Virando hábito

Räikkönen revela decepção com queda de rendimento na classificação em Xangai: “Parece estar virando um hábito”

Em sua última tentativa de volta rápida, o piloto da Ferrari não conseguiu completar o primeiro trecho do circuito de Xangai da melhor forma e acabou perdendo tempo. Sexto colocado, Kimi Räikkönen vai largar três posições atrás de Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe

Kimi Räikkönen tinha todas as condições de garantir ao menos um lugar na segunda fila do grid de largada do GP da China no treino classificatório deste sábado (11). Guiando uma Ferrari cada vez mais ameaçadora ao domínio da Mercedes, o finlandês, no entanto, não conseguiu igualar o desempenho de Sebastian Vettel, dono do terceiro melhor tempo do dia, e obteve apenas a sexta marca mais rápida da sessão realizada no circuito de Xangai. Decepcionado por não conseguir, pela segunda vez seguida, tirar o melhor desempenho da SF15-T, Räikkönen chegou até mesmo a falar que sua queda de rendimento em classificações está virando um hábito.

Em entrevista coletiva logo após a definição do grid na China, Kimi explicou o que aconteceu para ter completado sua melhor volta 0s6 mais lento em relação a Sebastian Vettel. “O quanto foi difícil fazer as três primeiras curvas na última volta. Perdi muito tempo na curva 3, basicamente, e fiquei um pouco surpreso com isso. O carro vinha se comportando bem e, na minha última tentativa, por algum motivo, não foi tão fácil lá”, lamentou.

“Obviamente que estava diferente de ontem, mas não sei o que aconteceu. Perdi muito tempo de uma curva para a seguinte. Talvez seja minha culpa. Talvez apenas aconteceu. Mas, de qualquer maneira, é decepcionante. Não é um desastre completo, mas isso parece estar virando um hábito. Preferiria me livrar disso”, emendou o dono do carro #7.

De olho na prova deste domingo, Räikkönen acredita que a Ferrari poderá proporcionar um bom ritmo, como aconteceu em Sepang, quando o piloto teve de partir praticamente do fim do pelotão depois de ter um pneu furado no início do GP da Malásia para cruzar a linha de chegada em quarto. 

“Para a corrida, temos um bom carro. Ele tem se comportado bem durante todo o fim de semana. Hoje não foi o ideal com o último jogo de pneus, mas vamos fazer o nosso melhor para amanhã e ver onde vamos terminar”, concluiu o sexto colocado do grid em Xangai.

Fonte: Grande Prêmio

Beijinhos, Ludy

Comentários

Sandro disse…
Sou super fã de Kimi desde de 2003. Até o meio de 2008 ele era o melhor piloto do grid, porém parece que falta um objetivo maior para ele desde que ganhou o título de 2007. É como não houvesse nada mais a conquistar, a provar... Tem finais de semana em que ele está perfeito, mas na maioria ele está na vibe "Shit happens" e aceita com muita passividade que "não deu" e começa a pensar na próxima corrida mesmo antes da atual acabar. Falta ambição ao Ice Man, pq talento natural é o que ele mais tem. Mas se Kimi já mudou seus objetivos na F1 desde que se tornou campeão, talvez esteja na hora de eu como fã mudar minhas expectativas com ele e aceitar que o melhor já passou e que o que vier é lucro. Tanto talento desperdiçado, mas o talento é dele e se ele acha que assim está bom, como fã fico feliz por ele.

Abraço
"Mas se Kimi já mudou seus objetivos na F1 desde que se tornou campeão, talvez esteja na hora de eu como fã mudar minhas expectativas com ele e aceitar que o melhor já passou e que o que vier é lucro. Tanto talento desperdiçado, mas o talento é dele e se ele acha que assim está bom, como fã fico feliz por ele."

Sandro, a parte acima é EXATAMENTE como venho me sentindo desde que ele voltou para a Ferrari.

A verdade é que a passividade de Räikkönen me deixa desapontada, ele tem talento, mas a forma como age faz parecer que ele é um qualquer. E isto de verdade, como fã, me entristece, porque nós bem sabemos o quão fodástico ele é.

Ainda bem que não estou sozinha no meu pensamento.

bjs, Ludy
bryan disse…
O problema de Kimi sempre foi na volta lançada. Ele passou a ter mais dificuldade depois da saída de Michelin e Bridgestone. No ritmo de corrida ele ainda tem um ótimo desempenho. Mas as pistas e regras atuais penalizam quem sai de trás... Como ele mesmo diz : difícil explicar.. campeão tambem tem que ter estrela e vontade de vencer !
Mário Paz disse…
O comentário do Sandro foi bem semelhante ao que publiquei aqui mesmo no octeto entre o final da temporada passada e o início desta. Mas, sei lá, me deu a impressão que dessa vez Kimi parece realmente aborrecido pelas constantes falhas na classificação, como que reconhecendo sua fraqueza neste aspecto.Já cheguei a pensar que isso era devido à falta de concentração, mas hoje nos comentários dele senti uma certa "confissão de culpa". Taí, pilotos de fórmula 1 nunca tiveram a humildade como virtude, mas hoje senti pena do Kimi...
Cézar, Porto Alegre
Pois é Cézar, eu também senti isto. Lendo a matéria que publiquei já tinha tido esta impressão e apesar de saber que Kimi não tem problemas em admitir os erros dele, fiquei surpresa com o "talvez seja minha culpa" como ele disse.
Fiquei com pena também e por isto me abstive de fazer comentários, pois como não vejo mais os treinos (trabalho cedo aos sábados) não posso criticar com propriedade.

A verdade é que acho que tudo o que comentamos aqui é um pouco do que vem acontecendo com Kimi. O fato de um objetivo maior (como mencionou o Sandro), a questão dos pneus (como Bryan comentou) e agora o seu, com relação ao aborrecimento, a admissão de culpa.

Eu fico desapontada e entristecida, como falei acima, porque eu (assim como vocês) sei o que Kimi é capaz de fazer. É frustrante demais vê-lo sempre ter um problema, ser atrapalhado por alguém ou como hoje, o ver até mesmo derrotado por si próprio, ao mencionar a culpa.

Só queríamos que as coisas dessem certo para variar um pouco, mas parece que o universo conspira contra desde o dia em que ele pisou na Ferrari.

bjs, Ludy
Carlos disse…
Kimi, chega. Já tomou uma naba gigante ano passado, agora chega um novato na equipe que já ganhou uma prova e você...nada. Tá na hora de pegar os seus mais de 200 milhoes de euros que ganhou na sua carreira e fazer, sei lá, prova de barco vestido de gorilla. Ganha mais.
Eric Oliveira disse…
É impressionante como é a coisa mais rara que existe na Terra, o Kimi ter uma volta lançada boa logo de cara, isso não é algo exclusivo da classificação que de fato ja tem virado um hábito, mas é um hábito antigo, exclusivamente desde que voltou pra F1 com os Pneus pirelli, mesmo nos treinos livres a primeira volta rápida dele NUNCA é boa, nunca mesmo, quando eu vi que a Ferrari ia fazer só uma volta rápida, ja fiquei preocupado... porque desde que a temporada começou, ou mesmo ano passado, os companheiros do Kimi sempre fazem uma volta boa de cara, e ele tem que dar mais uma, ou troca pra um novo set de pneus, isso não é algo que começou na Ferrari, na Lotus com o Grosjean o mesmo acontecia, Kimi sempre teve dificuldades em aquecer os pneus, o estilo de pilotagem dele desde que passou pra Pirelli se tornou muito conservador, por isso que ele se adaptou tão bem aos pneus de 2013, pois os mesmos eram mais frágeis e aqueciam bem mais rápidos, casou perfeitamente com o estilo do finlandês, só foi mudar de novo pros pneus de 2012 que o Grosjean começou a encostar no Kimi e começou a supera-lo em algumas classificações, ou seja, no final das contas o problema do Kimi é o estilo de pilotagem dele que não se adapta a esses pneus, ele tem que dar um jeito de trabalhar isso, se não vai levar outra surra, e ainda digo mais, até agora ainda não tivemos corrida com chuva, tenho pra mim que a situação vai ser pior quando tiver uma situação no molhado, pra nós que somos fãs é foda ver isso, Kimi tem condições de bater o Vettel, mas ele tem que fazer por onde, ele finalmente tem um carro bom, que pode proporcionar alguns pódios e dependendo da situação da corrida pode rolar vitória, mas ficar andando atrás do Vettel vendo o alemão conquistar mais e mais a equipe é tenso.
Perfeito o seu comentário Eric. Perfeito! Concordo com cada ponto e cada vírgula.

bjs

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!