Numeração fixa e pontuação dobrada para 2014 na F1

FIA aprova numeração fixa na F1 a partir de 2014 e pontuação dobrada para último GP da temporada

A Federação Internacional de Automobilismo divulgou mudanças importantes no regulamento da categoria para o próximo ano, que já será marcado pela introdução dos novos motores V6 turbo

Os pilotos terão direito a escolher os números com os quais vão competir na temporada 2014 do Mundial de F1 e a última etapa, o GP de Abu Dhabi, contará com pontuação dobrada. Essas foram as duas principais mudanças anunciadas pelo órgão regulador do esporte, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), nesta segunda-feira (9).

Ao todo, o Grupo de Estratégia da F1 e a Comissão da F1, que se reuniram em Paris, aprovaram cinco mudanças no regulamento: teto orçamentário, testes da Pirelli entre os dias 17 e 19 de dezembro no Bahrein, números fixos para os pilotos, novas punições e pontuação dobrada para o GP de Abu Dhabi, tanto para atletas quanto para Construtores.


A começar pelo teste em Sakhir, como a Pirelli não pôde testar os novos compostos de 2014 em Interlagos devido à forte chuva no fim de semana do GP do Brasil, a FIA resolveu fazer uma alteração de última hora no regulamento, permitindo que todas as equipes participassem da atividade no Bahrein. As escuderias que aceitaram o convite foram Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren, Force India e Toro Rosso. 

Outra mudança que já havia sido pedida e era questão de tempo para ser aprovada é o uso de uma numeração fixa para os pilotos. Assim como acontece em campeonatos como a MotoGP, por exemplo, os competidores precisarão escolher um número entre 2 e 99 para usar durante toda a carreira na F1. 

O 1, por sua vez, fica reservado ao campeão do ano anterior, caso ele queira mudar. Se dois atletas escolherem o mesmo número, a prioridade é de quem terminou na frente o último campeonato. 

Se a mudança de números já era esperada, a pontuação dobrada no GP de Abu Dhabi – que encerra o campeonato – é uma surpresa. Para evitar que as equipes passem a mudar o foco para o ano seguinte (assim como aconteceu em 2013) muito cedo, a FIA decidiu que a corrida na Yas Marina terá peso duplo. 

A entidade também decidiu a criação de uma nova punição, de 5s, para infrações leves. Como ela será aplicada – durante um pit-stop ou ao final da prova – ainda será discutido com as equipes. A última mudança é o teto orçamentário, que entrará em vigor em 2015. Um grupo de trabalho, que será nomeado nos próximos dias, terá a função de propor como isso funcionará até o mês de junho do ano que vem.

Fonte: Grande Prêmio

Vou só dizer uma coisa, desta parada de punição de 5s para infrações leves, senta que lá vem história, porque vai dar confusão. Que eles já decretem o que é leve e o que não é antes do campeonato começar, porque se deixarem os comissários decidirem na hora que a infração acontecer...

Sobre a escolha de números pelos pilotos, nem me importo. Não faz diferença alguma no meu ponto de vista.

Com relação à pontuação dobrada? No final? #falasério

E o teto para 2015. Só quero ver se sairá mesmo!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Micael disse…
A questão dos números é até interessante, não muda o desempenho de ninguém mas vai ser como uma marca para o piloto, e influencia sim Ludy de quem você lembra falando o número 46?

Quanto ao teto pra 2015, vai aumentar ou diminuir?
Já existe um não?

E a pontuação dobrada eu achei bizarra.


kyna disse…
oh, a ferrari deve estar vibrando c a pontuação dobrada na ultima corrida: pois ele terao somente uma corrida p alcançarem pontos q nas outras 18 nao conseguiram!

credo...transformando f1 em indy e stock car...credo credo credo
Ao anônimo que comentou, sorry, mas regras do blog, não aprovamos comentários anônimos, como está explicado abaixo.

Micael, para a F1 atual não faz mais diferença, na minha opinião. Na época em que ela ainda era romântica sim, hoje não.

46 que eu saiba é do Valentino Rossi na MotoGP.

Ludy
Bia disse…
Pontuação dobrada na última corrida? Então ela vale mais do que as outras? Que palhaçada!
Paula Ferraz disse…
Não acho justo esse negócio de pontuação dobrada! Não acho justo mesmo.
Ah, e número fixo, sei lá... Acho estranho. Gostei também não.

Paula
Fern Kesnault disse…
Sinto desespero por parte da FIA-FISA ao destinar pontuação dobrada na ultima prova...são ridiculos assim como está atualmente a categoria...que coisa mais esdruxula...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!