Legal, mas o mundo AINDA é machista!

Após bater Vettel, Susie desconversa sobre vaga de titular: "Ainda é cedo"


O "azarão" Pastor Maldonado, da Lotus, foi o piloto mais rápido do último dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona, na Espanha. Mas os holofotes estavam voltados para Susie Wolff, que pilotou pela primeira vez o FW36, carro da Williams guiado pelos titulares Felipe Massa e Valtteri Bottas. A escocesa de 31 anos, pilota de desenvolvimento da escuderia britânica, completou 55 voltas no circuito catalão e cravou o quinto melhor tempo (1m27s280), à frente de Jules Bianchi, da Marussia, e do tetracampeão Sebastian Vettel, da RBR.

Apesar do bom resultado em seu primeiro contato com o novo carro, a pilota é cautelosa ao ser confrontada sobre a possibilidade de assumir uma vaga de titular nos próximos anos. O contrato de Susie com a Williams prevê a oportunidade de guiar, ao longo de 2014, o FW36 em dois treinos livres das sextas-feiras, em GPs ainda não definidos. Desta forma, a escocesa se tornará a primeira mulher a participar de um fim de semana de GP desde a italiana Giovanna Amati, que disputou treinos classificatórios em 1992.

- É definitivamente muito cedo para falar sobre isso. O que posso dizer é que estou muito orgulhosa de fazer parte desta equipe e ter a oportunidade de provar o meu talento a mim mesma. Hoje foi bom, mas as sessões de treinos livres nas sextas-feiras são o próximo foco, e estou tentando não pensar muito à frente. Claro que  é o sonho de qualquer piloto estar no grid de largada, mas a F-1 é um esporte muito competitivo, e há muita gente talentosa tentando uma vaga. Minha opinião pessoal é que uma mulher vai ser titular num futuro próximo. Os carros exigem cada vez menos do físico. Acho que isso vai acontecer - afirmou a escocesa, em entrevista à "BBC".

A chefe-adjunta da equipe inglesa, Claire Williams, já deixou claro que não há planos para que Susie assuma uma vaga de titular nos próximos anos. Apesar disso, o resultado obtido nesta quarta-feira aumenta o prestígio da pilota no time de Grove. No ano passado, a escocesa guiou o FW35 nos testes de novos pilotos realizados em Silverstone, na Inglaterra, e registrou o nono melhor tempo. Naquela ocasião, a tabela foi liderada justamente pelo alemão Sebastian Vettel, superado desta vez pela representante feminina da Williams. Apesar disso, Wolff garante que não se preocupou com o desempenho dos adversários em Barcelona.

- Eu não olhei para a tabela de tempos. Eu tinha minhas próprias metas pessoais e também procurei atender aos objetivos do time. Eles tinham suas expectativas sobre o que eu deveria atingir em cada conjunto de pneus, e este era o meu alvo. Eu sinto que tenho um longo trabalho pela frente, para me preparar para as sessões de treinos livres, porque este carro é muito diferente de pilotar. Eu fiz boas voltas hoje, mas o estilo de condução é muito diferente - avaliou Susie.

Apesar de o acordo de Susie prever a participação da escocesa em dois treinos livres da sexta-feira, o terceiro piloto da Williams é o brasileiro Felipe Nasr, de 21 anos. O brasiliense assinou com a escuderia britânica para desempenhar o papel de piloto reserva e de testes, com o direito a participar de um determinado número de treinos livres, não divulgado pela equipe.

Nasr guiou pela primeira vez o FW36 em fevereiro, apenas um dia após ser anunciado oficialmente.
(fonte: Globoesporte.com)


***

Muito legal isso!!! Pena que a gente sabe que uma chance real para uma mulher na F1 não deve rolar tão cedo...

O mundo é muito MACHISTA, o futebol viu mais um exemplo disso estes dias quando, por um erro, uma bandeirinha foi afastada (isso sem contar nos comentários de um "técnicozinho" que NUNCA ouvi falar)... Deixando claro que juízes e bandeirinhas HOMENS não erram... NUNCA!

Mas é claro... todo mundo sabe que a competência de uma pessoa tem TOTAL relação com o gênero. Homens são seres superiores! #ironiaPESADA #SóQueNão!

Bjusss, Tati

Comentários

Micael disse…
Tenho uma opinião muito clara, com um F1 mais antigo e mais potente seria bastante improvável uma mulher pilotar nas mesmas condições, eu diria quase impossível, por uma questão física mesmo.
Mas nesses carrinhos atuais cada vez mais fracos acho que merecem chances iguais.
Se Maldonado e Perez tem chances, uma mulher também tem que ter.
Micael, sinto muito, mas seu comentário comprova o que a Tati falou. Segundo sua opinião, hoje até poderíamos ter sucesso porque os carros são fáceis de pilotar, e no passado não teríamos porque somos fracas fisicamente.

Deixe-me só te falar uma coisa, conhece a Michelè Mouton? Obviamente sim. Então, a mulher pilotou na época mais ferrada e difícil do WRC, a época de ouro e venceu, foi aclamada. Pesquise sobre ela e verá do que falo e aí você vai perceber como foi preconceituoso na sua análise acima.

E sinceramente, não acho que seja tão fácil fisicamente para homens também pilotar em carros de corrida, mesmo que hoje estes sejam somente na base da tecnologia.

Desculpe-me, mas eu não podia ficar quieta.

Beijinhos, Ludy
Só para quem não conhece a Michelè e o tamanho da história que ela fez no automobilismo, aqui está...

http://www.octetort.com/2012/08/michele-mouton-unica.html

bjs, Ludy
Micael disse…
Hehehe tipo eu não digo que seja uma regra absoluta, e você me mostrou um belo exemplo, mesmo sendo outra categoria.
Mas acredito que quanto a questão física hoje seja um pouco mais fácil pra todos. Quanto a capacidade e habilidade feminina eu não duvido não.
E eu defendo que as chances de pelo menos tentar, e mostrar do que é capaz seja igual.
Sinceramente, acho que o WRC exige muito mais fisicamente do que a F1. Talvez não de força da gravidade que na F1 é imensamente maior e causa maior desgaste físico nos pilotos. Mas uma pessoa sem preparo físico não suporto 8 ou 10 horas de competição diária, como temos em alguns rallies e naquela época então era muito pior.

Ludy
Melli disse…
acho otimo a Susie mostrando a força das mulheres. o machismo existe, assim como o preconceito racial, etc etc etc... importante que mesmo na porrada as mulheres estão ocupando espaços importantes no esporte.

Ludy, adoooro ouvi-la falando do wrc e a Mounton é um capitulo a parte na historia do esporte
Ciro Mota disse…
São questões técnicas mesmo, afinal umA Alonso ou Kimi ou Hamilton não deverá aparecer e em um mundo onde dinheiro conta muito e elas não costumam carregar grandes patrocinadores graças ao primeiro fator e o esteriótipo, uma vaga fica distante.

Mas como já falei aqui, confio muito na Simona que foi bem sucedida nas categorias de base Europa a fora. Pode não ter sido tanto na Indy mas acredito que ela fará um bom trabalho na F1.
Ando afastada aqui no blog com o WRC Melli, mas ando sem tempo. Acompanho tudo, este findi passado mesmo, fiquei mega orgulhosa de Andreas, mas postar, tem postado pouco. Falta tempo, mas não abandonei! ;)

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023