Hora de rever a superlicença

Após escolha de Verstappen pela Toro Rosso, FIA vai rever regulamentações da superlicença

As discussões suscitadas com força após o acerto de Max Verstappen com a Toro Rosso deverão desembocar numa mudança na legislação da FIA com relação ao direito à superlicença. Aos 16 anos, Verstappen vai sair direto da F3 Europeia para a F1, pulando etapas como a World Series, a GP3 e a GP2.

Enquanto para alguns pilotos a facilidade de receber a superlicença é latente, para outros as coisas são bem mais complicadas. Roberto Merhi, campeão da F3 Europeia em 2011, apesar de ter guiado pela Caterham num treino livre em Monza, não se aplica automaticamente para a licença especial, graças às particularidades da regra atual.

O órgão máximo do automobilismo mundial confirmou, num comunicado oficial, que ocorreram conversas sobre a mudança durante o final de semana do GP da Itália.

"A FIA recebeu um pedido para rever as condições e qualificações necessárias para ceder a superlicença, em consulta com todas as partes envolvidas. Uma proposta será apresentada ao Conselho Mundial em dezembro para implementação em 2016", disse o comunicado.

 O diretor-esportivo da McLaren, Éric Boullier, é a favor das mudanças. Para ele, uma nova leva de categorias que foi criada nos últimos anos torna todo o sistema de desenvolvimento no caminho para a F1 algo muito mais "confuso".

"Existem problemas diferentes. Um deles, econômico. Alguns times estão vendendo lugar na sexta de manhã para pilotos que não estão em acordo com as regras da superlicença. O outro problema é que várias categorias apareceram nos últimos anos, nem todas são um caminho claro para a F1", disse o francês.

"Se olhar o futebol, você tem sua divisão de base, e então vai para a terceira divisão, segunda divisão e primeira divisão. Aqui, temos uma sequência diferente, confusa para os pilotos. Então, a superlicença precisa ser atualizada. Algumas categorias desapareceram, outras ainda vivem, e o nível delas varia muito", seguiu.


Verstappen irá estrear como o piloto mais novo da história da F1, pela mesma Toro Rosso que assinou com Daniil Kvyat, aos 19 anos, para a temporada 2013.
(Fonte: Grande Prêmio)

***

Olha... a F1 está TODA uma completa bagunça, e enquanto isso o Sr. Presidente... Oops, quero dizer, a FIA tem algum presidente?!

Bjuss, Tati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!