Sobre Villeneuve, os fãs, as ultrapassagens e a F1

Villeneuve diz que pedir opinião dos fãs é perigoso e fala que carro de F1 especial “é o que ninguém consegue pilotar”

O campeão de 1997, Jacques Villeneuve, disse que muito da F1 moderna é baseado no que os fãs queriam e avaliou que o carro ideal é o que verdadeiramente desafia os pilotos

Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997, sente falta de uma F1 que seja “especial”.

Em meio à crise da F1, o canadense disse que a categoria precisa tomar cuidado na procura por um novo rumo. Ele disse que é perigoso seguir somente o desejo dos fãs e avaliou que é necessário ter um carro que seja verdadeiramente desafiador para os pilotos.

“É perigoso perguntar aos fãs o que eles querem, pois muito da F1 moderna é o que eles queriam. É óbvio que não funciona. Saber o que é necessário é difícil, não dá para vir com uma solução em cinco segundos”, afirmou Villeneuve à revista inglesa ‘Autosport’.

A declaração vem na sequência do lançamento de uma pesquisa de opinião da GPDA (associação dos pilotos) destinada aos fãs do Mundial. 

“Temos mais ultrapassagens do que nunca, mas as pessoas estão mais entediadas do que nunca. O que estamos sentindo falta é de uma F1 especial. A F1 deveria parar de tentar conquistar novos fãs e concentrar nos fãs que já tem”, argumentou. 

Para Villeneuve, o carro especial “é o que ninguém consegue pilotar”.

“Um carro que só dez podem pilotar decentemente e outros dez conseguem sobreviver nele. Como costumava ser. É um carro que é extremamente rápido. A F1 deve estar no limite de tudo”, comentou.

Fonte: Grande Prêmio

Eu concordo e discordo de Jacques. Na parte do carro, acho que ele está certo, é exatamente isto aí. Hoje, pilotar um F1 não é tão desafiador como era antigamente e olha que nem preciso ir muito além. Se compararmos com os anos 90 mesmo já veremos o quanto aqueles carros eram mais desafiadores do que os atuais. E os próprios pilotos falam que hoje é fácil pilotar estes carros.

Quanto aos fãs, acho sim que devemos ser ouvidos. Não queremos mudar tudo, mas queremos que algumas coisas sejam diferentes, algo mais interativo, a F1 precisa sim se envolver com quem a curte, sejam aqueles torcedores mais antigos ou os novos.

E discordo com relação às ultrapassagens. Eles podem até estar em maior número, mas são artificiais em sua maioria, causadas por um artifício tecnológico, como o DRS. Sem ele, estaríamos assistindo constantes GPs de Mônaco ou Hungria, provas onde ultrapassar é um milagre.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!