primeiro evento no Reino Unido, no Sevenoaks em abril, onde chegou no impressionante 16º lugar de 250 competidores, Button e seu preparador físico Mike Collier participarão do Nokia Royal Windsor Triathlon, neste domingo.

O evento anual, que conta com 2500 participantes, verá Button e Collier competindo na categoria Olímpica, que consta de 1500m de nado livre no Rio Tâmisa, 42 Km de ciclismo através de Berkshire e 10 Km de corrida pelo Parque de Windsor.

A assessoria de imprensa da Honda, fez uma pequena entrevista com Collier, para entender quais são os benefícios que o treinamento para o triathlon trazem para um piloto de F1, que já possui um intenso regime de treinamentos físicos.

Q: O que particularmente uma competição de triathlon exige do corpo?
Mike Collier: Cada uma das três fases do triathlon, exigem coisas distintas do corpo. No nado, a ênfase é na parte superior do corpo, particularmente ombros e triceps. Na segunda e na terceira fase, ciclismo e corrida respectivamentes, exigem muito dos membros inferiores. Todos os movimentos dos braços e pernas são aprimorados quanto a estabilidade, flexibilidade e coordenação. O tempo e extensão da corrida determinará o tipo e porcentagem de energia que que será necessária, no entanto, tanto as energia aeróbica, quantoa a anaeróbica são utilizadas.

Q: Como é o treinamento específico que você e Jenson fazem para o triathlon?
MC: Durante a pré-temporada, viajamos para uma regiões de clima quente, principalmente Lanzarote, para realizarmos um treinamento específico para preparar Jenson para o início da nova temporada de F1. O triathlon tornou-se uma parte integral de nosso treinamento como um método de cruzar treinamentos. Gastamos tempo nas três categorias do triathlon, trabalhando a técnica de exercício com treinamento intenso e monitoragem da frequnência cardíaca. Isto é combinado com musculação, exercícios de alongamento e exercícios de estabilidade específicos para o triathlon com excelente relação com o automobilismo. Durante a temporada de F1, passamos períodos em Monaco nadando em mar aberto, correndo pela costa e pedalando pelas montanhas, como parte de nosso programa de manutenção da física, que é cuidadosamente combinado com 2 ou 3 competições de triathlon. O teste de forma física é parte integral do nosso programa, e é guiado e monitorado de forma científica.

Q: Quanto o treinameto de triathlon de Jenson, difere do programa de treinamento físico para a F1?
MC: A beleza do triathlon é que ele usa todo o sistema de gasto de energia e todo o corpo de forma a melhorar o nível do teinamento do piloto. Somando ao preparo de Jenson para pilotoar um carro de F1, focando mais especificamente aspectos como o antebraço, cotovelo, pescoço , combinados com velocidade, agilidade.

Q: O treinamento de triathlon traz alguma vantagem adicional para Jenson na F1?
MC: Tenho feito pesquisas, e elas tem mostrado que a boa forma física da pessoa, facilita que ela encontre facilidade em suas tarefas físicas. Deste modo, o piloto em boa forma, é mais capaz de pilotar no calor, ou umidade, por exemplo, sem afetar sua performance. Somado a isso, a foma física do piloto torna-se um fator mais importante com a retirada da ajuda eletrônica nos carros este ano, e para a demanda dos pneus slick para o ano que vem (2009).

Q: Como você prepara Jenson para um evento de triathlon, comparando a um final de semana da GP?
MC: Existem muitos paralelos da preparação para o triathlon e o final de semana de GP. Por exemplo, nos asseguramos de que todos os equipamentos foram checados e estão funcionando totalmente (bicicletas, capacetes, roupas de nado), que as metas estão claras para a melhore performance (tempo para cada etapa), que o circuito seja conhecido antes do evento, que a alimentação e hidratação sejam maximizadas e que o corpo, tanto fisicamente quanto psicologicamente estejam prontos para o evento. Todos estes aspectos, mais alguns específicos da da F1, podem ser considerados prioridades em um GP.

Q: Você tem que fazer treinamento extra para manter-se no nível de Jenson?
MC: Tive a experiência de treinar pilotos, quando trabalhei na Equipe Benetton em 2001, quando conheci Jenson. Trabalhar com ele agora, é ver claramente o quanto sua forma física melhorou imensamente. Consequentemente, tive que melhorar minha forma física para empurrar e desafiar Jenson ao treinarmos juntos. Temos nossos pontos fortes e fraquezas, que nos levam a ter um grande competitividade rivalidade em tudo.

Mais tarde, voltarei com os resultados da competição.
Bom domingão para todos!!!

By Vick

Obs: neste momento Jacques Villeneuve está na pista com o Peugeot nº7, liderando a corrida. I´m nervous!!!! Quero que acabe logo!!!!!

Comentários

Anônimo disse…
Adorei amiga!!! hehehehe
Jenson o triatleta!!! hehehe
Tudo!!!!

bjs

Ludy
Anônimo disse…
Será que veremos Jen nas olimpíadas!!!! Ai ai ai...

Tudoooo!!

Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!