F1 2014 - 12 Belgian GP - Is 17 too young for F1?


Desde que Helmut Marko anunciou que a Toro Rosso terá Max Verstappen (hoje com 16 anos e disputando a F3 Euro) para a temporada de 2015 no lugar de Jean-Éric Vergne, muito buxixo tem rolado pelo meio do automobilismo. 

A divisão é clara: há quem seja contra e há que seja a favor. Eu sinceramente acho que 17 anos (que ele terá quando a temporada que vem começar) é uma idade muito precoce para um piloto chegar à F1. 

Não conheço o talento de Verstappen então nem vou entrar neste mérito, o que eu discuto aqui é a idade. Não acredito que com tão pouca idade ele esteja preparado psicologicamente para o que enfrentará na F1.

E quando eu digo na F1 é porque todos nós sabemos que por lá as coisas não são como nas outras categorias. Tudo é elevado à milionésima potência. Não há espaço para erros. A pressão vem de todos os lados, do patrocinador, da equipe, da torcida, dos chefes, do Bernie e é claro, deles mesmos.

Conforme vocês puderam ver, no vídeo acima os jornalistas Ted Kravitz e David Croft discutem exatamente isto. Embora eu concorde com Ted quando ele diz que hoje, pilotar um F1 nem é tão difícil e exigente assim, estou mais para o lado de David, que é de opinião contrária à chegada de um piloto com tão pouca idade e experiência àquela que é considerada a maior categoria de automobilismo mundial.

Ah, mas e o Kimi, Ludy?! Não, Kimi pode ter tido pouca experiência (assim como Max tem) quando chegou à categoria em 2001, mas tinha 21 anos (faria 22 naquele ano) e definitivamente 4 anos de diferença entre as idades carrega uma tonelada de experiência especialmente na parte psicológica, que para mim, é onde está o problema em se aceitar meninos tão jovens assim.

Enfim, como disse antes, não julgo o talento de Verstappen porque não o acompanho. Ao final de 2015 ele pode muito bem mostrar que as preocupações discutidas por quem achou exagerada sua chegada com tão pouca idade tenham sido em vão. Mas o contrário também pode acontecer, e ele em tão precoce idade poderá ver o fim de sua chance na F1. O tempo dirá.

E você, o que acha da polêmica da idade?

Beijinhos, Ludy

Comentários

Não concordo! Sou contra, mesmo com ou sem talento, 17 anos é muito novo!

E como disseram, aidna podem queimá-lo para sempre na F1!

Bjuss, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!