Räikkönen é o mais popular!!! Eu já sabia!!!!

Fãs da F1 rejeitam revolução, veem Räikkönen como piloto mais popular do grid e Senna como melhor da história

A pesquisa feita pela Associação dos Pilotos de GPs, respondida por 217 mil pessoas no mundo todo, descartou que o desejo dos fãs seja por uma reviravolta. O que eles querem é uma categoria mais competitiva, e as propostas mais bem aceitas foram pelo retorno da guerra de pneus e do reabastecimento. Kimi Räikkönen foi indicado como o piloto mais popular da atualidade, e Senna, Schumacher e Prost aparecem no top-3 histórico

A F1 precisa de mudanças que a tornem mais competitiva, mas não necessariamente uma revolução completa em termos de formato de disputa. Essa foi a principal conclusão da pesquisa mundial realizada pela GPDA (associação dos pilotos) e que contou com a participação de 217 mil pessoas. O estudo também mostrou que o piloto preferido dos fãs na história da F1 é o tricampeão Ayrton Senna, com Kimi Räikkönen sendo o favorito da atualidade.

A pesquisa foi lançada pela GPDA há pouco mais de um mês, no fim de semana do GP de Mônaco, com o intuito de alcançar uma resposta precisa a respeito do que os torcedores realmente querem.

Uma comprovação da perda de popularidade está na comparação com a última pesquisa do gênero, realizada em 2010. Em vez de "tecnológica, competitiva e empolgante", as três palavras mais usadas para descrever a categoria foram "cara, tecnológica e chata".

Entretanto, a maioria não quer ver a categoria abandonando os conceitos que a levaram ao status de pináculo do esporte. Menos de 20% se mostraram favoráveis a medidas como o uso de lastro, grid invertido, carro e motor padrões para todas as equipes, e 44% aprovaram a proposta de compra de chassis por parte de equipes menores. Já as propostas mais bem aceitas foram pela volta de uma guerra de pneus (80%) e do reabastecimento (60%).

Também há o interesse em se ver um relaxamento nas regras para favorecer a entrada de novas tecnologias (74%) e motores barulhentos (73%) e potentes (72%). A maior parte dos fãs disse ter como segunda categoria em termos de preferência o Mundial de Endurance.

"Sim, a F1 está enfrentando desafios e pode ser melhorada. Mas vocês não acreditam que ela precisa de uma revolução e não querem que o show se torne artificial com medidas introduzidas simplesmente pensando no entretenimento. Em vez disso, querem as mesmas coisas que nós, pilotos: corridas puras entre os melhores pilotos nos melhores carros", declarou o presidente da GPDA, Alexander Wurz.

89% deseja uma F1 mais competitiva, 85% entendem que um novo público precisa ser atingido e 77% crê que os bastidores vem sendo importantes demais: o que acontece na pista deve ser o mais importante.


A respeito dos pilotos, Kimi Räikkönen foi escolhido como o mais popular do grid atual, seguido por Fernando Alonso e Jenson Button. O top-3 das equipes é formado por Ferrari, McLaren e Williams. Digno de nota, no entanto, que 80% não acompanham um piloto em específico, e menos de 10% torcem por uma equipe em especial. 

No ranking de todos os tempos, o top-3 de pilotos é formado por Ayrton Senna, Michael Schumacher e Alain Prost. E a década que teve os carros considerados os mais bonitos foi a de 2000. 

Ainda, foi criticada a mudança das corridas para a TV paga em diversos países. Mais da metade dos fãs que responderam ao questionário tem entre 25 e 44 anos, e mais de 75% acompanha os GPs há pelo menos dez anos. 25% tem a categoria como modalidade esportiva favorita. O Brasil foi o décimo país em termos de participação na pesquisa.

Fonte: Grande Prêmio 

O piloto mais popular atualmente?!


Pode não valer nada para efeito de títulos ou para as equipes, nem mesmo para ele (a gente sabe que ele não se importa... rsrsrs), mas vale para nós, os torcedores do Iceman. A gente sempre soube que ele era o mais querido, o mais popular, o carinho que ele recebe mundo afora é inacreditável, sempre falo sobre isto aqui no Octeto. Eu sei que não vai mudar nada dentro da pista, mas em meio a tantas críticas é bom saber disto.

E por que não estou surpresa com o resultado da pesquisa como um todo? Tudo o que imaginei que fosse ser escolhido foi, inclusive a ordem de pilotos mais populares: Kimi, Fernando e Jenson!!! #nossosoctetes...Desculpa aí!!!! #OctetoRules


E antes que venham reclamar que o Senna foi eleito o melhor porque foram os brasileiros que votaram e tal, leiam o texto todo. O Brasil foi apenas o décimo em participação na pesquisa. Acho que isto fala por si só!


Com relação às equipes, novidade zero também, todo mundo já sabia da ordem Ferrari, McLaren e Williams. E sobre a comparação do resultado de 2010 com o que os torcedores pensam hoje da categoria, concordo totalmente: cara, tecnológica e chata. 

Mas espero sinceramente que esta pesquisa dê um rumo para os pilotos e que eles possam atuar com mais força para ajudar a alavancar a popularidade e a parte técnica da categoria que é a maior do automobilismo, mas não pode viver só de passado, ela precisa abrir os olhos e se conectar com seu público.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!