Lewis vence corrida e título em Abu Dhabi
Nos primeiros metros Lewis tomou a liderança ao largar melhor que Nico. O alemão teve problemas com a embreagem e perdeu tempo e a primeira posição e praticamente todas as chances de lutar.
A prova, como o esperado da pista tida como a com menor índice de ultrapassagens da temporada, se manteve bem morna até a metade quando alguns problemas técnicos em algum carros trouxeram novos ventos.
Enquanto Lewis dominava lá na frente, a Mercedes de Rosberg, que já não vinha bem desde o inicio, apresentou novas falhas no DRS ocasionando a perda de potencia. Primeiro foi ultrapassado pela Williams de Massa e na sequência Ricciardo, Bottas e outros pilotos. O alemão, com o vice-campeonato garantido, viu com desespero seu carro se deteriorar pela pista sem velocidade, mas sem desistir.
Nesse meio tempo, Maldonado teve um motor estourado e estacionou na área de escape com a Lotus em chamas. Pânico na Lotus? Só se foi de rir. Quando a câmera focou os box os mecânicos gargalhavam. Não se sabe se pelo motor ou por Maldonado.
Massa, com a Williams, aproveitou da boa estratégia e da oportunidade que se apresentou quando uma das Mercedes quebrou e pode ensaiar uma caçada a Hamilton pela vitória, mas não deu. Nem com todo o esforço da narração na tv.
No final, faltando quatro voltas, Nico deveria abandonar, foi chamado pela Mercedes pelo rádio e respondeu sem pensar "eu prefiro ir até o final" . Piloto de fibra que não precisa de um psicólogo de plantão caso perdesse o título.
Naquela que pode ter sido a ultima corrida da carreira de JB, o inglês termina em quinto e soma uns pontinhos dignos. Ainda entre os Octetes, Vettel foi o oitavo e se despede da Red Bull enquanto Alonso em nono se despede da Ferrari e Kimi que segue no time italiano fechou o pelotão "pontuante"em décimo.
Assim, Lewis venceu com tranquilidade. Teve bandeirinha na Inglaterra no final e Príncipe Harry no rádio dando os parabéns. Foi um ano bem disputado, foi um ano bom, mas ano que vem vai ser melhor ainda. Ano de aprendizado para todos em especial Nico que nunca havia disputado título na F1. Bora para 2015!
By Lu
Comentários
mas o q o Rosberg fez hj, muito piloto campeão do mundo não fez nem metade. o cara é como o jenson, chega a ser bom demais p a F1.
sem comentarios sobre o hamilton c mesmo nº de titulos q alonso.
q venha 2015!
O Rosberg é um ótimo piloto, no nível do Vettel, talvez. Mas Hamilton e Alonso são os melhores da F-1 neste momento, e exatamente nessa ordem que escrevi.
Um abraço.
Miguel
Parabéns para Mercedes mostrando a competência do seu planejamento. E também parabéns para Red Bull e a Williams. Parabéns para as torcidas nestas três grandes equipes que torceram muito.
Com problemas no carro ninguém ganha nada. Simples. E problemas acontecem com todos.
by Lu
O melhor é que o próprio piloto por quem torcem dementem vocês. No final da corrida ao receber o pedidos de desculpas ele mesmo admitiu: não faria diferença nenhuma.
Rosberg fez um excelente campeonato, mas o outro foi melhor. A pilotagem e os números não mentem.