Coluna "O que elas pensam?" by Lu



Temos o que merecemos?

Temporada nova aquela sensação de meias novas quando tudo recomeça na Austrália. Nesse ano mudanças de regulamento ara todos os gostos e tamanhos. O som dos carros está horrível, diferente e todo mundo cheio de dedos na pista tentando andar rápido sem quebrar nada. Parece que até a ordem de forças (isso mesmo!) está se alterando para não ficar de fora da onda de mudanças. Só uma coisa não muda: o ufanismo cego que não vê esporte e sim patriotismo sem conhecimento algum de causa.

Torcer pelo piloto do seu país é legal? É o máximo, é normal e bacana. Porém, entender o que se está falando, entender a realidade do esporte é muito mais supimpa ainda. Todos são livres para torcerem por quem quiserem a hora, quando, como e onde quiserem, desde que, claro, respeitem a torcida alheia. Mas acima de tudo, saibam por que torcem. Saibam argumentar como meninos e meninas crescidos sobre as qualidades dos pilotos amados.

Nós vivemos no tempo em que a informação é vasta, infinita de tão vasta, e disponível ao extremo. Não temos o direito a fé/torcida cega e não raciocinada como na Idade Média ou em uma regime ditatorial. E se nós, torcedores não temos esse direito, imagina quem capta, trabalha e publica a informação que vamos consumir?

Está certo que Massa, pode ter chances melhores neste ano do que ano passado. O conjunto de novas regras, todos perdidos, a escolha de equipe pelo motor que aparentemente é melhor e uma série de detalhes podem mesmo fazer com que ele tenha uma vida mais fácil e até melhores resultados que vinham conquistando. Pode. Mas, não é a salvação da lavoura. Não há milagre. Nem a Brawn GP foi uma milagre uma vez que ela já vinha sendo bem trabalhada antes de ser lançada com tal nome. A Williams é uma das mais antigas equipes e sabe trabalhar, tem dificuldades, mas sabe trabalhar. Porém, devagar com andor. Devagar com as expectativas. Qualquer torcedor mediano e que olhe as corridas com um pouco mais de interesse do que aquela pergunta cretina de tio que passa na frente da tv no domingo: “E o Massa está onde? E o Barrichello? Ahhh bom mesmo era o Senna e o Piquet!”, sabe que Massa não tem virtualmente chances de ser campeão, novo Senna, Rei de Madagascar.

Ahhh o Novo Senna! Lá se vão 20 anos e ainda não pararam de procurar um novo Senna e quantos já se ferraram com a pressão por ser um novo Senna. O primeiro a passar pela Ferrari foi um, coitado. Não tinha condições de ser e enfiaram na cabeça dele que podia e se bobear acredita até hoje. Sinceramente eu espero que não tenhamos um novo Senna. O brasileiro não merece. Não merece um puta piloto enquanto não souber valorizar o talento do cara e só souber torcer por ele porque o infeliz nasceu no mesmo país. Imagina! O cara vai lá, investe a vida naquilo, treina, se esforça e ganha corridas na maior categoria do mundo e vem um babaca dizer: “cara, torço por ti porque você é brasileiro” “Puta que pariu! Eu ralei a vida inteira e tu torce por mim por conta da minha nacionalidade? Ah vá se catar!” Essa seria a minha resposta certa.

A cobertura brasileira da F1 tem muita culpa no cartório em relação a formação e desinformação dos torcedores. Como ganharam milhões com o ufanismo desmedido hoje querem aplicar a mesma fórmula a todo custo com o que tem. Daí manchetes como “veja cinco razões sobre porque Massa pode ser campeão este ano” ou mesmo aquela pesquisa de opinião que a Tati postou e que aponta 48% das pessoas acreditando em um título do brasileiro neste ano. São quase metade dos votantes que não viram os últimos campeonatos, não entendem titica de galinha de nada e acham que é assim: trocou de equipe, saiu do malévolo domínio ferrarista – estava lá porque queria – e que agora vai Uhuu! Coitados.  São frutos da transmissão tosca e que os ensina a pensar assim. Onde está a responsabilidade jornalística? Onde está o compromisso com a informação? Ensinem o torcedor a conhecer o esporte, torcer e escolher o piloto que quiser. Se ele escolher um estrangeiro, ele vai dar audiência ainda. Não se preocupem. A audiência mede quem está com a TV ligada e não para quem o cara torce. 

E é para esse tipo de torcida que acho que um novo Senna  ou um novo Piquet ou Emerson não são necessários e muito menos merecidos. Torcida burra, desinformada e cega merece patinar até aprender a valorizar as conquistas e o esporte. 

Penso que se a imprensa não muda rápido, mudemos nós e vamos nos informar cada vez mais e nos tornar uma audiência mais exigente. No final, eles precisam da nossa audiência e a tendência é que façam o que quisermos. Se formos mais exigentes eles tem de se tornar melhor. Como varejistas lutando por consumidores quem oferecer a informação com mais qualidade leva o torcedor.

Luane, só Globo transmite aqui! Como mudar? Por favor, imagina se meio mundo migra para um streaming? Imagina se todo mundo reclama valendo. 

by Lu

Comentários

Adorei o texto Lu! :)

bjs

Ludy
Alex disse…
Mas no mundo é assim... a imprensa espanhola defende o Alonso com ou sem razão...

Mesmo os torcedores espanhóis... basta olhar os comentários deles nos forums e jornais..

Acho que tirando alguns países a maioria da cobertura da F1 é focada no seu piloto... e isso se aplica a todos os esportes... nas olimpíadas vou torcer para quem? para Alemanha ou na copa do mundo pra França?

Na F1 torcer para Massa ou Barrichello é ser burro e alienado?

Pior termo que inventaram foi essa palhaçada de pacheco e viúvas...

Todo mundo tem direito de torcer para quem quiser... não nos cabe julgar.

arthur disse…
Espero que o Massa ande bem este ano (até pq torço para ele), tendo performances melhores que as dos anos anteriores... e só. Desejar mais do que isso seria ridículo pelo simples fato de que o carro não é nem de longe suficiente para bater as Mercedes ainda. Agora, sobre à questão da imprensa brasileira, infelizmente essa tendência é com tudo, F1, futebol, UFC, qualquer coisa. Ao invés de ensinar a amar o esporte preferem ensinar a torcer pelo brasileiro ali participando, e não vejo nenhum sinal de melhora neste quadro pois tá tão enraizado na cabeça das pessoas que no dia que mudarem a filosofia de transmissão para a que seria ideal para a gente irão estranhar e reclamar. Então, faço simplesmente o seguinte: quando dá e posso, troco por um streaming da Sky Sports F1, mas não desejando um dia que eles se toquem que o povo quer uma nova forma de transmissão mas sim pq sei que nunca mudarão a transmissão e como já dizia o ditado, "os incomodados que se mudem".

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!