Hülkenberg e Force India na frente nesta quarta no Bahrein

Hülkenberg surpreende e coloca Force India na frente no primeiro dia no Bahrein.

Red Bull para de novo Nico Hülkenberg liderou o primeiro dia de testes da F1 no Bahrein nesta quarta-feira (19). A Red Bull voltou a ter problemas, assim como a Williams, que sequer registrou volta rápida com Felipe Massa

Nico Hülkenberg foi o nome da tarde barenita nesta quarta-feira (19). O piloto da Force India impôs um ritmo muito forte no primeiro dia de testes em Sahkir e, com o impressionante tempo de 1min36s880, foi o mais rápido do primeiro dia de treinos coletivos da segunda fase da pré-temporada da F1 em 2014.

Comprovando a força dos motores Mercedes, o piloto da equipe indiana foi o único a virar na casa de 1min36s, registro que superou, inclusive, a melhor volta da corrida de 2013 na pista árabe. Fernando Alonso e a Ferrari mostraram grande evolução também terminaram o dia em segundo, a 0s999 de Hülkenberg.

Lewis Hamilton deixou a esquadra da estrela de três pontas em terceiro, a 1s028 do germânico. Kevin Magnussen, mais rápido pela manhã, completou em quarto, logo à frente de Sebastian Vettel, que viveu um dia frustrante novamente. A Red Bull parou na pista na metade da tarde e não voltou mais.

Felipe Massa não conseguiu registrar tempos nesta quarta-feira, apenas percorreu voltas de instalação. A Williams enfrentou problemas com o sistema de combustível.

A manhã no Bahrein viu Kevin Magnussen novamente em ótima forma com a McLaren. O dinamarquês precisou completar apenas 23 voltas para cravar o melhor tempo, em 1min39s224, superando em 0s240 a marca alcançada por Lewis Hamilton, o então líder.

A primeira parte da sessão de treinos foi marcada por um atraso no início, graças a uma confusão com relação ao número de fiscais no circuito árabe. Além disso, a Red Bull de novo encontrou dificuldades e sequer andou antes do almoço. Ao contrário da rival, a Lotus conseguiu colocar seu E22 para rodar na pista. E assim teve início o dia em Sahkir.

À tarde, já com temperaturas acima de 20 graus, grande parte do grid voltou ao traçado do Bahrein, liderado por Fernando Alonso, Adrian Sutil, Nico Hülkenberg e Robin Frijns. Primeiramente, apenas para voltas de instalação. Porém, não demorou para o treino ganhar vida, com o alemão da Sauber já superando o quarto posto de Alonso na tabela.

Enquanto a pista era tomada por long runs de diversos pilotos, a Red Bull finalmente tirava seu RB10 da garagem. Sebastian Vettel percorreu uma volta de instalação antes de iniciar um trecho de cinco giros seguidos. O primeiro tempo registrado foi em 1min45s095. Mas tetracampeão rapidamente começou a baixar suas marcas, virando sempre na casa de 1min40s.

Na ponta de cima da tabela, Hamilton e sua poderosa Mercedes já assinalavam passagens em 1min38s baixo. Aliás, foi em sua 60ª volta que o inglês atingiu 1min37s908 e pulou para a primeira posição. Mas não ficou muito tempo. 

Logo, Hülkenberg também surgiu forte e, com 1min37s155, desbancando o campeão de 2008 em sete décimos para ficar como líder da sessão. E não parou por aí. Depois de uma breve passagem pelos boxes, o alemão voltou à pista para aí cravar 1min36s953, marca que superou a volta mais rápida da corrida em 2013. 

Se tudo ia bem para o pessoal de Mercedes, nada seguia como antes pelos lados da Red Bull. Depois de algumas voltas encorajadoras, em que conseguiu baixar bem seus tempos, Seb se viu parado na pista, provocando nova bandeira vermelha. De novo, lá foi o RB10 carregado de volta aos boxes. Quando parou, Vettel já tinha 1min40s224 e o quinto lugar na tabela. 

Falando em folha tempos, logo que a pista foi liberada, Alonso voltou forte e, após uma boa sequência de voltas, pulou para segundo, com 1min37s879. O registro, entretanto, ainda ficou longe do 1min36s880 que Hülkenberg atingiu logo depois. 

Hamilton ainda tentou no fim, mas não o suficiente para bater o germânico do carro preto e laranja. O britânico ficou mesmo em terceiro. Kevin Magnussen, mais rápido pela manhã, fechou o dia com 1min38s295. 

Vettel veio na sequência, 3s3 atrás do compatriota da Force India. Adrian Sutil completou os seis primeiros, logo à frente de Robin Frijns, que impressionou com um bom ritmo a bordo da Caterham em 68 voltas. Já o novato Daniil Kvyat, com apenas cinco giros, surgiu em oitavo. 

No primeiro dia da Lotus, Romain Grosjean andou pouco, apenas oito voltas, mas conseguiu registrar o nono tempo. Felipe Massa, por sua vez, teve problemas com a Williams o dia todo e sequer pôde obter uma volta cronometrada. 

Pelo Twitter, a escuderia inglesa afirmou que enfrentou falhas no sistema de combustível. Jules Bianchi foi outro que viveu um dia tumultuado e só deu três giros, mas sem também qualquer registro. 

Amanhã, os pilotos e equipes retornam ao circuito árabe para o segundo dia de atividades.


Fonte: Grande Prêmio

Uma coisa podemos começar a analisar destes testes, ainda que com poucos dias rodados, o motor Merdedes definitivamente está um passo à frente da concorrência, o que beneficia especialmente as grandes como McLaren e a Mercedes.

A Ferrari está em uma situação de evolução, eu diria, mas ainda é preciso mais tempo para vermos realmente o que vai ser. E a Red Bull está com o sinal amarelo ligado.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog