Domenicali assume culpa por má resultados e pede demissão da Ferrari

Domenicali assume culpa por má fase da Ferrari e vê demissão como decisão “difícil e angustiante”

Stefano Domenicali, ex-chefe da Ferrari, afirmou que precisou assumir as responsabilidades pelo fraco início de temporada da equipe italiana. Marco Mattiacci vai entrar no lugar do ex-comandante


Agora ex-chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali teve de assumir a responsabilidade pelo fraco desempenho da esquadra italiana neste início de temporada. . E que espera que sua demissão possa levar o time vermelho de volta ao caminho das vitórias.

A escudeira anunciou nesta segunda-feira (14) que aceitou o pedido de demissão de Domenicali e já revelou o nome de quem vai substituí-lo. O time presidido por Luca di Montezemolo escolheu Marco Mattiacci, presidente da Ferrari na América do Norte, para o cargo de comando.

Stefano, que começou a carreira em Maranello em 1991, disse ainda que espera que sua demissão sirva como um ponto de mudanças na Ferrari e reconheceu que a decisão de sair foi difícil e angustiante. "Há momentos especiais na vida profissional de todos em que é preciso coragem para tomar as decisões difíceis e angustiantes", disse o italiano.

"É o momento para uma mudança significativa. Como chefe, eu tenho de assumir a responsabilidade por nossa atual situação", completou. 

"Esta decisão foi tomada com o objetivo de fazer algo de bom para o grupo. Espero que a Ferrari possa voltar muito em breve ao lugar que ela merece estar. Lamento apenas que não fomos capazes de colher os frutos de um trabalho duro executado nos últimos anos", encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

Não posso dizer que estou chocada com tal notícia porque na verdade não estou. Uma hora isto aconteceria, uma hora seria Domenicali o primeiro a pagar pelos maus resultados da equipe de Maranello, uma hora ele seria o maior culpado e somente ele levaria a culpa.

Mas daí eu pergunto: de quem foi a culpa de mantê-lo lá por tanto tempo quando estava claro que as coisas não estavam bem? Pois é...acertaram aqueles que responderem o nome do senhor presidente da Scuderia. Ele sim é o maior responsável pela situação da equipe italiana atualmente, ele deixou chegar a este ponto, mas é claro que os outros sempre pagam no lugar dele. Sei bem como isto acontece. Senti na pele como fã de Kimi Räikkönen o poder daquele homem.

Mas sabe o que é insano? Por mais incrível que possa parecer o que vou dizer agora (e sim acredite, para quem me acompanha aqui desde que Kimi passou pela primeira vez pela equipe da Itália) e isto é algo inesperado e sim, me surpreende, é que eu fico com pena de Stefano Domenicali.

Sei que ele é o responsável por gerenciar e levar esta equipe para frente, que é culpa dele os acertos e os erros, mas não é dele sozinho. Domenicali na minha opinião peca por não ser forte em tempos de crise, como vejo por exemplo, Eric Boullier, que mesmo com uma Lotus capengando nos últimos dois anos e sem nem um terço do que a Ferrari tem, fez um excelente trabalho. Sua contratação pela McLaren só comprova minha tese. Ron Dennis viu algo nele. 

Tenho para mim que ser o chefe para Domenicali nunca foi a função certa. Tudo caiu no colo dele com a saída de Todt da chefia da equipe em 2008. Embora na minha opinião, a saída do francês não tenha sido simplesmente uma saída e sim uma imposição do senhor presidente, o perfeito, que não tem culpa de nada. 

E é assim também que vejo com Stefano Domenicali, alguém precisava assumir a culpa, pagar o pato, então ele "pediu" demissão, mas todos nós sabemos que na verdade, foi forçado a isto pelo homem que preside a Ferrari. O homem sem culpa, o perfeito, o poderoso.

A crise em Maranello está instalada. Carro ruim, equipe incapaz de se recuperar, uma dupla de pilotos talentosa, mas fadada à humilhação (como vimos no Bahrein) e agora uma troca gigante destas para todos no time se acostumarem.

Sorte e paciência a Marco Mattiacci, que vem da presidência da Ferrari na América do Norte para assumir esta bomba.

E assim vamos vendo a parte final das carreiras de Kimi e Fernando tornando-se pó junto com a Ferrari.

Eu sabia desde o momento em que Kimi assinou com Maranello que tudo o que aconteceria por lá seria um inferno. Infelizmente eu estava certa.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Ju disse…

Até o final do ano, o culpado pela crise da Ferrari ou baixo desempenho será o Kimi. Seu eu fosse ele, saia hoje mesmo.
Ângela Lima disse…
Sim, estou surpresa com essa notícia. Pq sempre pensei que os primeiros a levar culpa seriam Fernando e Kimi.
A Ferrari, mais uma vez, mostra o qto é injusta com todos que trabalham lá. Domenicali o único culpado???? Por favor!!!
Se for procurar culpados por essa palhaçada esse ano teriam que demitir em massa a começar pelo presidente que não teve a coragem de ficar até o final na última corrida. O "capitão" do barco foi o primeiro a abandonar em Bahrein. Enfim... sorte para o próximo a ocupar o lugar do Dodô. Vc vai precisar
Anônimo disse…
Eu já ñ to com pena dele ñ. Ele ao meu ver prejudicou Kimi e favoreceu Massa em 2008.Sendo assim domenicali teve o q mereceu. Claro q o incompetente mor ainda está no poder mas com domenicali fora já é um leve progresso com um incompetente a menos na ferrari.Aos que ficaram com dó dele ñ se preocupem ele logo logo está trabalhando na Willians com seu amiguinho Felipe Massa do brasil kkkkkk

Andrey
Anônimo disse…
logo logo ele "estará" trabalhando com seu amiguinho Felipe Massa do Brasil.

Nao dá pra evitar uma piadinha:

Pede pra sair domenicana!
Pede pra sair seu fanfarrão!
Sabe pq o senhor vai sair da equipe? pq o senhor é um FRACO.
Seu 07 (Kimi) o domenicana saiu! AEEEEEEEE

Andrey

Hugo disse…
Quem perde é o Raikkonen. O maior defensor e responsável por sua contratação foi ele... sem ele lá acho que o Kimi estará sozinho de novo...

objetivo da Ferrari é apenas segurar Alonso na equipe... quem pode sofrer é o Kimi
Quem decide quem entra ou sai da Ferrari é Montezemolo ou Piero Ferrari, e Só!

Se Kimi está lá, foi pq um dos dois quis!

Juliana, a culpa não cairá somente sobre Kimi. Alonso tb será culpado... Aliás, o Sr. Presidente já deixou isso claro...

Tati
Anônimo disse…
Uhuuuuuul,NUNCA GOSTEI DELE e já vai tarde... mas obviamente não é o único culpado pela crise na Ferrari!
Luana

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!