Pilotos em risco

Ex-médico-chefe da F1 critica FIA por atendimento dado a Bianchi e diz que atual liderança médica coloca pilotos em risco

Ex-médico-chefe da F1 aproveitou comentários feitos por Felipe Massa e Felipe Nasr para disparar contra a FIA. Gary Hartstein criticou atendimento dado a Jules Bianchi após o acidente no GP de Suzuka e avaliou que a postura do atual delegado-médico da entidade coloca os pilotos em risco

Ex-médico-chefe da F1, Gary Hartstein disparou contra a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por conta da morte de Jules Bianchi. Na visão do médico, o atendimento prestado ao piloto no grave acidente de Suzuka foi falho.

Os comentários de Hartstein chegam na esteira de declarações dadas por Felipe Massa e Felipe Nasr. O titular da Williams avaliou que os pilotos ficaram mais unidos após a morte de Bianchi, enquanto o representante da Sauber destacou que a F1 segue buscando maneiras de ser mais segura.

Em um post no Twitter, onde Massa e Nasr foram marcados, Hartsetin avaliou que os pilotos deveriam voltar sua atenção ao atual delegado-médico da FIA, Jean-Charles Piette. 

“Deveriam começar a exigir a demissão do delegado-médico”, sugeriu Hartstein, que não teve seu contrato renovado pela entidade máxima do automobilismo mundial após o fim da temporada 2012. 

Mesmo criticando Piette, Hartstein avaliou que Gérard Saillant, chefe da Comissão Médica da FIA, é “ainda mais sem noção”. 

De acordo com a agência de notícias ‘GMM’, alguns dos posts de Hartstein foram deletados ao longo do fim de semana, mas ele insiste que “tudo que disse é factual e deve ser visto assim, não como um insulto”. 

O ex-médico-chefe do Mundial insistiu que Piette é “responsável pela desastrosa evacuação por terra do colega morto deles [Massa e Nasr]”. 

Na visão de Hartstein, a corrida em Suzuka não deveria ter acontecido, uma vez que as condições climáticas impediam o helicóptero médico de levantar voo e o tempo estimado para que um piloto pudesse ser removido por terra a um hospital local era superior a 30 minutos. 

Gary afirmou, ainda, que Piette representa um risco para os pilotos. “Sua total falta de conhecimento e experiência em atendimento de trauma os coloca em risco todas as vezes que eles vão para a pista”. 

Hartstein avaliou que as preocupações de Massa e Nasr parecem “um pouco rasas” e sugeriu: “Comecem pelo básico, rapazes!”. 

Por fim, Gary sugeriu que a FIA pode até mesmo ser responsabilizada pela morte de Jules. 

“Espero que tenham dito isso aos Bianchi. Acho que eles [a FIA] são, de fato, responsáveis”, reforçou, apontando o dedo para Jean Todt, presidente da entidade. “O esporte não é sua ordem do dia. Ele é sua ordem do dia. Até mesmo essa coisa de segurança viária é um show, não significa nada”, completou. 

A relação entre Hartstein e a FIA azedou consideravelmente em dezembro de 2014, quando Saillant foi até o Hospital Universitário de Liegè, para falar com o reitor da Universidade de Medicina. Gary acusa de Gérard de pedir sua demissão e escreveu ao Conselho de Ética pedindo um esclarecimento sobre a viagem do chefe da Comissão Médica. 

A resposta da FIA questionava a postura de Hartstein de escrever em seu blog pessoal sobre a situação de Michael Schumacher, que segue se recuperando de um acidente nos Alpes Franceses em dezembro de 2013. 

Desde o acidente, Hartstein passou a escrever comentando as informações que eram divulgadas pela família do heptacampeão e também os possíveis desdobramentos do acidente. A FIA, no entanto, vê nos textos de seu ex-médico-chefe uma violação de seu antigo contrato de trabalho e também do sigilo médico-paciente, mesmo levanto em conta que Gary já não trabalhava para a entidade quando Schumacher se acidentou e tampouco fez parte da equipe médica que tratou o piloto desde então. 

Fonte: Grande Prêmio 

Xiiiiii!!!! Situação tensa esta hein?!

Eu sinceramente não sei o que pensar, mas cara, eu acompanhei todo o drama naquele domingo do GP do Japão e sinceramente, acho que sim, a FIA teve responsabilidade na morte de Bianchi. De alguma forma, ela teve.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Aniversário, Alonso!!!!