Semana Fernando Alonso 2014 - Dia 4: Por Julie Brandão


 Por Julie Brandão

  
                          

Querido Fernando Alonso:

Apesar de não lhe conhecer pessoalmente, gostaria que você soubesse um pouquinho a meu respeito. Sou uma de suas inúmeras fãs ao redor do mundo que se encantou pelo seu jeito e sua trajetória na Fórmula Um. Meu nome é Juliana, conhecida por muitos por Julie, sou brasileira e fã de automobilismo desde a época de Piquet e Senna. Há exatamente 12 temporadas acompanho sua carreira, e uma coisa é certa: a cada dia que passa, eu lhe admiro mais, e agradeço sempre o dia em que você, naquele carro azul da Renault, chamou a minha atenção e mudou a minha maneira de torcer para sempre!

Lembro-me como se fosse hoje. O ano era 2003 e foi uma obra do acaso. Devido a uma festa chata, voltei mais cedo para casa, e enquanto removia a maquiagem, espiava o treino do GP da Malásia, que por causa do fuso horário, passava de madrugada. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a sua ousadia em conquistar, assim de imediato, a pole position. Lembro até hoje do tempo: 1’37.044! Lembro de seu rosto jovem, ainda de menino, com um sorriso encantador, mas com uma garra de um veterano, que logo de cara conseguiu impor seu estilo. A curiosidade era tanta que, após o treino, lá fui eu “baixar o seu currículo” na Internet, para saber mais um pouco a respeito de você, o menino voador.

Naquela época, você deve lembrar bem, estávamos em plena era Schumacher, e eu não estava lá muito empolgada com a temporada. Aliás, nada me encantava mais na Fórmula Um. E não era por causa da morte do Senna, porque Jacques Villeneuve já tinha se incumbido da missão de me resgatar para a F-1. Mas os anjos do automobilismo enviaram você com a missão de resgatar meu coração de torcedora, há tanto tempo em standby, que só com esse primeiro momento, voltou a pulsar enlouquecidamente rápido!

O que era curiosidade no começo, no decorrer da temporada foi se transformando em admiração e euforia. A cada corrida, uma nova descoberta, com você me presenteando com momentos mágicos, e o primeiro “prêmio” logo veio com a sua primeira vitória nesse mesmo ano, lá na Hungria. Pronto. O meu coração de torcedora fora reprogramado para essa jornada eletrizante com prazo de duração para a eternidade! Porque, sim, Fernando, a minha admiração e torcida por você é para sempre, e eu não quero jamais me desfazer desse sentimento bom que tem me feito feliz por todos esses anos! A minha torcida por você é uma espécie de aventura inesquecível que tem levado até o meu coração um nome que pulsa em alta velocidade: ALONSO! ALONSO!

Mas ainda o melhor estava por vir. O presente da primeira vitória parecia um aperitivo do que você estava reservando ao meu coração de torcedora. Além de suas largadas alucinantes e sua ousadia nas pistas em 2004, você foi o grande responsável pela maior alegria de minha vida, ao me presentear com os momentos mais incríveis: os campeonatos de 2005 e 2006. Foram épocas de ouro, com direito a friozinho na barriga com ultrapassagens memoráveis, vitórias que me deixaram sem fôlego, madrugadas frias passadas acordada só por causa de um simples treino livre, enfim, loucuras gostosas que um fã é capaz de fazer. O grito Toma! Toma! ecoava em meus ouvidos, transformando em mantra o meu novo estilo de vida de torcedora.

E com esses presentes, vieram de bônus a maré azul, que impunha uma nova cor nos autódromos, repletos de alonsistas, que hipnotizados com sua garra, pareciam ser os membros mais importante da equipe, com a função de incentivá-lo a ir à luta, a ultrapassar os limites da pista e as fronteiras da devoção. Sinceramente, não sei se você chegou um dia a imaginar, Fernando, a real importância que você tem para seus fãs. No decorrer desses anos, você moveu uma legião não só de seu país, mas de um mundo inteiro. Você é e continuará sendo uma grande influência para os jovens e adultos do mundo todo, e eu me orgulho muito de fazer parte desse seleto grupo.

Além da euforia, a vida também é feita de aprendizados. E, eu particularmente, confesso que aprendi muito com você. Além de lidar com derrotas, aprendi principalmente a lidar com as críticas. Infelizmente, em meu país, o país do Senna, para a maioria dos brasileiros, é inadmissível torcer por um piloto estrangeiro, o que é um absurdo. Não tem sido fácil torcer por você em meu país. Mas sei também que muitos brasileiros sentem é aquela pontinha de inveja por não ter aqui no Brasil um piloto com o mínimo de 5% de seu talento! Sendo assim, nada melhor que delatar os comentários tolos para que isso não afete a minha torcida. Você me provou ao longo desses anos, Fernando, que não se torce por pilotos por causa de sua nacionalidade, e sim pelo talento, arrojo e competência.

 Uma outra coisa que aprendi com você, e isso foi lá em 2007, foi o de lidar com uma mídia mesquinha, mesmo que esse processo tenha sido muitas vezes dolorido e sofrido. Infelizmente, na mídia esportiva, sempre existirá alguém com o intuito de distorcer os fatos com o intuito de lucrar com a história do piloto mocinho e do bandido, porque esse tipo vende e dá Ibope. Eu sei que hoje você está mais experiente, sabe melhor lidar com essa questão, mas na sua época da McLaren, socorro! Foram tantas ofensas à sua pessoa, Fernando, que simplesmente a partir daí, comecei a ser seletiva com o que lia, tentando não me deixar levar pelo discurso tendencioso. Mas mesmo sendo seletiva, foi um período muito complicado, às vezes não tinha como não me abalar com toda essa barbaridade que diziam de você. Por mais que eu bancasse a forte, foram inúmeras as vezes em que me peguei chorando com tudo o que acontecia!

Para finalizar, uma coisa que me marcou e me deixou preocupada na época foi o seu anúncio de sua transferência para a Ferrari no final de 2009. Sei que, obviamente não cabe a mim julgá-lo pela decisão de assinar com essa equipe -  você teve as suas razões e pronto. Mas confesso que tudo aquilo que eu mais temia em relação à equipe Ferrari, tem ocorrido nessas últimas temporadas. Infelizmente, tenho não só impressão, mas também certeza que aqueles que o cercam na equipe não estão à altura para desenvolver um carro decente ao nível de seu talento. Sem contar que essa mesma equipe não lhe trata com o devido respeito, pelo menos é a impressão que tenho. A começar pelo” ilustre presidente”, que a meu ver, deveria sempre permanecer calado e se comunicar por gestos – seria uma bela sugestão, não? A última declaração dele, via twitter, após o GP da Hungria desse ano, foi lamentável! Para ele, só existe orgulho pela Ferrari, mas ele se esquece que quem tem dado algum brilho a essa equipe, nessas últimas temporadas, foi você!

Não me leve a mal com todo esse desabafo, mas me corta o coração vê-lo cansado e com os olhos tristes, lutando com algo que está fora de seu alcance: a incompetência de sua própria equipe! Apesar de todo esse cenário desfavorável, saiba que estarei sempre ao seu lado, admirando a sua força de guerreiro samurai, que unida à valentia asturiana, transforma as minhas manhãs de domingo em um espetáculo inesquecível!

Agradeço sempre aos anjos por aquela festa chata, que me fez conhecer a felicidade por meio de um campeão de olhos tímidos e sorriso encantador! #AvantiFer      # SiempreCampeón

Be a warrior, not a worrier.
Com carinho,

Julie

**

Julie, minha amiga! Graciasssss... por estar sempre aqui! Obrigada por esta linda carta...

Amanhã tem mais...

Bjusss, Tati

Comentários

Ângela Lima disse…
Que lindooo!!!!
Nossa, Julie!!
Vc me deixou emocionada.
Fernando Alonso, vc deveria responder essa carta. =)
Julie disse…
Fico feliz, Ângela, que tenha curtido!

Valeu, Tati, pela oportunidade! Precisando, é só contar comigo!

Bjusss
Julie

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!