Sobre Kimi, treinos classificatórios e Arrivabene

Räikkönen admite que precisa aprimorar desempenho em classificação e vê pneus como ponto chave

Kimi Räikkönen admitiu que seu grande problema em 2015 vem sendo mesmo o ritmo de classificação. Até o momento na temporada, o finlandês não conseguiu superar o companheiro de Ferrari, Sebastian Vettel, em posição de grid. Para Räikkönen, o problema está na obtenção da melhor performance dos pneus

Depois de um corrida exaustiva em Mônaco neste domingo (14), Kimi Räikkönen admitiu que precisa urgentemente melhorar seu desempenho em ritmo de classificação. O finlandês perdeu para o companheiro de Ferrari, Sebastian Vettel, a disputa por posições no grid em todos os treinos decisivos da temporada. E sua melhor colocação de largada até o momento é o quatro posto no Bahrein.

"Obviamente, você precisa de tudo 100% certo para conseguir o melhor desempenho em classificação e fazer o carro trabalhar dentro da performance que ele já possui a maior parte do tempo", afirmou o campeão de 2007. "E esperamos conseguir fazer isso o mais rápido possível e tornar a vida mais fácil durante as corridas", completou.

"Como eu disse, temos de fazer um trabalho melhor no geral para garantir que os pneus funcionem como queremos e que tudo corra sem erros aos sábados. Tenho certeza de que vamos fazer um trabalho melhor, mas por alguma razão nós tivemos classificações muito ruins por algum tempo. Só espero mudar isso", acrescentou o nórdico de 35 anos. 

Diante desse cenário, Räikkönen ressaltou ainda que os pneus são a chave para um desempenho mais competitivo na hora de obter o melhor lugar no grid. "Temos de encontrar uma forma de trabalhar melhor isso, porque faz uma diferença enorme. Tudo é sobre a compreensão dos pneus. E temos de tirar proveito disso. Obviamente, nós melhoramos o carro, mas sabemos que há outros detalhes que precisam de atenção", explicou. 

"Neste momento, nós meio que sabemos quais são os problemas, mas não é tão fácil de encontrar as soluções. Se fosse fácil, todos fariam, é apenas uma daquelas coisas em que a solução está nos pequenos detalhes. Mas tenho certeza de que vamos chegar lá", encerrou Kimi. 

No GP de Mônaco, enquanto Vettel foi ao pódio com o segundo lugar, depois de ter largado em terceiro, Räikkönen terminou a prova em sexto, depois de sair na mesma posição. O finlandês passou boa parte da corrida lidando com uma disputa com Daniel Ricciardo, que acabou perdendo no fim.

Fonte: Grande Prêmio

Se existe uma pessoa que sabe o que está errado no seu desempenho, esta pessoa é Kimi Räikkönen. Ele pode ter muitos defeitos, mas nunca foi de jogar nos outros a responsabilidade que também é dele.

Desde que a F1 se tornou uma categoria com apenas um fornecedor de pneus (a partir de 2006), Räikkönen passou a ter mais dificuldades com os compostos porque ele costuma precisar de mais uma volta do que a maioria para aquecê-los de acordo com seu estilo de pilotagem. E da forma como as classificações são feitas atualmente não há tempo hábil para isto, por isto ele sofre nos treinos oficiais.

Na época da Lotus, quando os pneus aqueciam mais rápido, porque se desgastavam mais rápido, ele não teve tantos problemas como vem tendo desde que voltou para Ferrari.

Tenho certeza que ele se preocupa com isto e vai tentar resolver e por esta razão, esta declaração de Arrivabene ontem, após o GP de Mônaco me irrita: "Se eu tivesse que dar a ele alguma tarefa de casa, então ele teria que escrever 100 vezes "Eu tenho que melhorar no treino classificatório". (link aqui).


Não sei, sinceramente, como a maioria pesada dos torcedores de Kimi acha graça nesta frase. Está cheia de deboche e desrespeito com o cara que é campeão por eles. Um piloto que Arrivabene constantemente trata como um piloto incapaz de compreender as coisas sozinho. Ele trata Räikkönen como se o finlandês fosse burro. E isto me incomoda demais. Muito mesmo.


Espero sinceramente que Kimi esteja ciente do tipo venenoso de chefe que ele tem. Pior, venenoso e dissimulado, se fazendo de bonzinho. Ele não me engana. E vou parar por aqui, caso contrário vou me irritar mais do que já me irrito cada vez que lembro desta frase.


Beijinhos, Ludy

Comentários

Elaine Cristina disse…
Ontem eu falei pra umas meninas em um grupo e fui chamada de alienada,mas falei o seguinte,prefiro ver o Kimi longe da f1,aposentado de lá e curtindo a vida ,feliz do jeito que merece do que tendo que aguentar essas piadinhas,que sejam do chefe de equipe,de pessoas de tv,isso td me dói e mto!!
Pois é Elaine, estou contigo. No final a gente vai ver quem estava certo, nós ou os fãs que acham tudo isto muito normal.

bjs, Ludy
Mário Paz disse…
O fato do fornecedor único de pneu foi colocado com muita propriedade pela Ludy, e explica com bastante lógica a dificuldade de Kimi nas classificações desde então. A questão que fica pra mim é a seguinte, não seria possível se adaptar a essas condições de pneus que mudam a cada novo regulamento ? Será que os outros pilotos não lidaram melhor com este fator ? Não sei, não estou nem um pouco próximo à realidade de pilotar um F1 para responder essas questões, mas com certeza os torcedores gostariam que ele estivesse empenhado em superar esse problema.O fato é que isso, independentemente das gracinhas do sr Arrivabene, está causando um tremendo prejuízo nas corridas de Kimi, e demandaria proporcionalmente uma grande entega para superá-lo. Será que Kimi , até mesmo pelo seu ceticismo em relação ao circo da F1, estaria disposto à lutar por isso, mesmo na reta final de sua carreira? As vezes acho que Kimi já está um pouco cansado...
Cézar
Obrigada Cézar.
E tenho a mesma dúvida que você, até que ponto Kimi estaria disposto a superar esta dificuldade?
Eu tenho a impressão que apesar dele saber qual é o problema, não parece preocupado em superá-lo. Está tudo muito bom, tudo muito bem. O fato é que parece, infelizmente, que ele não está preocupado como deveria. Este é o problema de Kimi ser tão "I don't care", é uma atitude que o prejudica com companheiros de equipe como Alonso e Vettel por exemplo, campeões como ele e que sabem definitivamente como vencer.
Fora o lado de prejuízo nas corridas, que toda vez que larga lá para trás, tem que lutar mais durante as provas e ter cada vez menos chances de pódios ou vitórias porque ele não consegue se colocar no meio para tais conquistas.
Para encerrar, Kimi pode ser campeão este ano que a Ferrari não continua com ele, já está decidido muito antes do ano começar. Eles não o querem lá no futuro, a cada declaração de Arrivabene isto fica mais óbvio.
Toda esta situação me entristece demais. O último ano de Räikkönen na F1 e a sensação que tenho é a das piores possíveis.

bjs, Ludy
Eric Oliveira disse…
É foda toda essa situação, esse jeito "i don't care" do Kimi conquistou muitos fãs, mas também teve um grande preço a se pagar, Kimi foi contratado em 2007 para liderar a Ferrari, só que ele nunca se importou com isso, ele quer apenas um carro bom e competitivo, nunca bateu o pé quando foi preciso, nunca ligou pra política, é bem parecido com Hunt, mas diferente de Hunt, ele não suporta a mídia, e isso é praticamente um crime na F1, pois a mesma sobrevive de marketing!! foi campeão em 2007, em 2008, começou liderando o campeonato nas primeiras corridas, mas depois com algumas mudanças no carro e situações adversas ele ficou pra trás, e o jeito "i don't care" dele prevaleceu, e logo surgiram os boatos de está desmotivado, coisa que nós sabemos que ele nunca esteve, esse jeito dele sempre é confundido com "está desmotivado", coisa que nós fãs dele sabemos que não estar, em 2009, o carro foi mal nascido, e ele "i don't care", em 2014 a mesma coisa, o carro tava ruim, e ele em nenhum momento criticou a equipe, ou bateu o pé, Kimi é um dos campeões mais humildes que ja surgiram, junto com Button, ambos não mudaram nada depois que se tornaram campeões, diferentes de muitos, mas onde eu quero chegar com isso tudo?? é que esse jeito dele que nós conhecemos, apesar de ter conquistado uma legião de fãs, foi também seu pior "inimigo" na carreira, é por isso que a Ferrari fala essas coisas dele, e ele nem aí, porque ele não liga, e infelizmente as coisas na F1 não podem ser assim, Kimi ja foi um dos esportistas mais bem pagos do mundo, e tinha muita credibilidade e influência, e como ele não liga pra isso, isso passou, pois a Ferrari também fez questão de manchar a imagem dele, e ele pouco se manisfestou com relação a isso, ele nunca liga, por isso ele ta nessa situação hoje, nós sabemos que ele tem vontade de continuar, mas a Ferrari fica fazendo esse joguinho perante a mídia, e caso ele não renove o que é o mais provável, pode ter certeza que a mídia que ele não suporta vai ser muito mais cruel com ele, como ja foi ano passado, ele não liga, mas nós fãs ligamos e acabamos ficando chateados com isso, porque fã sempre liga, e infelizmente vai ser isso que vai acontecer. ( desculpa o super texto, apenas um desabafo, rsrs... ). bjão meninas.
Assino embaixo Eric. Perfeito. Seu texto/desabafo me representa. Em tudo. Especialmente quando você fala sobre nós, os fãs.

Bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!