Sobre Arrivabene, Kimi e o GP do Canadá

Chefe da Ferrari segura palavrões, se irrita com Räikkönen e deixa aviso: “Não é bom perder pódio”

A rodada de Kimi Räikkönen no GP do Canadá foi determinante para que a Ferrari deixasse de figurar no pódio pela primeira vez em 2015. Maurizio Arrivabene não gostou nada de ver seu piloto cometer o erro que proporcionou o terceiro lugar de Valtteri Bottas: “Não há desculpas, é um pódio jogado fora”. O finlandês se defendeu e culpou uma mudança no mapa de torque da Ferrari

O fim de semana do GP do Canadá terminou de forma um tanto frustrante para a Ferrari. Não por Sebastian Vettel, que fez bela corrida de recuperação após ter largado em 18º — enfrentou problemas no ERS no treino classificatório — e terminou em quinto lugar. Mas pela perda de um terceiro posto que parecia certo com Kimi Räikkönen. O finlandês, que estava atrás apenas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, rodou no hairpin pouco depois de ter feito seu pit-stop e foi superado por Valtteri Bottas, da Williams. Pela primeira vez em 2015 a Ferrari ficou de fora do pódio, o que provocou a ira de Maurizio Arrivabene, chefe da escuderia de Maranello, insatisfeito com o erro do piloto finlandês.

Quando perguntado pelo diário italiano ‘La Gazzetta dello Sport’ sobre o fim de semana no Circuito Gilles Villeneuve, Arrivabene foi direto. “Minha sensação? Deveria dizer uns palavrões, mas este não é o caso. Não há desculpas, este é um pódio jogado fora. Esperávamos progredir”, bradou o dirigente italiano.

“Sebastian fez uma grande corrida, devo dizer, mas isso não basta porque queremos alcançar a Mercedes, temos de ir para a frente. Os pódios podem parecer chatos, mas ficar de fora do pódio é pior. Isso não é bom”, emendou Arrivabene, que foi muito elogiado pelo próprio Kimi no mês passado.

Räikkönen disse que um problema no mapa do torque da sua SF15-T acabou causando a rodada no hairpin, que o fez perder 12s e o pódio para o compatriota Bottas. “Obviamente, isso é algo diferente do que vem acontecendo durante o ano, basicamente, do contrário não teria rodado. Não teve nada a ver com os pneus. Foi algo que tem a ver com os pit-stops, mapas, algo do tipo. É algo que nós saberemos agora, e provavelmente deveria ser mais esperto a respeito disso e ter conseguido evitar.” 

“Você pisa um pouco no pedal e tem uma enorme diferença no torque, não há nenhuma forma que eu poderia ter controlado mais. É uma coisa tola, mas aconteceu, temos de aprender com isso”, afirmou o nórdico, conformado. 

A respeito das atualizações providenciadas pela Ferrari para o fim de semana em Montreal, com mudanças no carro e também melhorias na unidade de força, Räikkönen ficou satisfeito. 

“Esperávamos por melhores resultados e melhor velocidade contra eles, mas acho que este circuito reflete a diferença se você está faltando em alguma coisa. Tenho certeza de que a atualização era boa e funcionou como o esperado, mas, obviamente, ainda temos de trabalhar duro e melhorar as coisas no geral. Estou certo de que, quando voltarmos para os circuitos normais, seremos mais fortes e então saberemos onde estão as diferenças”, disse. 

“Estávamos esperando por uma disputa um pouco mais próxima e um melhor resultado”, concluiu Räikkönen, que segue em quarto lugar no Mundial de Pilotos, com 72 pontos.

Fonte: Grande Prêmio

Já estou ciente desta declaração de Arrivabene desde ontem depois da corrida. Estava visitando os grupos de Kimi que participo e vendo a reação de surpresa das pessoas com as declarações do chefe ferrarista.

Só que ao contrário da maioria (que desde o começo não via Arrivabene pelo que ele realmente é) eu sabia desde o momento da rodada de Kimi que a reação dele seria assim, que ele aproveitaria a oportunidade para falar mal ao invés de tentar entender o que houve. Como ele vem fazendo há algum tempo, mas muita gente não queria ver.

Porém, o que o chefe da Ferrari não deveria se esquecer é que pilotos erram também e tenho certeza que ninguém se cobra mais pelo erro de ontem do que o próprio Kimi.

Mas enfim, Arrivabene só mostrou a cara mais um pouquinho. Nada que eu já não soubesse.

Infelizmente Kimi sabia muito bem como as pessoas eram na Ferrari quando aceitou voltar para lá e sabe o que vai acontecer? Ele não vai se importar com a forma como é tratado publicamente pelo seu chefe. Como tem feito desde que voltou para lá.

E isto é o que mais me machuca como sua torcedora. Vê-lo simplesmente não reagir a tudo isto. A verdade é que embora seja a coisa mais difícil para mim, eu preciso aprender a não me importar também, porque não vai melhorar. Toda corrida haverá algo para Arrivabene criticar, então eu preciso encontrar uma forma de simplesmente não me importar mais.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Anônimo disse…
realmente acho q este ano sera o ultimo de kimi na f1,fico tristte mais.....

estou ate agora sem entender aquela rodada,nem acreditei qto vi,se classificou bem,e tbem o q e mais impressionante largou bem,talves ele tenha tido algum problema.....
mais nao concordo com o q esse chefe ai disse,devia ter ficado queto....

bia
Micael disse…
Realmente não sei o que o Kimi estava pensando quando quis retornar pra essa tormenta.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!