F-E: Di Grassi vence em Berlin

Di Grassi vence bloqueio de Trulli na largada, desfila para vitória em Berlim e abre vantagem em cruzada com Piquet
Lucas Di Grassi demorou três curvas para vencer. Foi isso, três curvas. Quando Jarno Trulli espalhou e Di Grassi passou, ninguém mais representou perigo ao piloto da Audi ABT. Di Grassi abriu mais e mais, chegou a ter 13s de frente. Terminou a 7s5, mais que o suficiente para abrir na liderança do campeonato. Vitória inapelável de Di Grassi em meio a toda as cruzadas com Nelsinho Piquet para confirmar que é, de fato, o melhor piloto da temporada inaugural da F-E após oito corridas. Faltam três.

No aeroporto cheio de um espaço incomum na F-E, as primeiras curvas contaram com alguma ação. Jarno Trulli segurou o ímpeto de Lucas Di Grassi na primeira tentativa, dando a impressão de que ia formar um trem. Só que na cruva três, Trulli errou o contorno e perdeu a liderança para Di Grassi.

Outro que atravessou foi Daniel Abt, esse rodou na curva dois e caiu para o fim da fila. Ainda deu sorte de ter saído ileso, já que quase todo mundo teve de desviar dele.

Lá pelo meio da fila, Nelsinho Piquet começava a recuperar posições. Com o FanBoost ainda há usar dusa vezes, o brasileiro largou bem e entrou no top-10.

Trulli, apesar de conseguir ser rápido em uma volta não era capaz de se manter entre os primeiros. Em oito voltas o italiano já estava fora da zona de pontuação. Um pouco mais estranho: o companheiro, Vitantonio Liuzzi, parecia lavar a alma. Após três corridas de total sofrimento, era quinto colocado.

D'Ambrosio não parecia muito intimidado que na sua frente tinha Sébastien Buemi. A perseguição tinha bons momentos, com o belga da Dragon chegando bem perto da traseira do suíço em vários momentos.

Enquanto D'Ambrosio e Buemi promoviam uma briga pesada pelo segundo lugar, Di Grassi ia abrindo com vontade na frente. Na 15ª volta a diferença era de 12s126.

Quando chegou a 17ª, todos os pilotos na pista que ainda não tinham parado - apenas Trulli e Stéphane Sarrazin já tinham trocado de carros - precisavam ir aos boxes urgentemente à excessão de Piquet, sempre excepcional no gerenciamento da energia elétrica. Mas preocupado em controlar, Piquet foi passado de uma vez por Jean-Éric Vergne, Sam Bird e António Félix da Costa, que foram aos boxes.

O brasileiro da China ficou na pista e chegou a andar uma volta na ponta antes de parar. Quando voltou, no entanto, a estratégia não se mostrou muito efetiva. Voltou na oitava posição, atrás de Félix da Costa.

Buemi não teve um bom pit-stop. Voltou em quarto, atrás de D'Ambrosio e de Heidfeld, que logo passou. O suíço se adiantou e Nick ficou com a pressão de Duval para ter de cuidar.

Sem ter de se preocupar com gerenciar energia elétrica na segunda parte da corrida, logo Nelsinho acelerou bem e marcou a volta mais rápida da prova em 1min24s435.

As duas Amlin Aguri ganharam de presente uma punição por terem feito pit-stop abaixo do tempo mínimo. Péssimo gerenciamento num momento em que a equipe parece cada vez mais ganhar corpo.

Mais na frente, Duval continuava a pressionar Heidfeld, até que na volta 25 conseguiu, enfim, passar o alemão. Melhor corrida do piloto Audi no WEC na temporada da F-E.

Piquet foi ao ataque. Pulou com FanBoost para passar inapelavelmente Sarrazin e logo chegar a Heidfeld. Não foi o alemão que conseguiu segurar, a as duas Venturi ficaram para trás a quatro voltas do fim da prova.

Duas voltas para o fim, e Piquet tinha 0s8 de desvantagem para Duval.

Na 15ª colocação, Bruno Senna ainda recebeu um drive-through.

Fonte: Grande Prêmio


Não é fácil a vida de Trulli e sua equipe na F-E, mas já é legal ver que ele pode acertar boas voltas e largar na frente. O vídeo com os melhores momentos ainda não foi liberado no Canal da categoria. Assim que tiver, posto aqui.

by lu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!