Volta virtual em Baku

Vídeo: câmera on-board mostra volta em novo circuito de rua de Baku, palco do GP da Europa de F1

Com um carro da GP3, o azeri Gulhuseyn Abdullayev completou algumas voltas no novo circuito de rua de Baku. A capital do Azerbaijão vai receber pela primeira vez o Mundial de F1 neste fim de semana. Destaque para a desafiadora e estreitíssima curva 8, que passa bem próximo a uma torre no centro histórico da cidade

Pela primeira vez na história, o Azerbaijão vai receber uma etapa do Mundial de F1. A estreia do país no calendário da categoria vai acontecer neste fim de semana com a disputa da oitava etapa da temporada 2016, o GP da Europa. A prova vai acontecer nas ruas da capital, Baku, e vai compreender trechos tanto do centro moderno como também da cidade histórica. A expectativa é que o traçado seja o circuito urbano mais rápido do mundo, de acordo com seu projetista, o alemão Hermann Tilke.

A pista conta com uma extensão total de 6,006 km e conta com uma longa reta, de mais de 2 km, onde os pilotos podem alcançar cerca de 340 km/h, de acordo com a McLaren. A expectativa é que o traçado seja percorrido com 56% de aceleração, tendo como pontos de ativação da asa móvel as zonas antes das curvas 1 e 3.



Uma das atrações do novo circuito de rua de Baku está, sem dúvidas, na curva 8. Estreitíssimo, o setor passa bem ao lado de uma torre, já no centro histórico da capital azeri, e pode se tornar facilmente um ponto de vários toques ao longo da prova no próximo domingo.

A curva mais rápida será a 16, onde os pilotos vão poder passar a cerca de 170 km/h. Já a curva mais lenta será justamente a 8, com expectativa de velocidade de, no máximo, 86 km/h. Ainda segundo a McLaren, a expectativa é de 62 mudanças de marcha por volta, totalizando 3.162 ao longo da corrida, que terá um total de 51 voltas.

No fim de maio, o piloto azeri Gulhuseyn Abdullayev realizou um teste na nova pista da F1 ao guiar um carro da GP3 em Baku. A organização da corrida divulgou nesta semana um vídeo com as voltas completadas por Abdullayev pelo traçado, indicando, da imagem do seu carro, os desafios que os pilotos da principal categoria do automobilismo terão pela frente a partir de sexta-feira.

Fonte: Grande Prêmio

Achei meio chatinho pela câmera on-board. Tirando as curvas 5 e 6 que são uma atrás da outra e a 8, achei o resto meio sem graça. Mas enfim, veremos na sexta quando os carros forem para pista pela primeira vez.

Eu tenho implicância com circuitos de rua... sorry!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!