Os pilotos contra o halo

Agora posto abaixo a opinião de alguns pilotos que estão contra o halo...

Roman Grosjean (matéria completa aqui)

"Eu ainda estou contra isso, não acho que isso tenha lugar na Fórmula 1. Como membro e diretor da GPDA e piloto, preciso agradecer à FIA por toda a pesquisa, porque a pesquisa tem sido bastante grande, e o Halo é um dispositivo forte contra muitos casos. Mas há ocasiões em que seu uso pode piorar a situação, de forma que não sou particularmente um fã. Há alguns problemas que podemos ter que não pensamos. Ver as luzes no grid... ninguém tentou isso, e elas sempre estão em locais diferentes. Ver bandeiras e outras coisas assim. Precisamos ver um pouco mais disso. Mais uma vez, a GPDA não está aqui para dizer à FIA o que fazer e o que não fazer na segurança. Recuamos na discussão há muito tempo e emitimos uma declaração dizendo: ‘obrigado pela pesquisa, obrigado por levar segurança à Fórmula 1’. Nós não apoiamos particularmente o Halo, estamos apenas apoiando o fato de que a FIA está tentando tornar o carro mais seguro. Eu não quero parar a pesquisa de segurança, porque acho que é ótima, e desde 1995 a evolução foi absurda. Espero que possamos obter melhores soluções para o que temos agora.

Max Verstappen (mais neste link)

“Eu não gosto, mas, no fim das contas, é claro que temos de respeitar a decisão da FIA. Acho que, desde que introduzimos o safety car virtual, aquilo reduziu muito o risco de andar rápido em trechos de bandeira amarela durante a corrida. Além disso, os cabos de suspensão são bem fortes no momento, então você não vai perder uma roda com muita facilidade. E, quando há peças voando ao redor do carro, isso na verdade não vai te proteger. Então, eu realmente não entendo por que nós deveríamos precisar disso.”

Kevin Magnussen

“Eu concordo com Max. Isso tira alguma da paixão que envolve a F1. Quando você olha para os carros, é feio – e os carros de F1 não foram criados para serem feios. É por isso que uma Ferrari é mais empolgante que um Mazda. É algo que tem a ver com paixão. Se parece uma merda, então é uma merda.”

Jolyon Palmer

“Acho que é um dia triste, um erro, e isso não tem volta. Será o fim da F1 que conhecemos, com cockpit aberto.”

Nico Hulkenberg

“Acho que, obviamente, há aquele elemento estético que não é bonito, mas, com acidentes esquisitos, que acontecem uma vez em um milhão, temos segurança. Não estou certo e que essa proteção adicional é necessária, porque todas as áreas estão melhorando e já comprometemos bastante o visual.”

Lewis Hamilton (leia o texto todo aqui)

"Foi difícil, porque quando eles nos contaram sobre isso, eles mencionaram que haveria uma melhoria de 17% em nossa segurança, e é difícil ignorar isso. Definitivamente, não parece bonito e nós sabemos disso. Do lado do piloto, isso não parece ótimo e o peso dos carros subiu. Os carros já são muito pesados. Nós já temos freios pequenos tentando parar este carro pesado, e espero que eles façam um trabalho melhor para reduzir o peso. Quando eles colocarem isso, fará com que seja mais difícil parar. Todos nós testamos o Halo, eles devem colocá-lo em alguns treinos para ver como vai ser. Eu não acho que isso vá mudar a opinião, mas acho que estamos nos movendo em direção a um cockpit fechado. Há ótimos conceitos online de cockpit fechado. As coisas que aconteceram com os pilotos sendo atingidos na cabeça. Ainda estamos vulneráveis. Nossa cabeça é a parte mais preciosa do corpo e está exposta. Então, o que fazemos sobre isso? Eu definitivamente não discuto contra isso." 

Fonte: br.motorsport.com

Postei algumas opiniões contrárias porque a mistura de todas elas acaba formando a minha. Penso um pouco como Grosjean, as pessoas precisam pensar em todas as situações de corrida quando adotam o halo, penso na questão de estética como citaram Kevin e Nico, e também como Palmer e Lewis com relação ao cockpit fechado.

E estou totalmente do lado da segurança dos pilotos, que isto fique bem claro, sei bem como o automobilismo é perigoso, mas sinceramente, concordo demais com o que o Verstappen falou, quando há peças voando ao lado do carro (uma suspensão, um pneu, uma mola) isto não vai proteger ninguém e muito menos protegerá alguém em uma situação como a de Jules, por exemplo.

Então adotem logo o cockpit fechado e pronto. Que eu também não gostaria, pois descaracteriza a F1 em sua essência.

E vocês, o que acham? São contra ou a favor do halo?

Beijinhos, Ludy

Comentários

Dio disse…
Os leitores do blog sumiram mesmo hein... será que estão gostando desse Halo que pareçe correia de chinelo?? Gosto não se discute mas se lamenta...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!