Octeto Entrevista: Cassiana Bonato

Última quarta-feira do mês é dia de Octeto Entrevista e a nossa entrevistada do mês é uma admirador a de Kimi Räikkönen.

Curtam aí a entrevista de Cassiana Bonato, bicampeã do nosso Bolão do Octeto (2011/2012) e nossa leitora quase desde os primórdios do blog. rsrsrs...

Nossa leitora Cassiana

1. Vamos começar com o básico. Conte-nos um pouquinho sobre você. O que faz, de onde é? 
Sou uma cientista da computação, paulista de Franca morando em Caldas Novas-GO. Tenho 23 anos, sou uma pessoa caseira e tímida que não aguenta ficar sem música, séries e esportes. 

2. Quando você começou a acompanhar automobilismo e por quê? 
Desde que me entendo por gente acompanho F1, a primeira imagem que me vem na cabeça é a primeira aparição do Senna no macacão da Williams, tinha uns 3 a 4 anos. O motivo de acompanhar vem da família mesmo, meus pais adoram esportes, tanto que minha mãe também participa do Bolão do Octeto , e sempre fizemos isso em conjunto, então é algo familiar para mim

O favorito
3. Seu piloto favorito na F1 é Kimi Räikkönen. Por que o finlandês? 
Foi o conjunto de talento puro (que resultou na polêmica da superlicença de um garoto que tinha corrido pouco de monopostos) com a personalidade com que ele lidou com o fato e depois com cada pressão que surgiu na carreira. Kimi se mostrou um piloto com um modo de enxergar a F1 diferente da sua geração e isso o destacou para mim não só nas corridas em si, mas também no ‘circo da F1’. 

Girl Power na F1


4. Mulheres e automobilismo: como você vê esta relação? A presença das garotas é grande, seja como jornalistas especializadas, dirigentes, engenheiras, chefes de equipe, blogueiras e torcedoras. O que você acha desta visão feminina sobre o esporte? 
Acho necessária e bacana, acredito que as mulheres sempre se interessaram por esportes ‘masculinos’, mas devido aos padrões da sociedade ainda estamos caminhando para uma maior e melhor aceitação do disso. Torço para que cada vez mais possamos estar presentes nos esportes. Fico feliz em ver a Monisha e a Claire em postos tão altos, agora teremos a Simona de Silvestro com chances reais de buscar um lugar na F1 (curiosamente pela Sauber da Monisha). Espero que isso seja só o começo. 

5. Você acha que nós temos uma percepção diferente da F-1 por sermos mulheres? 
Acho que por sermos no geral mais apegadas a detalhes, observamos o humor do piloto e da equipe. Sabemos quando a situação não está boa internamente com maior velocidade. E esse á um fator que pode determinar corridas e campeonatos. 

6. O fato de ser mulher e curtir um esporte predominantemente masculino já fez com que você fosse vítima de algum tipo de preconceito? 
Que eu me lembre por conta do automobilismo não. Era mais comum me olharem torto por gostar de basquete, futebol... acho que quando sabiam que gostava de automobilismo o pessoal já tinha acostumado. kkkkkk 

7. Como você vê a situação do cenário nacional em termos de pilotos? Independente de categoria, o Brasil tem futuro no automobilismo mundial? 
Olhando esse cenário é difícil apontar um futuro feliz. Enquanto a CBA for essa confederação de enfeite, que não busca melhoria na infraestrutura e na base viveremos de pilotos esporádicos dependentes apenas de seu esforço individual e que dificilmente terão chances concretas de título (principalmente na F1 onde se precisa de fatores como suporte financeiro ou estar em programa de base das equipes e um currículo decente na base). 

8. A temporada 2014 começa em menos de um mês e este ano vem abarrotada de mudanças de regulamento. Como você acha que os pilotos vão reagir a estas mudanças? Será uma adaptação fácil ou gradativa? 
Acho que os pilotos estão empolgados com as mudanças técnicas (ignorando a palhaçada da pontuação dobrada), está no DNA deles gostar de desafios, e sem dúvida essas mudanças podem ser classificadas dessa maneira. Do ponto de vista dos pilotos acho que a adaptação será fácil. Mecânicos e engenheiros terão uma adaptação muito mais complicada, acho que os testes já estão mostrando isso, com dificuldades relacionadas em montar os componentes da unidade de força. 


Dupla explosiva

9. As pessoas têm falado muito sobre como a dupla Kimi Räikkönen e Fernando Alonso poderá ser explosiva (o que não acredito). Então pergunto, se os pilotos da Ferrari podem ser explosivos, o que esperar da parceria Romain Grosjean e Pastor Maldonado na Lotus? 

Essa sim tem tudo para ser explosiva literalmente, além do padrão de batidas dos dois, acredito que haverá problemas internos. Maldonado não trouxe toda a grana da Venezuela para ser tratado igual ou como segundo piloto, mas ele não mostrou evolução na temporada passada e foi mal quando deveria conduzir a equipe. Grosjean não tem mais o Boullier como suporte na equipe, porém quando a equipe resolveu que tinha apenas um piloto no fim da temporada passada, o francês mostrou algum resultado. Pelo fato disso, acredito que o Grosjean se sobressaia e o Maldonado vai começar a chiar. Cenário perfeito para virar uma guerra. 

10. Você torce por um piloto que não é brasileiro. Como você lida com o preconceito que isto acarreta? 
Alguns anos atrás era pior, principalmente quando Kimi era parceiro do Massa, mas nunca torci por um piloto por conta da nacionalidade e sim por talento e personalidade, então eu tentava expor isso, depois de um tempo comecei a ignorar o preconceito. 

11. Além da categoria máxima do automobilismo, você acompanha alguma outra? 
WRC (com menos atenção do que gostaria), Indy quando é possível, um pouco de GP2, Motovelocidade, Stock e Truck só lampejos. 

O mais sexy...

12. Agora um momento mulherzinha (rsrsrs): monte o seu TOP 5 dos pilotos mais sexy do automobilismo. 
1: Kimi (claro!) 
2: Loeb 
3: Andreas Mikkelsen 
4: Jaime Alguersuari 
5: Vettel 

13. Como você conheceu o Octeto Racing Team? 
Foi no início de 2008 por meio do site do FKR. 

14. Somos personalidades diferentes aqui no Octeto. Juntas, personalizamos o blog. Como você enxerga cada uma das “diretoras da equipe” mais louca do mundo do automobilismo? 
A Tati é sem duvida a mais passional, o que combina totalmente com o fato dela ser torcedora do Alonso. 
A Lu é o maior ‘alívio cômico’ do blog, me divirto muito com a maneira dela de expor os acontecimentos relacionados aos seus assessorados. 
A Ludy é muito dedicada e tem uma opinião interessante para cada notícia postada. 

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua maneira de ver a F-1.
Sim, é um blog com diferentes visões e isso ajuda a buscar todos os lados da notícia, a F1 é muito política, nem sempre o que se lê é só aquilo e no Octeto é possível ver comentários que buscam analisar todos os lados. 

********

Cassiana, muito bacana a sua entrevista, gostei muito da sua participação e de poder saber um pouquinho mais sobre o que você pensa do automobilismo e sua história relacionada a ele.

Obrigadinha por ter aceitado o nosso convite!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Cassiana Bonato disse…
Fico feliz em poder participar e eu que agradeço pelo convite!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023