Coluna Velocidade e Batom: “Perdida” by Ludy Coimbra


Coluna Velocidade e Batom: “Perdida” by Ludy Coimbra 

Muitas coisas têm passado pela minha mente desde o primeiro dia em que vi Kimi Räikkönen de vermelho novamente e por isto, tenho evitado falar sobre o assunto no Octeto. 

Mas depois do GP da China (o qual eu simplesmente não consegui ver mais de dez voltas), resolvi que precisava falar algo. Deixar de ver um GP por livre e espontânea vontade pela primeira vez, enquanto tinha um piloto pelo qual torço em pista foi o sinal de que algo realmente não está mais funcionando. 

Eu sei que foram apenas quatro corridas até agora, mas estas foram suficientes para me mostrar que eu estava certa, que aquele sentimento de me tornar outra torcedora com Kimi na Ferrari, se concretizou. 

É como se no lugar de tudo houvesse um vazio estranho, a sensação de que algo está faltando e que cada vez que eu tento preenchê-lo, mais distante de conseguir isto eu fico. 

Perdi a vontade de acompanhar a F1, a empolgação de esperar por um fim de semana de corrida, a ansiedade de esperar por um treino classificatório, o nervosismo pré-largada. É como se desde o momento em que tivesse visto Kimi de vermelho Ferrari, eu tivesse desligado meus sentimentos, minha humanidade. 

Sinto-me em constante off com o pouco que leio, não tenho ânimo para esperar pelas corridas e ver Kimi sofrendo com este carro e esta equipe de engenheiros fracos é doloroso porque eu sei que ele é capaz e talentoso. Ele é campeão mundial. Ele fez por merecer esta conquista. 

Só que nada disto importa para o resto, como importa para mim e aí as críticas brotam, impiedosas, imperdoáveis e com elas, chega a dor de ver o talento do finlandês questionado pela milionésima vez. 

Além disto, ainda tenho que enfrentar o fato de ser julgada como uma torcedora que não é verdadeira porque simplesmente ousa dizer que sim, Kimi também tem uma parcela de culpa em seu fraco desempenho até agora. 

Ok, todos nós sabemos que o carro da Ferrari é horrível, que ele próprio já admitiu sofrer com os problemas de adaptação do seu estilo de pilotagem e os pneus Pirelli, mas as largadas ruins são de responsabilidade dele, tentar um pouquinho mais nos treinos oficiais também. 

E se eu, uma pessoa que admira Kimi, que acompanha tudo o que acontece na carreira dele desde 2005, que não se esqueceu de ser sua torcedora na época de rali (como muitos fizeram e só voltaram porque ele retornou à F1), não tem o direito de às vezes, discordar ou achar que ele também pode errar, quem tem? 

A verdade é que desde que Kimi foi para a Ferrari, eu mudei, me isolei, me entristeci, deixei de ser aquela Ludmila que mesmo quando tudo dava errado, ainda não perdia a empolgação de esperar pelo fim de semana de F1, porque sabia que o piloto finlandês pelo qual ela torce a faria sorrir, ou a deixaria brava, ou orgulhosa, ou a emocionaria de alguma forma. 

Esta Ludmila está perdida em algum lugar, esperando de verdade que Kimi possa preencher o vazio que atualmente, habita sua alma de torcedora. Só ele pode fazer isto, mais ninguém. 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Anônimo disse…
Olá Ludy!!
Mais uma vez você conseguiu expressar em palavras o que tem sido a F1 para mim nesta temporada. É bom saber que eu não sou a única que acha que o Kimi também tem culpa, que ele pode, e deve se esforçar mais durante o fim de semana de corrida.
Fora o fator desânimo com as corridas, tá certo que elas estão chatas que dói, mas ver o que acontece com o Kimi durante todo o fim de semana é muito doloroso.
Ótimo texto, parabéns!
Bj
Ana!
kyna disse…
estava ontem conversando sobre o kimi c uma amiga espanhola q simplesmente odeia o alonso e apoia e apoiara o kimi sempre. chegamos a uma conclusão:

o kimi precisa voltar a beber vodka urgentemente!

obviamente começamos a brincar pq a situação é simplesmente caótica. admite q nao estao tão preocupada c o kimi-piloto-deles, mas fica chateada c a situação do kimi-arrojada q tá escondido em algum lugar e vai aparecer, mas parece q ainda não achou na equipe q o entenda.
dai fica dificil.
Olha Kyna, sinceramente, todo santo comentário seu tem algo que poderia simplesmente ser deixado de fora, que não cabe no contexto. Impressionante!

Ludmila
Kyna disse…
pensei q como dona do blog tu saberias usar alguma função q simplesmente bloqueasse ou apagasse algo q não gostasse. fica p a proxima.
Não vou entrar na sua provocação.

Ludmila
kyna disse…
não é questao de provocação. até pq tu sabe melhor dq eu q censura de qualquer especie é munição p troll.

desculpa novamente, ontem eu e minha amiga estavamos na mesma q tu, mas acabamos tudo em tom de brincadeira pq a situação é realmente catastrófica.

so q não concordo c 2 coisas q tu disse: q é o kimi tem parcela de culpa nas largadas: elas não foram taaaaaaao ruins assim. não é tu q tá perdida, é o kimi q esta perdidinho dentro da ferrari pq ainda não conseguiu achar um jeito de se fazer entender lá dentro. mas agora como ele vai conseguir se fazer entender...xiii, nem c bola de cristal
Anônimo disse…
ahhahahah... Sério, o KImi está largndo mais ou menos?! aonde isso... será que eu estou vendo a mesma F1 que vcs? Só pode ser isso!! De verdaade, eu adoro o finlandês , o cara é muito bom piloto, mas desde que vou para a Ferrari está sendo um piloto MEDÍOCRE, MEDÍOCRE SIM. O KIMI LARGA MAL, TOCA O " Tô NEM AÍ PRA NINGUÉM E PROS FÃS" E AINDA TEM GENTE QUE DIZ QUE ELE LARGA MAIS OU MENOS??
Ele deveria era sentar no simulador e aprender a largar, pq parece que se esqueceu.
Ah, podem criticar.... tô nem aí mesmo..
Clara
Pois é Clara!!!! Nós bem sabemos que ele pode fazer muito melhor do que tem feito! Também acho que já chegou a hora de parar isto de não curtir simulador. Tem que usar sim, porque não há mais treinos na F1 e a equipe de engenheiro deles é a mais incompetente que ele já teve em todos estes anos. Então se ele não tirar o melhor que pode do carro baseado no talento dele, que nós sabemos que existe e é incrível, ninguém vai fazer isto por ele. Ele precisa sair da hibernação que está.

bjs, Ludy
kyna disse…
perai, não acho q o kimi esteja nesta de não estou nem ai p ninguem! ele tá tentando, mas ninguem faz milagre c um carro de m. na mão, tanto q o alonso so conseguiu na ultima corrida pq outras tiveram problemas. e qto as largada do kimi serem chamadas de ruins, então oq vcs dizem da do Button? ele sim não sabe largar - e nem se classificar de maneira decente - o button faz largadas tão ruins qto as do webber.
não usar o simulador ate q nao acho tao serio, ele ta certo, oq vale é oq se sente no carro na pista, mas concordo com a ludy, ele não tem engenheiros. mas numa boa, no final de 2007 ninguem imagina q o kimi poderia lutar por titulo, td bem q mclaren - hamilton e alonso - ajudaram, mas o kimi foi pelas beiradas e acabou campeão.
chega! não tentarei mais defender o kimi enquanto ele pilotar p eles.

ql das gurias vai fazer uma analise sobre a situação do button nos ultimos 2 anos?
Kyna, Kimi largava bem, poderia não ser o melhor (e não era mesmo), mas largava bem, já Button nunca foi exímio nisto. A diferença está aí.

Sobre você não achar sério usar o simulador em uma época em que treinos de verdade simplesmente não existem, bom, discordamos mais uma vez. Eu acho importantíssimo.

E sobre o que vc disse sobre o título de 2007, sim, ele comeu pelas beiradas, mas até para isto é preciso competência. Ele venceu 6 corridas, seis, mais do que os outros, que tinham melhor carro. A maioria das pessoas despreza a competência de Kimi no título de 2007, como se ele não tivesse feito nada para ocupar o posto que precisava e então ser campeão. E sinceramente, acho isto irritante. O cara foi o melhor, pronto final. Problema se a McLaren se envolveu em confusão de espionagem, se Hamilton e Alonso brigaram, se a mama italiana da Ferrari preferia o Massa, o que importa é que Räikkönen chegou ao Brasil se colocando em condições de estar lutando pelo título, ele fez isto, ninguém mais fez por ele.

Ludmila
Anônimo disse…
Em qual momento no meu comentário eu comparei o KImi com outro piloto da F1? Eu faço análise sobre ele. Posso ser sincera? já sendo, o Kimi nunca se importou para os fãs ou para o glamour da F1. Ele apenas que se divertir. E é errado? eu não acho, cada um vive a vida da maneira que acha melhor.
O simulador é importante sim, tudo que te faz aprender mais sobre o carro e o circuito é importante.
Eu não desprezo a competência do Kimi, apenas sou uma fã, uma fã de verdade ... daquelas que aplaude quando é merecido, mas que tb critica quando é necessário. Tb sei que ele nem sabe e nem liga para o que eu falo. A competência dele como piloto é inegável, mas que ele está tendo um péssimo início de campeonato isso é fato. E não sou menos fã por achar isso, acho que sou mais fã, sabe pq? pq vejo os defeitos, as qualidades e o lado " to nem aí" dele e mesmo assim acordo cedo e de madrugada para torcer por ele.
O problemas dos fãs é sempre achar que o piloto sempre está certo, digo, é sempre o melhor e está acima de tudo e de todos.
Atenciosamente.
Clara
Perfeito o seu comentário Clara! Concordo em tudo!

bjs

Ludy
kyna disse…
Ludy, ninguem é campeão somente pelo carro, concordo plenamente q tem q ter competencia, e isso o kimi tem de sobra! usar o simulador sempre vem a ser um plus, mas como a equipe esta ultra perdida, talvez o proprio kimi ache q o uso deste possa ter um valor menor agora. acho q real leitura da situação do kimi so podera ser feita apartir da parte europeia.
e clara, tbm concordo, ninguem é perfeito, eu já disse aqui, admiro o kimi, atualmente não torço muito pq ele corre de ferrari, mas nao significa q eu vá ignorar por completo a existencia dele. gosto do kimi como piloto, acho ele capaz de fazer ainda muito, não acho q ele esteja desmotivado, só acho ele um pouco perdido, talvez deslocado ou ainda nao muito a vontade na ferrari, ele ta tentando, e acho q dentro do possivel - devido ao carro q tem - ele já apresentou algumas melhoras, mas obviamente ainda há espaço p muito mais avanços.
barcelona e monaco mostrarao a real do kimi, depois destas 2 nós poderemos tentar afirmar algo. até lá, esperar...
Manu disse…
Estamos juntas nesse momento de "perdida" Ludy. Tenho visto as corridas pois faz parte dos meus fins de semana a muitos anos, então... Acho que todo o processo do ano do Kimi tem sim parcela de culpa dele e não só da Ferrari, uma vez que mesmo que custando Alonso tem mais resultados que ele. O lance do simulador é questão dele ser teimoso mesmo e por essa razão ele só tem a perder com isso. Conhecemos o Kimi a ponto de sabermos que há algo que deixa a desejar nas suas batalhas a cada etapa. Milagres não acontecerão, mas ele poderia se esforçar um pouco mais e sabemos que será mais verdadeiro com aquilo que conhecemos dele.

Ótimo texto. Que bom que vc se faz entender e divide conosco sempre suas frustrações. Pode acreditar, de certa forma, ficamos mais leves assim. ;)

=*
Myn disse…
Em outro post eu comentei que achava que estava em crise nesse "enlace" de nove anos com o Kimi, também sou de 2005, sofri horrores com a disputa dele com o Alonso, sinto falta do cara de 2005, mais sinto mais falta do cara de 2012 que parecia renovado com a volta.
Acho que devemos aplaudir quando merece e reclamar quando preciso. Minhas esperanças se vão ao ralo a cada corrida =/ já comentei no karmanostro o quanto me irrita o dar de ombros e o tô nem ai dele, dá vontade de largar de mão, mas não consigo e repito que vou continuar grudada naquele osso finlandes, porém sou miope uso lentes de contato e não sou cega e o Kimi sim, tem sua parcela de culpa!

E Kyna, acho sinceramente que todos os teus comentários são maldosos de alguma forma, não acho que tu seja uma fã do Kimi mesmo, só alguém que entra no blog das gurias para incomodar, acho que tu deveria prestar atenção nos teus próprios comentários e ver quantas vezes tu se contradiz.
E por favor não tenta se esconder atrás desse falso gaúches, eu sou gaúcha e não falo assim!

Vanessa M. disse…
Belo texto, concordo com tudo. Também acho que o Kimi deveria usar mais o simulador, eu não gosto de simuladores, seria melhor se houvessem treinos em pista como antigamente, mas como isso não é mais possível, fazer o quê? Vamos trabalhar com a ferramenta que temos que é o simulador. Infelizmente tb perdi um pouco do interesse na F1 por conta desses problemas do Kimi, gostaria muito que ele os superasse...
kyna disse…
Myn, não me escondo atras de gauches nenhum , unica diferença q tu deves ser do norte/serra e eu sou do extremo sul (sme piada da minha city, please). as minhas contradições acabam por acontecer pois não vejo so o fator piloto. ainda acho qm tá sendo maldosas c o kimi são voces. ja deixei bem claro: nao gosto do fato do alonso e do kimi serem pilotos da ferrari, simplesmente não desejo q vençam pq sou mais torcedora da mclaren, mas também não significa q vá desejar algo de ruim p os caras ou q não consiga ver as qualidades e os defeitos deles. amo f1 e (in)felizmente acho q sempre amarei, mesmo depois de senna, prost e mansell, as vezes a f1 atual me dá nojo, mas fazer oq? pode ser a pior corrida c o pior resultado, mas acabo por curtir. gostamos do kimi e o cara tá numa braba, a questão aqui é ele, mas numa boa, adoro o button, dai olha a situação dele e tá muito pior q a do kimi e por mais tempo, mas fazer oq? e se as coisas ficarem MUITO ruins na f1, o inverno ta chegando, dai podemos ficar tricoteando durante a corrida.
Maldosas com Kimi porque achamos que ele também tem parcela de responsabilidade na baixa performance de começo de temporada? Pensamos realmente muito diferente, Kyna! Ainda bem!

Ludmila
kyna disse…
nao pela baixa performance, mas na questão do tô nem ai ou q possa estar desmotivado.
a situação dele não é boa? não, não é boa, mas também não e desesperadora. nquela época q ele queria sair da ferrari ai sim, mas ali foram circunstancias diferentes.
meu voto é q o kimi voltará, se achará já nas proximas 2 corridas. se estiver errada, fazer oq?
Nenhuma de nós aqui disse quis ele está desmotivado. Dissemos que queremos que ele lute mais, mostre o Kimi dos últimos 2 anos por exemplo. Não estamos contra ele, as críticas que fizemos foram exatamente porque estamos do lado dele.

Ludmila
kyna disse…
agora sim, meu tico e teco captou vossa mensagem:
"...mostre o Kimi dos últimos 2 anos..."
livre, leve (mas c pé pesado) e solto (levando no braço).
Vanessa M. disse…
Sabe, eh isso que gosto nos posts de vcs, apesar de serem muito fãs vcs tb fazem críticas quando necessário e sem denegrir/ofender ninguém, analizando a situação de forma objetiva e isso é bem raro nos dias de hj... Continuem assim, adoro suas colunas.
Fico feliz que goste Vanessa!!! Nossa obrigação de torcedora é apoiar, mas também dar uns puxões de orelha, mesmo porque, ninguém neste mundo é perfeito! rsrsrs

Valeu!!! ;)

bjs

Ludy
Paula Ferraz disse…
Perfeito texto, Ludy! Eu, desde 95 (nossa!), nunca estive tão PERDIDA na F1. Sabe o que é a pessoa não ter foças pra ver uma corrida sequer??? Eu tô perdida, desmotivada e tô ODIANDO o começo da temporada do Kimi, porque sei que ele é capaz de mais. Claro que não é capaz de ser campeão com esse carro (e não tô pondo à prova o talento dele), mas sei que ele é capaz de mais, simplesmente pq o Alonso não tá tão atrás quando ele. Sei que o Fernando está na Ferrari mais tempo, mas o Kimi veio de uma parada de 2 anos da F1 e voltou muito bem... Sou fã do Kimi, e o defendo sempre, mas não sou de passar a mão na cabeça dele por isso. Nunca passei a mão na cabeça do Schumi por ser sua fã. Fico triste pq constato que sim, ele tem sua parcela de culpa.

Outra coisa, sabe Kyna, não sei se você filtra suas palavras antes de digitar, mas seus comentários são, no mínimo, sem noção. Sempre com brincadeirinha sobre o Kimi beber, como se ele só fizesse isso na vida. Não sei se é proposital, mas sinceramente... Não sei como te definir. Fã dele? Fã de quem? Mas tbm, pouco me importa, só é chato sempre ter que deparar com seus comentários aqui.

Paula
kyna disse…
Paula, não perde teu tempo tentando me definir ou descobrir se brinco de maneira proposital (?) sobre o kimi gostar de vodka ou se sou fã do kimi ou de mais alguem. ok?

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!