Ceticismo

Chefe da McLaren se mostra cético quanto à implementação de teto orçamentário na F1

Martin Whitmarsh disse que o principal problema dessa medida é que as equipes geralmente não estão dispostas a baixar o quanto estão gastando, por isso não são capazes de chegar a um consenso

O teto orçamentário, aprovado pela FIA nesta segunda-feira (9), já era uma mudança há muito tempo pedida na F1. No entanto, nem todo mundo acredita que ela vá sair do papel. O chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh, afirmou que é utopia pensar que todas as equipes vão para a reunião dispostas a ceder na quantia que já estão gastando.

“Se nos quisermos colocar um teto orçamentário, precisamos de um jeito para fazer isso, mas uma minoria sempre será oportunista e vai tentar frustrá-lo”, disse à revista inglesa ‘Autosport’. “Sempre vai haver os ‘ter’ e os ‘não ter’, e o problema é que os ‘ter’ nunca querem negociar”, declarou.

Uma das tentativas de diminuir o custo da F1 nos últimos anos foi o RRA (Acordo de Restrição de Gastos, na sigla em inglês). A medida, no entanto, não teve o efeito esperado. Enquanto algumas economias pontuais foram feitas, no geral elas acabaram compensadas pelo aumento do dinheiro investido em outras áreas. 

Whitmarsh afirmou que o RRA poderia ter feito muito mais pelo esporte, mas esbarrou na falta de vontade de negociar dos representantes das escuderias. 

“O RRA alcançou algumas coisas e poderia ter alcançado muitas mais. Foi um processo profissional. Essa ideia de que vamos sentar em uma sala por meia hora e resolver todos os problemas não é realista. Não há milagres. No fim, as equipes não podem gastar mais do que já estão”, avaliou. 

O dirigente, por fim, disse que será preciso que a F1 passe por momentos difíceis para que algumas soluções sejam encontradas. “Para ser franco, eu passei muito tempo tentando ser um bom cidadão no esporte, e ninguém vem te agradecer por isso. Eu provavelmente preferia me concentrar em outras coisas nestes dias. O esporte trabalha melhor em crise, esse é o jeito que as coisas são”, encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

Não sou só eu que ando cética com relação ao teto orçamentário... Martin me faz companhia! Bem que eu falei ontem....

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!