Aumento de peso

F1 aumenta peso mínimo dos carros para 2017

Carros ganham seis quilos e passam a um mínimo de 728kg; mudança se deve aos novos pneus Pirelli, mais largos

O último regulamento técnico da Fórmula 1, publicado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) há duas semanas, dizia que os carros, sem combustível, não poderiam pesar menos do que 722kg durante todo o final de semana de um GP.

Entretanto, isso está prestes a mudar. Segundo o Motorsport.com apurou, o peso extra dos novos pneus Pirelli, mais largos, fez a categoria repensar o peso mínimo e acrescentar mais seis ao total, somando 728kg.

Entende-se que os pneus dianteiros pesam pouco mais de um quilo cada, enquanto os traseiros pesam cerca de um quilo e meio. Tendo isso em mente, chegou-se ao acréscimo de seis quilos. 

O limite mínimo de 728kg representa um aumento significativo em relação à temporada 2016, quando os carros tinham como peso mínimo 702kg. 

Boa parte do peso extra se deve ao aumento da dimensão dos carros, mais largos em 2017. Além disso, a expansão do limite de combustível para 105kg implica em tanques de combustível maiores. 

Apesar da desvantagem no peso - a cada dez quilos, perde-se cerca de 0s3 por volta - a pressão aerodinâmica extra e a aderência mecânica maior devem permitir que os carros sejam aproximadamente cinco segundos por volta mais velozes do que em 2015.

Fonte: br.motorsport.com 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!