Surreal

Villeneuve: “É irreal para uma criança hoje querer ser piloto”

Canadense lança programa de ajuda para jovens pilotos, mas é realista a pais pedindo para filhos “fazerem outra coisa” 

Sempre polêmico e falastrão, Jacques Villeneuve tem uma recomendação clara para os pais dos aspirantes a jovens pilotos que sonham em embarcar em uma carreira no automobilismo. 

O campeão mundial de 1997 lançou na última terça-feira um programa para jovens pilotos chamado "Feed Racing", destinado a identificar e apoiar jovens talentos em desenvolvimento. 

O esquema, promovido por Villeneuve juntamente com seu amigo e sócio Patrick Lemarié, busca imitar o sucesso do famoso programa "Volant Elf", que ajudou muitos pilotos franceses a subir a escada e chegar à Fórmula 1 nos anos 80 e 90. 

"Tenho a impressão hoje de que a contribuição financeira é mais importante do que o talento", explicou Villeneuve ao jornal canadense Le Journal de Montreal. 

"É um pouco irrealista para uma criança hoje em dia esperar por uma carreira como piloto.” 

"Eu estou nos paddocks há alguns anos e vejo como estão indo as coisas e eu realmente percebi, talvez porque eu também tenho filhos." 

Enquanto Villeneuve espera ajudar jovens talentos, o ex-piloto de Fórmula 1 tem uma resposta surpreendente às perguntas dos pais sobre como iniciar seus filhos no automobilismo.

"Muitas vezes, os pais vêm até mim e perguntam: 'o que devo fazer para ajudar meu filho?' e minha primeira resposta agora é: ‘diga a ele para fazer outra coisa’." 

"É uma resposta terrível, mas não posso mentir", disse o canadense. 

"Hoje, permitir que um adolescente corra é como dar a ele um presente de Natal, com uma árvore gigante. Não é isso que é uma educação, e esse aspecto começou a me incomodar."

Fonte: br.motorsport.com 

Eu já havia postado sobre este novo projeto de Jacques na terça, quando foi lançado. Link aqui.

E para complementar, entendo bem o que Villeneuve quer dizer. Para quem ouviu a participação dele no podcast da F1 ano passado vai entender também.

Ele falou claramente sobre como hoje os jovens simplesmente têm tudo (os de muito dinheiro, é claro, não a galera comum). Ele comentou como é fácil, que os garotos chegam abarrotados de grana, com toda a estrutura, mas não aprendem como deveriam porque não passam por todas as etapas.

O que Jacques quer dizer no final é que o merecimento pela conquista depois de muita luta, não existe mais. Hoje basta ter dinheiro que você consegue o que quiser no automobilismo. Facilmente.

E ele não está errado. A gente vem de outra geração e é realmente difícil ver tanta facilidade e tão pouco merecimento. Há exceções, claro, mas na maioria das vezes são endinheirados e talento zero.

Tomara que este projeto dele com o Lemarié consiga ajudar àqueles que realmente possuem talento, mas nem sempre sejam abarrotados de dinheiro.

Um parêntese importante, Kimi tem a mesma opinião sobre a facilidade com a qual os jovens chegam hoje ao automobilismo. Está no livro dele.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historinhas... é a vez de Niki Lauda

Lu, parabéns pelo seu dia!!!!