Octeto Entrevista - Eric Oliveira

Olá gente! Mês passado foi uma correria tão grande que não deu tempo de fazer o Octeto Entrevista de outubro, mas cá estamos nós, final de novembro e sim, com o entrevistado da vez, nosso leitor e torcedor de Kimi Räikkönen, o paraense Eric Oliveria.

O papo com ele está bem bacana. Convido todos a lerem! Vocês vão curtir!

Eric, nosso entrevista da vez

1. Eric, conte-nos um pouco sobre sua vida. O que faz, de onde é. 
Fala galera, me chamo Eric Souza de Oliveira, tenho 23 anos, estou cursando o 5º semestre de contabilidade e sou da cidade das mangueiras, minha amada Belém do Pará, rsrs... Sou um cara muito tranqüilo, não muito normal rsrs... Mas é na medida certa!! Sincero e amigo. Sou meio viciado em games, tá bom... um pouco mais do que meio!! Rsrs... Adoro curtir balada com a minha galera, mas também curto muito ficar em casa, escuto música pra relaxar(sou totalmente eclético), acredito que música dependa muito do momento, e quem me conhece sabe, adoro dormir, tipo muito mesmo!!!hahaha... Basicamente é isso. ^^ 

2. Qual foi o momento que você percebeu que a F-1 era parte da sua vida? 
Bem, eu acompanho a F1 desde 1996 e o mais curioso é que ninguém na minha família gosta, ninguém me apresentou, até porque não vi o Senna correr e quando ele faleceu eu tinha apenas 3 anos, creio que essa paixão nasceu por si só dentro de mim e o mais engraçado é que alguns familiares me perguntam por quê? Eu sinceramente não sei responder!! Quando comecei a assistir tinha apenas 5 anos, não entendia nada, mas ficava fascinado em ver os carros dando voltas e mais voltas, e falava que queria ser piloto de F1, óbvio que todos me enganavam né? Diziam que um dia me colocariam no Kart, e eu ficava todo iludido com isso, rsrs... Mas enfim... Passado esse trauma eu percebi que não conseguia ficar sem assistir, e que quando eu perdia algum GP eu ficava de péssimo humor, hoje já não fico tanto porque tem como rever as corridas na internet, em canais fechados, apesar de não ser a mesma coisa, mas já é alguma coisa, já alivia meu humor de alguma forma!! Rsrs. 

3. Você é torcedor de Kimi Räikkönen. Por que o Iceman? 
Vou logo ser sincero e dizer que quando o Kimi entrou na F1 eu não gostava dele nenhum pouco, era fã do Jacques, e impressionante, toda vez que esses dois duelavam o Ice sempre ganhava e isso me deixava com muita raiva, rsrs... Mas aí em 2005 com Montoya na McLaren, o Finlandês começou a me chamar atenção, comecei a olhar mais as corridas dele, e aos poucos ele começou a ganhar minha torcida, até porque começou a disputar o título, e como aquele ano foi sofrido, só nós que somos fã do Ice sabemos, quantas corridas de recuperação ele fez? E sem dúvida isso me firmou mais como fã dele, ver aquela persistência que não tinha fim, a corrida de Suzuka eu me lembro como se fosse ontem, foi à corrida mais incrível que já vi!! INESQUECÍVEL. 

4. A participação feminina nas pistas ainda é tímida, mas fora delas vem crescendo. O que você acha desta visão feminina sobre o esporte? 
Acho essencial, hoje a mulher tem conquistado seu espaço em praticamente todos os meios, além de vocês do Octeto, conheço outras mulheres que entendem muito mais de F1 do que muitos homens que opinam no meio, mas só falam besteiras. Não me entendam mal, não estou querendo dizer que o homem deveria saber mais por ser homem, apenas que antigamente o esporte era tido como exclusivo para o público masculino, e hoje as mulheres mostram que isso independe de gênero e que podem ser superiores no assunto sim!! Basta terem interesse, lógico que ainda existe preconceito, mas acredito que daqui a algum tempo isso acabe, a prova disso é que hoje temos até chefe de equipe mulher. 

5. Qual a sua opinião sobre o futuro dos pilotos brasileiros na F-1? 
Bem, nós sabemos que a CBA é uma droga e por conta disso creio que um dia, ficaremos sem pilotos brasileiros no meio, não há investimento por parte deles, e se os jovens pilotos não correm atrás do sonho de chegarem na F1, dificilmente vai cair do céu, hoje na F1 infelizmente apenas o dinheiro fala, além do Nars que está por chegar, só escuto falar do Pietro Fittipaldi, ou seja, tu tens que ser muito rico e se puder ter um sobrenome tradicional do meio pra ter chance de conseguir uma vaga. 

6. Qual análise você pode fazer da temporada 2014? Quem foi o seu destaque e quem você vê como uma decepção? 
A temporada de 2014 pra mim foi uma das mais chatas e mais sem graça dos últimos anos, qualquer supremacia deixa o esporte chato, teve bons momentos, como o duelo entre Lewis e o Nico no Bahrein, foi espetacular, tirando isso tiveram raros momentos de emoção, mesmo com as vitórias do Ricciardo, que pra mim foi o destaque desse ano junto com o Bottas, os dois guiaram muito, algo que eu não esperava, e a meu ver o Ricciardo só ganhou corridas em situações que a Mercedes teve algum problema, não desmerecendo as vitórias dele, pois sorte também faz parte do esporte, mas em situação normal seria muito difícil. E a decepção infelizmente foi o Kimi junto com a Ferrari, apesar de ser fã dele tenho que ser sincero, além de todos os problemas que teve e situações adversas, poderia ter puxado mais a orelha da Ferrari pra lhe dar um carro decente, mas isso de forma alguma muda a minha torcida pelo Ice, mas fã tem que saber admitir quando o ídolo vacila e esse ano ele vacilou em alguns momentos, já a Ferrari mesmo lixo de sempre, nada muda, saudades Jean Todt. 


7. Este ano Kimi teve uma temporada ruim. O que você espera para o Mundial de 2015? 
Eras, essa é difícil, mas bem... Torço, rezo, macumba, sacrifícios, voodoo, simpatias!! Tudo já tá pronto!! Mentira, só zueira... hahahah... mas de verdade torço que as coisas sejam diferentes no ano que vem, que por algum milagre divino a Ferrari acerte a mão e faça alguma coisa decente, até porque o carro de 2015 está sendo feito pro estilo do Ice, mas sinceramente acho muuuuito difícil, pela regra de congelamento dos motores só poderem ser mudados de novo em 2017, e vimos nessa temporada o quão superior era o motor Mercedes em relação aos demais, então acho que não mudará muita coisa, espero que a Ferrari crie vergonha na cara e de igualdade pros 2 pilotos, pelo bem do esporte, apesar disso ser difícil pelo histórico que a equipe tem. 

8. No Brasil ao falarmos de automobilismo, especialmente de F-1, há muito preconceito quando o torcedor revela sua admiração por um piloto estrangeiro e não um nacional. Como você vê esta situação? 
Realmente, mas eu simplesmente ignoro a situação, primeiramente a maioria das pessoas que critica à torcida por pilotos estrangeiros raramente entende de F1 ou entende pouco, e os que entendem quando me criticam eu apenas respondo ‘’ Não torço pra piloto bundão ’’, o Brasil já não tá bem servido de bons pilotos há muito tempo e ainda tem Galvão e companhia torcendo daquela maneira ridícula que já conhecemos, aí que não consigo mesmo!! Rsrsrs... 

9. Além da categoria máxima do automobilismo, você acompanha alguma outra? 
Sim, acompanho a Indy sempre que posso, torço pelo Scott Dixon e também pelo Montoya já que ele regressou!! Rsrs... E vou ser sincero, jamais imaginei que se o Montoya voltasse seria pela Penske, pra mim voltaria pela Chip Ganassi equipe pelo qual ele foi campeão, mas enfim... O bom é que ta de volta!! Rsrs... 

10. Antes do Iceman, você torcia por outros octetes, Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya certo? 
Exato, primeiro foi pelo Jacques em 1996, gostava da dupla Jacques e Hill, mas em 2001 ele não participou da temporada e foi justamente no ano que o Montoya foi contratado pela Williams, e já conhecia o Colombiano da Indy ( época que passava no SBT ainda, velha guarda rsrs...) e me lembro muito bem dos duelos Montoya x Gil de Ferran!! Creio que a Indy foi a única categoria em que torci por um brasileiro, mas continuando... Com Montoya na Williams a equipe deu um grande salto depois de ter algumas temporadas pífias, e em 2005 ele foi pra McLaren, ai o resto vocês já sabem rsrs. 

11. Agora um momento para elogiar as mulheres que frequentam os paddocks da F1: monte o seu top five das F1 Ladies mais sexy. 
1. Nicole Scherzinger 
2. Susie Wolff 
3. Jessica Michibata 
4. Vivian Sibold 
5. Minttu Virtanen (às vezes a acho bonita, às vezes não... , mas enfim rsrs) 

12. Como você conheceu o Octeto Racing Team? 
Ah foi através do meu amigo e Corinthiano José Renato, ele já tinha me indicado vocês em 2007 e 2008, mas abri a página e vi muitas postagens em inglês, então naquela época não tive interesse no blog já que meu inglês é deplorável, também não tinha entendido a proposta do blog!rsrs... Mas aí em 2012 na volta do Kimi à F1, aquela ansiedade de ver o Ice de volta em um cockpit de novo, procurava noticias feito doido, aí o Google me indicou vocês, e cá estou eu indo para o terceiro ano seguindo o blog. ^^ 

13. Somos personalidades diferentes aqui no Octeto. Juntas, personalizamos o blog. Como você enxerga cada uma das “diretoras da equipe” mais louca do mundo do automobilismo? 
Ih agora o bicho pegou, peço ajuda pras cartas!! Hahahaha... A Lu tem um humor sarcástico que me espoco de rir principalmente nos podcasts e no facebook, já as irmãs Coimbra me passam a impressão de serem bem tranquilas até certo ponto, não pise no calo delas que o negócio não vai prestar hahah... cada uma das 3 defende com unhas e dentes os seus octetes, e isso eu acho muito bacana!! ^^ 

14. Se você fosse chefe de uma equipe de Fórmula 1 e pudesse contratar dois pilotos que fazem parte do Octeto Racing Team, qual seria a sua dupla e por quê? 
Kimi Räikkönen e Jenson Button, pra mim os dois seriam uma dupla excelente livre de qualquer problema, ambos são muito leais em disputa de posição, então caso se encontrassem na pista eu não ficaria 100% calmo porque acho que isso seria impossível!! Hahahah... Mas confiaria nos 2!! Já fora das pistas acho que teriam menos problema ainda, nenhum dos dois tem histórico de declarações polêmicas ou alfinetadas, seria perfeito. Rsrs... 

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua maneira de ver a F-1? 
Bom, o blog meio que ampliou minha visão dentro da F1, creio que meu senso crítico tenha ficado mais dinâmico, pelo fato de ter inúmeras opiniões diferentes, e por trazer notícias que antes eu não prestava atenção, gosto muito do blog, já falei isso pra vocês e admiro a forma como vocês trabalham, então é isso. Rsrs... 

********

Eric, adorei sua entrevista. Foi muito bacana e agradeço demais pelo carinho com o blog, com a gente, pelos papos via mensagem no Face durante toda temporada para analisarmos o desempenho deKimi em 2014. Aliás, assino embaixo tudo o que você falou sobre este ano dele na Ferrari! ;)

Bom galerinha, espero que tenham gostado. 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Eric Oliveira disse…
Opa, eu que agradeço Ludy, foi uma prazer enorme participar dessa entrevista!! foi muito legal mesmo!! ^^ bjão meninas!!
É sempre bom encontrar fãs do Kimi em qualquer parte do mundo pois por mais que nunca tenhamos nos falado se quer sempre tem algum ponto em que se assemelha com o porque vc é fã dele :)
Parabéns Eric excelentes escolhas :).


Nay
Eric Oliveira disse…
Obrigado Nay!! Kimi é o cara, é aquele tipo de piloto que aparece de tempos em tempos na F1!! Assim como foi Hunt, o Piquet também tem alguns pontos parecidos com o Kimi!! são os tipos de pilotos que eu admiro por não ligarem pra nada, só querem correr e dane-se o mundo. ^^

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!