Sem campeonato - Opinião de Villeneuve

“Deveríamos ter a inteligência de dizer que não haverá campeonato”, afirma Villeneuve

Na visão do campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, não há possibilidade de a temporada 2020 da F1 ser realizada diante de toda a crise e a incerteza relacionadas à pandemia do novo coronavírus. O canadense entende que só em setembro a categoria teria condições de voltar a acelerar

A incerteza sobre quanto tempo vai durar a pandemia do novo coronavírus torna praticamente impossível prever quando a vida ao redor do mundo vai voltar ao normal. Da mesma forma, não há como precisar o momento em que o esporte a motor e, particularmente, a F1, vai poder retornar à pista. Jacques Villeneuve partilha da ideia de que, diante de todos os fatos, não há como realizar a temporada 2020. O canadense, campeão mundial em 1997 com a Williams, acredita que a categoria só vai ter condições de correr novamente em setembro.

“Seria uma pena começar a chegar a agosto e, em seguida, realizar corridas pouco a pouco, de setembro até o Natal ou mesmo até janeiro de 2021 somente para termos um campeonato, seja qual seja o preço. Talvez deveríamos ter a inteligência de dizer: ‘não haverá campeonato’”, salientou o ex-piloto e comentarista em entrevista à emissora francesa Canal +, defendendo que as etapas que forem disputadas sejam abordadas à parte, mas sem fazer parte do campeonato.

“[Deveríamos] decidir competir e que cada corrida seja um evento único, como as 500 Milhas de Indianápolis ou as 24 Horas de Le Mans. Cada GP seria como um Grand Slam no lugar de ter meio campeonato”, explicou. 

“Não sabemos quando a temporada vai ser retomada, tampouco o esporte em geral, quando tudo vai voltar à normalidade e como, portanto, isso pode ser bem perturbador. Não vejo como poderia começar a temporada porque, mesmo que o mundo volte a se abrir e pudéssemos ter um evento, leva tempo para você se preparar”, salientou Villeneuve. O canadense reiterou que não vê condições de a temporada 2020 ser realizada por conta de um fato sem precedentes como a pandemia do Covid-19. 

“Em qualquer caso, teríamos de esperar ao menos um mês para a reabertura. Então, o primeiro GP do calendário deveria ser em setembro. Depois, imagino que as diversas organizações e os donos da F1 vão querer realizar todas as corridas possíveis para conseguir respeitar o contrato mínimo, mas isso seria um erro”, finalizou. 

Com o cancelamento do GP de Mônaco e os adiamentos das etapas da Austrália, Bahrein, Vietnã — que seria disputada neste fim de semana caso o calendário original fosse cumprido —, China, Holanda, Espanha e Azerbaijão, a F1 tem como primeiro evento da temporada 2020, por enquanto, o GP do Canadá. A prova está marcada para 14 de junho em Montreal.

Fonte: Grande Prêmio 

O que foi que eu tinha falado há algumas semanas? Link aqui para quem quiser conferir.

Jacques está certíssimo em todos os pontos abordados. 

Mesmo que estejamos liberados para voltar a partir de agosto (duvido muito que teremos a corrida do Canadá), não será simples. O mundo já não é mais o mesmo gente!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog