Estratégia de pneus e acerto aerodinâmico

Engenheiro de Vettel vê dois grandes desafios no GP da Bélgica: estratégia de pneus e acerto aerodinâmico

Sebastian Vettel terá dois grandes dilemas em Spa-Francorchamps, de acordo com o engenheiro Riccardo Adami. A estratégia de pneus, afetada pelo clima instável, e o complexo acerto aerodinâmico vão ser protagonista

O GP da Bélgica tem o hábito de ser um dos mais desafiadores do calendário da F1. Realizado no exigente circuito de Spa-Francorchamps, a etapa destoa do que se vê no resto da temporada. Para Riccardo Adami, engenheiro de Sebastian Vettel na Ferrari, dois grandes desafios marcam a prova belga: a estratégia de pneus, consequência do clima instável, e o complexo acerto aerodinâmico.

“Spa é muito desafiador do ponto de vista meteorológico. Lembro que antes já tivemos uma parte do circuito com sol e outra com chuva. Então é preciso estar ligado na estratégia e nos pneus”, explicou Adami.

Já o entrave aerodinâmico é relacionado com as altas velocidades de Spa. Além disso, o sistema de freios também é um fator. 

“Temos um setor com curvas de alta velocidade, enquanto o resto é composto por longas retas. Então é difícil encontrar o acerto ideal para as asas, tentando conseguir eficiência aerodinâmica, mas sem comprometer a velocidade”, disse. 

“O sistema de freios, mesmo que não esteja muito estressado, é muito importante. Principalmente na última chicane, durante a classificação. Os pilotos chegam lá com tudo, tentando ganhar alguns décimos no fim, mas tomando cuidado para não acabar com a volta inteira”, finalizou. 

Além dos desafios inerentes ao GP da Bélgica, a Ferrari tem um ainda maior para lidar: a Red Bull tomou o segundo lugar no Campeonato de Construtores, e parece capaz de abrir vantagem.

Fonte: Grande Prêmio

Apesar dos desafios para os carros e pilotos, Spa pelo menos é um circuito de corridas de verdade. Na maioria das vezes temos boas corridas. Ou pelo menos, bons pegas na pista. Ou a chuva para embolar tudo. #veremos

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!