Vettel lidera segundo treino livre em Abu Dhabi

Vettel espanta ressaca, retoma ritmo e lidera dobradinha da Red Bull no TL2 em Abu Dhabi

O tetracampeão mundial Sebastian Vettel superou o companheiro de Red Bull Mark Webber por 0s155 e comandou o 1-2 do time no segundo treino livre para o GP de Abu Dhabi. Felipe Massa ficou em décimo

Sebastian Vettel já avisou que não vai levantar o pé só porque o tetracampeonato mundial está assegurado, e mostrou isso na manhã desta sexta-feira (1), em Abu Dhabi. No circuito de Yas Marina, o alemão espantou a ressaca da festa do tetra e marcou o melhor tempo do primeiro dia de treinos livres nos Emirados Árabes Unidos, com o colega de Red Bull Mark Webber completando a dobradinha do time.

A melhor volta de Vettel ficou na casa de 1min41s335, 0s155 mais veloz que a de Webber. Esse tempo foi registrado ainda na primeira hora da sessão, antes das equipes darem início às simulações de corrida visando o GP do próximo domingo.

Lutando pelo vice-campeonato do Mundial de Pilotos, Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen aparecem logo na sequência da folha de tempos. O inglês da Mercedes e o finlandês ficaram mais de 0s3 atrás de Vettel, mas registraram marcas bem próximos: a diferença foi de 0s04.

Nico Rosberg terminou na quinta colocação, seguido pela dupla da McLaren, Sergio Pérez e Jenson Button, por Fernando Alonso, Nico Hülkenberg e pelo brasileiro Felipe Massa, que completou o top-10.

Mais rápido da sessão que abriu os trabalhos da F1 em Abu Dhabi, o francês Romain Grosjean ficou em 12º lugar, apenas, tendo enfrentado problemas ao longo do treino da noite árabe.

Jean-Éric Vergne, Kimi Räikkönen e Max Chiton foram os pilotos que abriram a segunda sessão livre em Yas Marina nesta sexta-feira (1). O treino complementar, já no fim da tarde em Abu Dhabi, iniciou também com temperatura na casa de 33°C. No asfalto, 37°C, um menos do que foi notado na primeira atividade.

Ao contrário do que aconteceu mais cedo, agora os pilotos trataram de iniciar logo as voltas cronometradas. E Räikkönen foi o primeiro a aparecer na ponta da tabela, com 1min44s360. Chilton e Vergne ocupavam as duas posições subsequentes.

Aí, Pastor Maldonado veio com o segundo melhor tempo, mas com quase oito décimos de desvantagem para o líder finlandês. Mas não ficou muito na colocação. Sergio Pérez logo se colocou em segundo, empurrando o piloto da Williams para terceiro.

Com a pista bastante movimentada, Jenson Button surgiu em primeiro na sequência, com a boa marca de 1min44s079, pouco menos de três décimos mais rápido que Räikkönen, o segundo. Pérez, então, caiu para o terceiro posto, à frente de Paul di Resta, Nico Hülkenberg, Maldonado, Vergne, Daniel Ricciardo, Esteban Guitérrez e Jules Bianchi.

O inglês da McLaren não sustentou por muito tempo a posição de liderança. Logo, foi superado por Räikkönen e, em seguida, por Pérez e seu 1min43s564. Button se recuperou na sequência, pulou para segundo, com 0s052 de diferença para o colega de equipe. Räikkönen ainda era terceiro, com Sebastian Vettel em quarto, à frente de Lewis Hamilton.

Nico Rosberg, Paul di Resta, Nico Hülkenberg, Mark Webber e Adrian Sutil completavam os dez primeiros. Felipe Massa era 14°, enquanto Fernando Alonso vinha três posições à frente, apenas, evidenciando as dificuldades da Ferrari na pista árabe.

Vettel, então, retornou ao traçado e já se colocou na ponta, ao virar 1min43s062. Logo atrás, Rosberg se aproximou do compatriota e cravou 1min43s101. Hamilton veio no encalço dos dois e registrou o terceiro tempo. Mas o inglês cairia para quinto, com o avanço de Grosjean e Webber. Pérez, Button, Räikkönen, Di Resta e Hülkenberg vinham na sequência. Massa saltava para 11°.

Com pouco mais de uma hora para o fim da sessão, a Lotus mandou Kimi para a pista com os pneus macios. O finlandês foi o primeiro a sair com os compostos nesta sexta-feira. E não fez feio. Virou 1min41s888, pulou para primeiro, 1s1 mais rápido que a marca de Webber, registrada com pneus médios. O australiano havia alcançado o topo da tabela pouco antes de o campeão de 2007 abrir a volta com os pneus amarelos.

Räikkönen ainda melhoraria para 1min41s726. Hamilton, Pérez, Rosberg e Hülkenberg também voltaram logo em seguida com pneus macios. E o alemão da Sauber já apareceu em segundo, mas quase sete décimos mais lento que Kimi. Aí Hamilton veio forte e se posicionou em terceiro, empurrando Webber e Vettel para o quarto e quinto lugares, respectivamente. Neste meio tempo, a TV mostrou um replay do furo de pneu de Di Resta. O escocês estava em sua 12ª volta com o composto médio. 

Rosberg veio bem e, com 1min41s758, saltou para a vice-liderança da sessão, a apenas 0s032 de Räikkönen. Mas aí Hamilton surgiu com 1min41s690 e passou para a primeira posição. Räikkönen, Rosberg, Hülkenberg, Pérez e Webber completavam o top-6. Isso tudo com 50 minutos para o fim do treino 2 em Yas Marina. Pouco tempo depois, Webber tomou a ponta com 1min41s556, superando em 0s134 o tempo de Hamilton. Räikkönen, apesar do longo stint, permanecia em terceiro, à frente de Rosberg e Pérez. Logo em seguida, Alonso conseguiu sua melhor passagem no treino, em 1min41s171, para ocupar o sexto posto da tabela de tempos. O espanhol, claro, calçado com pneus macios. 

Outro que finalmente veio à pista com os compostos amarelos foi Vettel. Mas o tetracampeão não teve dificuldades para assumir a ponta, com 1min41s434, 0s056 mais veloz que o colega de Red Bull. 

Novo furo de pneu. Agora com Button, mas com pneu macio. Enquanto o inglês voltava lentamente para os boxes, Max Chilton rodava na curva 1 e Grosjean se queixava no rádio de uma falha no carro da Lotus, após escapar na curva 12. Quando o francês retornou aos boxes, os mecânicos da equipe se fecharam ao redor do E21. Vettel, por sua vez, relatava, também via rápido, de um "cheio engraçado" dentro do cockpit do RB9. 

Aí, com 30 minutos para o fim, Hamilton e Rosberg iniciaram longos stints, com pneus macios e tanque cheio, evidenciando uma simulação de corrida. Webber seguiu o exemplo dos dois pilotos da Mercedes e foi ao traçado para o chamando long run. Aí, com exceção de Grosjean, que permanecia nos boxes por causa de um aparente dano no freio, todo o resto do grid encheu a pista em ritmo de corrida. 

O franco-suíço da Lotus ainda chegou a voltar à pista nos dez minutos finais, mas não pôde completar o programa técnico, fechando precocemente sua participação na sessão. 

Lá na frente, Vettel acabou mesmo confirmando o domínio neste TL2, seguido pelo companheiro de equipe, Webber. Hamilton, Räikkönen e Rosberg fecharam o top-5. Pérez, Button, Alonso, Hülkenberg e Massa vieram na sequência para completar os dez melhores em Yas Marina. 

Os pilotos agora voltam à pista árabe neste sábado (2) para mais um treino livre e a classificação, que vai definir o grid de largada para o GP de Abu Dhabi, o penúltimo da temporada 2013. 

fonte: Grande Prêmio
Fonte: Grande Prêmio

Vi, se muito, 10 minutos do treino, então para ficar por dentro do que rolou, acho que o texto acima ajudou bastante.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Micael disse…
Eu vi quase todo o 2º treino, e percebi o Kimi diferente, desde o início do treino estava com um certo 'sangue nos olhos' e pra poucas palavras.

Tânia disse…
É Micael se lendo eu já pensei isso, imagine assistindo! Daqui a pouco tem reprise do treino, to pensando em assistir, provavelmente vai estar melhor que a corrida!! Bom espero que domingo o Kimi esteja com essa fome de resultados maior ainda, pois quero ver ele esfregar um podium na cara do Alan e Grosjean, claro se a Lotus não boicotar ele novamente!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!