A filosofia seletiva de alguns jornalistas...

Respeito é bom, e eu gosto!
Eu juro! Eu juro que passei a ser mais seletiva com o que leio quando o assunto é F1 e Alonso, principalmente aqui no nosso BRASIL IL IL, mas quando a coisa aparece 3 vezes na minha frente, a curiosidade (feminina) torna-se incontrolável. Depois de feito, eu sempre me arrependo por perdido tempo lendo as merdas que certos jornalistas escrevem sobre Alonso, mas uma vez que li, não consigo ficar na minha. 

Tenho que, de alguma forma, exteriorizar minha frustração pela falta de respeito que alguns profissionais agem com o Fernando. Adoração não se faz necessária, mas respeito sim!

Eu não estou falando de um blogueiro, como eu e você. Estou falando de um profissional que tem a missão de, sim, ser imparcial, principalmente quando sequer um piloto nacional está em questão.

Alonso é "babaca", "macho-alfa" , "ator merecedor de Oscar", "mau-perdedor", isso para falar dos "elogios" mais antigos. O mais recente deles vindo do jornalista Luis Fernando Ramos (conhecido com Ico) para Alonso é que o asturiano não tem "honra", já que adora citar os samurais mas "ignora completamente os ensinamentos de honra e de humildade dos antigos guerreiros orientais."

Até que ponto chega o comportamento destes profissionais que deixam extrapolar - sem  limites - suas insatisfações pessoais?!

Que ele torce por Vettel todo mundo sabe. Que ele ama e idolatra Vettel todo mundo também sabe. Então por que não usar seu espaço para enaltecer e angariar mais fãs para o seu amado alemãozinho?! Ou quem sabe falar da nova vida e tentativa de recomeço de Felipe Massa na Williams?! Que tal escrever aqueles textos cheios de clichês de quanto Massa merece esta oportunidade e/ou de quanto Vettel é especial, gênio, menino prodígio e campeão do povo?! Fale de que quem ele gosta e deixe Alonso de lado. Simples. Se atenha as informações básicas. Ponto para todo mundo!

É no mínimo lamentável o papel que ele faz a cada vez que cita ou fala do Fernando. Palavras vazias, cheias de rancor, mesquinharia e veneno, e que ele faz questão de dizer para disseminar esta onda de ódio que, para mim, tem como objetivo para atingir seu principal alvo: o torcedor brasileiro, principalmente aquele só tem a ele para ler como referência no assunto (que triste isso, né?!), aquele que não sabe ler uma notícia em inglês e que não pode nem questionar se o cara está ou não falando a verdade. "O cara está in loco, sabe das coisas". #whatthehell

Ainda bem que tenho olhos e ouvidos próprios e não preciso de terceiros para buscar as informações sobre o que pensar ou não.

Eu lamento ver um sujeito que "conheci" quando ele ainda comentava no extinto podcast do Grande Prêmio, e pelo qual eu nutri uma certa admiração por seu conhecimento do mundo do paddock e da F1, se transformar, aos meus olhos (claro!), em algo que não merece mais o meu respeito.

Ainda bem que passei pela mesma lavagem cerebral citada no texto, pois foi isso que me libertou deste tipo mau jornalismo que ele mesmo ADORA criticar. Dizer que um piloto não tem "honra" faz dele melhor que Lobato ou Galvão Bueno?!

Bom, eu acho que não...

É triste ver que ele precise ser assim para fazer um trabalho que ele julga "bom" e de "qualidade". Aliás, Ico sempre que pode alfineta o trabalho dos colegas, julgando e apontando o dedo para dizer quem é "bom" e "mau" jornalista. Como se coubesse a ele tal papel... 

Nota-se, portanto, como ele se difere bastante daquele que AMA criticar... #ironiaMODOON

Depois que leio estas m*rd*s, eu sempre penso em ir ao espaço dele e dizer algumas coisas, mas daí reflito: eu JAMAIS não vou mudar a minha ideia do Fernando (a não ser por causa dele próprio), e ele, contaminado como está, também não.

Aliás, não sei aonde ele foi contaminado por tanto ódio por Alonso. De onde surgiu isso?!Seria uma resposta atravessada? Uma exclusiva negada?! É um caso de estudo e tese de mestrado!! Alguém se habita?!

A única coisa que lamento disso tudo é que ele faça questão de distribuir este vírus por aí quando escreve cada uma destas palavras sobre o espanhol.

Alonso não é santo. Alonso não é perfeito. Alonso falha. Alonso é pecador. Alonso já fez coisas erradas, muitas aliás. Mas eu também. Você também. Todos nós! E sabe por que?! Porque nós somos seres humanos (ok... nem todos conseguem... rsrs).

Acho que o grande problema com o Fernando, e esta onda de ódio que gira em torno dele aqui no Brasil, principalmente, é que quando se trata dele, as pessoas se esquecem que por detrás da capa de samurai e piloto forte, fodástico e arrogante (???) existe um ser humano. Para ele nunca há o benefício da dúvida. Ele já está condenado, sem direito a defesa.

Hamilton, Jenson, Vettel são todos seres humanos que correm de carros. Alonso, não!

Neste texto em questão, Ico faz questão de destacar a "filosofia seletiva do Alonso", mas ele não percebe que faz o mesmo e que a sua filosofia é tão seletiva quanto.

É triste notar que nosso esporte é cheio de pessoas/jornalistas assim, seja com Alonso ou com outro piloto. Por isso, a cada dia mais, eu perco a fé na F1...

É uma pena que estes profissionais simplesmente não aproveitem a grande oportunidade que estão tendo de ver diante seus olhos um piloto tão genial, ainda que com defeitos.

Ver Alonso fazer o que faz é uma dávida. E a cada vez que vou a Interlagos, eu noto e sinto isso. É uma oportunidade que eu agarrei com todas minhas forças, porque sei que aquele que está diante aos meus olhos é um dos melhores pilotos que a F1 já teve. Eu sei disso.

De qualquer forma, nada disso que eu falei tem muito valor, afinal, também faço parte do grupo que sofre(u) a tal "lavagem cerebral", junto Alonso.

Pelo menos com esta "lavagem cerebral", fico completamente inume de ser contaminada por este vírus do ódio que circula por aí...

Ainda bem! Ainda bem!

Bjuss, Tati

Comentários

kyna disse…
tu ainda não sabe pq tem gente q odeia alonso? te dou uma palavrinha:

RECALQUE! nem sei escrevi certo, mas acho q deu p entender.

no fundo é assim, criticamos ou amamos os pilotos quando somos fãs da f1 independente da nacionalidade ou da beleza do piloto. fãs gostam e julgam pela capacidade.

infelizmente alguns q não gostam de f1 desde sempre, não sabem ou entendem e se dizem fãs de f1 mesmo assim e criticam alguem q nao sabem comparar com ninguem pq nunca viram outros pilotos correndo ficam jogando porcaria no ventilador. pq? puro recalque.

não são eles q ganham milhoes pilotando a 300km/h e arriscando-se a explodirem a cabeça no momento q perderem o controle do carro. pilotos fazem isso. jornalistas e alguns fãs de momento da f1 não fazem isso. nao tem capacidade p isso. e nao me venham dizer q um cara tem sorte de ter virado piloto de f1!

massa e barrichello podem nao serem os melhores, mas foram pilotos de f1 e estao milionarios, dando gargalhada de quem critica. button, vettel, alonso, hamilton, piquet e prost estao cgando e andando se alguem acha eles simpaticos ou antipaticos, eles foram lá, pilotaram, foram vencedores e ficam multimilionarios ignorando a opinião dos outros sobre eles. por isso são genios!

qdo tu le algo q nao gosta, ri, tira deboche, imagina o alonso na tua cama e fica feliz. existe vida alem da opinião de um panaca q infelizmente usa e internet e alguem consegue ler oq ele escreve.

#keepcalmandkeeplovingalonso
Bia disse…
É simples. Pelo mesmo motivo que vc adora usar seu blog pra falar mal de outros pilotos. Cada fala o que lhe convém.
É frustante, muito frustante lidar com pessoas que têm dificuldade de interpretação de textos e/ou que não conseguem discernir as coisas... afff

Tati
Anônimo disse…
Eu sempre deixei muito claro Tati, não que gosto muito do Alonso acho ele muito arrogante e prepotente, sempre torci para o Vettel e o Kimi ganhar. Concordo com o jornalista, o Vettel é o menino prodígio, o maior talento da f1 e que vai quebrar mts recordes ainda. e EU ACHO o Vettel e o kimi,mais piloto que o Alonso.
Mas o que esse jornalista é muito sem noção e falta de profissionalismo. Não gostar do Alonso é uma coisa, é um direito dele,mas descer o nível é completamente desnecessário mesmo, pelo amor né mt falta de respeito com o Fernando.
Luana
Luana,

Todos nós temos direito de ACHAR o que quiser. Ninguém obrigado a considerar Alonso o melhor, e eu NUNCA exigi isso de ninguém, cada cabeça, uma sentença.

Mas como vc disse, e eu concordo, a questão é falta de profissionalismo que está por detrás de todas as críticas vindo de um jornalista, e não de um fã qualquer.

Como disse, concordo com vc, é falta de respeito!

Bjuss, Tati
Anônimo disse…
hehehehe

O que me passa pela cabeça qd vejo vários torcedores e jornalistas brasileiros que malham Alonso, Kimi e Hamilton e que se dizem torcedores do Vettel (sem generalizar claro!) é que por falta de um piloto Nacional, no caso Massa que esteja em 1º, é mais fácil ir lá torcer para quem está ganhando do que por outro piloto por qquer outro motivo.
É bem fácil mesmo torcer para quem ganha sempre!!! #TRISTE!
Essa é a sensação que tenho qd leio comentários pela blogosfera em geral que para exaltar o Vettel vamos falar dos recordes e tal mas tbm é preciso denegrir o Alonso.
Tenho preguiça disso Tati e nem debato mais. Aff!

Adriana
wagner disse…
Tati, andei pensando, afinal se com todos zerinhos, tetras, poles vitórias da RBR/Vettel ainda assim se lembram de Alonso, é sinal que o cara é BOMMMM!!!;-)
Adriana,

É isso aí mesmo!

Inclusive eu tenho uma teoria, que cada dia se confirma mais: Vettel, de todos estes pilotos (Kimi, Alonso, Hamilton), é o que tem menos torcida. Eu digo, torcida, torcida mesmo! Ele, ou herda a torcida dos kimistas ou dos haters do Alonso. Eu, pessoalmente, conto nos DEDOS quem torça por ELE, ELE!

Aí da nisso!

É verdade, dá preguiça mesmo! hehehe Mas eu não dou conta de ficar quieta... hehe

Bjuss, Tati

Anônimo disse…
Ah que bom Tati que vc concordou comigo, a minha intenção nunca foi diminuir o Alonso,EU NÃO gosto dele, mas acho ele também um ótimo piloto,até mesmo pq é Bicampeão da f1, e faz o que pode com aquela carroça da Ferrari.
No começo eu ate torcia p ele, mas passei a não gostar dele, pelo seu jeito e pelo que os jornalistas falavam dele, mas tb quando ele entrou no lugar do kimi na Ferrari,o Raikkonen abandonou a f1, hahaha, sei que ele não tem culpa, mas na época fiquei revoltada com ele e com a Ferrari.
E eu tb sempre escutei o Galvão e cia criticar mt o kimi sobre o que ele fazia/faz fora da pista, por isso te entendo Tati, e fiquei indignada com o que ele disse do Alonso, e bem que podia pelo menos respeitar ele né.
Luana
Luana,

Mas é claro que eu entenderia... hehehe

Sim, Alonso não nunca teve culpa dos problemas entre Kimi e a Ferrari, e a maior prova disso é 2014!

Mas é natural que alguns fãs se sentissem chateados na época. Fazer o quê!?

Eu não gostei da Ferrari ter contratado Kimi, não por ele, mas pelo que isso representa na relação com Fernando. Mas eu sei separar as coisas, e sei que Kimi não tem a MENOR culpa disso. Ele está sendo usado tb...

Uma pena que vc tenha se deixado levar que diziam do Alonso, vc talvez nunca tenha torcido por ele de verdade, verdade, do contrário, não se sentiria assim...

Mas como disse, cada cabeça, uma sentença... e todos nós temos os mesmos direitos... certo?!

Bjuss, Tati
Anônimo disse…
Isso mesmo Tati, acho que nunca torci. Mas esse ano que eu comecei a acompanhar o Alonso no face, e comecei a tirar essa "mascara que construí dele" e pelo que a Ferrari ta fazendo com ele nos últimos meses, me lembra mt o que fizeram com o Raikkonen,sei lá,mas tem coisas na Ferrari que ao meu ver são desnecessárias. Só acho,campanha #voltajeantodt e alguém tira o Montezemolo.

Ah Tati, eu tb não queria o Raikkonen na Ferrari,apesar que os dois são ótimos pilotos, n sei o que esperar do ano q vem!

Adriana, EU Luana, hahaha,gosto do Vettel, pq acho ele um "piloto de outro mundo",de mt talento, rápido e constante,que ainda vai quebrar recordes,e logico gosto do kimi,pois sou fã dele antes msm do Vettel chegar na f1. Mas uma coisa eu tenho concordar, esse domínio no treino e na corrida só dele,já ficou chato e irritante. Como não lembrar qnd o titulo ficou entre o kimi,alonso e Hamilton? E foi decidido na ultima corrida!Falo isso,pq acima de qlqr piloto, eu amo automobilismo, e isso sim era campeonato, mas nem por isso deixo de torcer e admirar o Vettel.
Beijos, Luana

Sabrina disse…
Que falta de respeito esse post do Ico.
Tá na cara que ele tem um ódio mortal pelo Alonso. Sabe-se lá o que o Alonso fez pra essa pessoa o odiar tanto.
É muito ridiculo ele ficar citando a filosofia samurai como se ele soubesse TUDO sobre o assunto. So que não!
O Ico da a entender que ele sabe tudo, e tudo o que ele diz é a verdade.
Mas sabe o que eu gostei disso tudo? Eu fui ler muitos dos comentários e vi que tem gente que não é alienada e defendeu o Alonso - não por ser fã dele, mas pela maneira agressiva que o Ico falou sobre o mesmo.
Se ele gosta do Vettel, bom pra ele. Seja feliz gostando dele e pronto.
Tem muita gente que torce pro Vettel e que infelizmente não sabe curtir a boa fase do seu piloto, e prefere ao inves disso, ficar denegrindo ainda mais a imagem do Alonso aqui no Brasil.
Infelizmente o Alonso teve que conviver com 2 pilotos brasileiros na F1, e desde de então, nós torcedores do Alonso temos que aturar sabe-se lá até quando, toda essa revolta brasileira injustificável.
Eu tenho vergonha de ver a maneira com que as pessoas aqui no Brasil ficam denegrindo a imagem dos pilotos que não são do país como se todos os problemas da F1 fossem culpa sempre do piloto.
O Alonso pra mim é a pessoa mais VERDADEIRA daquele grid porque ele tem coragem de dizer o que pensa. E se você não gostar, problema o seu.
Hoje em dia parece que as pessoas gostam de ver piloto pagando de santinho, e convenhamos que isso não existe na F1.
Sabrina,

mais perfeito impossível:

"O Alonso pra mim é a pessoa mais VERDADEIRA daquele grid porque ele tem coragem de dizer o que pensa. E se você não gostar, problema o seu.
Hoje em dia parece que as pessoas gostam de ver piloto pagando de santinho, e convenhamos que isso não existe na F1."

É isso!

Bjusss, Tati
Bia disse…
Quer dizer que vc, por ser só fã, mesmo tendo um blog com milhares de acessos, pode falar o q quer, e o cara, por ser jornalista (se for mesmo, pois está cheio de jornalista por aí que nunca pisou na faculdade) não pode? Entenda uma coisa querida, a internet mudou os conceitos do jornalismo. Hj, qq um pode ser um "jornalista". Então, vc não é diferente do Ico.

Se vc acha que eu não sei interpretar ou discernir as coisas, td bem, mas eu acho que é vc que não quer enxergar a realidade que está na sua cara.

E mais, vc conta nos dedos os fãs do Vettel, pq eles não vêm aqui, ou vêm, mas não comentam, devido ao tratamento que ele recebe da sua parte. Mas o mundo não se resume ao seu blog, se procurar, vai achar muuuuuuuita gente que é fã dele pelo que ele é, não por causa de Kimi, Alonso, ou quem quer que seja.

Bjs,
Bia
Vanessa Santos disse…
Eu concordo com tudo, Tati, acho que o problema está no "jornalismo" que se faz no BR para cobrir F1. É tanta falta de respeito e profissionalismo e gente que não sabe a diferença entre torcedor e jornalista profissional com o dever imparcial de informar...

Já o ódio pelo Alonso, vai saber... Você vê que as coisas que dizem dele são vazias, como você disse, esses caras projetam sentimentos absurdos nele. Óbvio que eles podem não gostar dele, não é esse o problema, mas me admira a intensidade do ódio e dos ataques que são direcionados a ele. Esse Alonso que eles atacam com tanta voracidade é um Alonso inventado, imaginário, alguém que eles criaram em suas mentes e pioraram da forma que quiseram e hoje falam dele como de um monstro repugnante e odiável que merece todo o fracasso e o desprezo do mundo.

De novo, não tem nada a ver com as pessoas que não gostam dele, que o acham arrogante ou que não seja bom piloto o suficiente, ninguém é obrigado a gostar dele, mas tem a ver com esse Alonso inventado, esse ser imaginário criado pela imprensa brasileira que guia a opinião de certos jornalistas. Por isso eu te digo: eles não atacam Fernando Alonso, o piloto real, eles atacam um Alonso imaginário, que foi moldado pela imprensa de acordo com seus próprios ódios e frustrações e desejos reprimidos, e inveja.

Interessante que eles dirigem esse ódio ao piloto que colocou "em segundo" um piloto brasileiro. Schumacher e Rubinho estão aí. É uma repetição. É preciso criar um vilão, um monstro nojento ao qual direcionar todo o ódio.

E vem cá, se Alonso é um cara tão abominável e não está ganhando nada, mas sempre se ferrando e ficando em segundo, por que se importam tanto com ele então? Deixem este "lixo" pra lá e comemorem que ele agora é "segundo" como o piloto brasileiro sempre foi.

E desculpem o comentário gigante, meninas, eu me empolgo! rsrs
joao disse…
Cada um tem a sua opinião, guria. O Ico usa o blog dele pelo mesmo motivo que vc adora usar seu blog pra falar mal de outros pilotos e de equipe como a Ferrari, de como são sex os pilotos, como as F1ladies são isso e aquilo. Acho que vc tem q aprender que as pessoas tem direito a outra opinião. E pare para pensar que vc não pega leve não. Cada fala o que lhe convém como disse a moça ai acima.
João,

Sério? É sério que vc não consegue perceber a diferença entre uma blogueira (leia-se torcedora) e um profissional que cobre F1?!

Opinião qualquer pode ter! Concordo... ele não precisa gostar do Alonso, não mesmo, e nem Alonso faz questão de disso, mas acho que quando estamos falando de PROFISSIONAIS, que lidam com estes caras todo fim de semana, ficam olho a olho com eles todos os dias, a gente espera RESPEITO!

E vc dizer que o cara escrever que Alonso não tem HONRA, é normal?!?!

Como disse, ele pode até não gostar do Alonso, criticá-lo sim, mas de forma construtiva, e não como faz...

Se vc não consegue notar a diferença, não posso fazer nada por vc!

No mundo dos blogs o que mais tem é blogueiro que xinga e ofende Alonso, eu conheço vários. Você olhar por aí e nunca vai encontrar comentário meu por estes lugares... vc sabe pq?! Porque eles são blogueiros COMO EU e TEM DIREITO que falarem o que quiser em seus blogs. Pois é... Eu sei notar a diferença.

Quando estamos falando de jornalistas, o comportamento do Ico... só resta dizer que é lamentável, e sim, errado!

Mas se vc concorda, bom para vc!

Tatiana
Joao disse…
Guria, não estou dizendo que esta certo. Apenas que vcs não tem direito como ele de falar o que pensam de maneira ofensiva como fazem. E preste atenção: o que ele escreveu é um blog. Como o seu. Com um pouco mais de acesso mais blog. E se não me engano vcs tem uma jornalista formada entre vcs. Portanto não vejo diferença.
hehehehe...

É verdade, guri!

Vc tem razão...that´s right!

Tati
Anônimo disse…
Que isso gente...Eu tb não gosto alonso,acho ele arrogante e prepotente sim,só fã do Vettel não pq tb sou fã do kimi e pq os dois são amigos, mais sim pq considero o Vettel,uma piloto rápido, de mt talento e inteligente, constante, e "de outro mundo".
Mas, todos temos o direito de gostar do Alonso ou não,e independente de ser uma opinião de um jornalista ou blogueiro tem que ser profissional, e acima de tudo manter o respeito com os pilotos, foi desnecessária as palavras usadas na matéria.
Luana
João, sim, sou jornalista. Mas sua comparação não tem a menor razão. Este espaço não é feito por profissionais da imprensa e deixamos isto bem claro na nossa descrição. Não falamos aqui como profissionais de jornalismo porque este blog é feito por admiradoras do esporte, como você. Criamos este espaço porque nosso foco é comentar as notícias, já que blogs são ferramentas opinativas em sua natureza. Somos blogueiras, torcedoras, como vocês, que acessam o blog.
Não temos acesso ALGUM ao mundo da F1 como profissionais da área como Ico, o citado do texto acima. Ele é um profissional que trabalha no meio da F1, que usa o blog dele para além de informar o que acontece lá dentro (porque ele tra-ba-lha lá), dar as opiniões dele. A questão é que ele, como profissional da área, mesmo sendo em um blog (opinativo, em sua natureza), deveria ter um pouco mais de respeito sim. Por qualquer um dos profissionais com os quais ele trabalha.

Quem gosta dele e do que ele escreve, vai continuar a ler o que ele escreve. Quem não gosta do que nós escrevemos, não vai ler o que escrevemos. Pronto. Simples assim. Cada cabeça, sua sentença.

Ludmila
Alex disse…
Tudo que ele falou do Alonso é a mais pura verdade...

Mas me digam, qual campeão do mundo não é assim?

Um piloto como Alonso tem que ficar puxando saco do Vettel em coletiva?... nunca né. Ele é narcisista, egocêntrico, arrogante... como todo grande campeão do mundo é!

Senna, prost.. piquet não eram sinônimos de humildade.

O bola da vez Vettel será bonzinho no Brasil até ele ter um companheiro de equipe brasileiro... depois disso, virará o diabo em pessoa...

Multi 21 ta ai para provar que não existe bonzinhos na F1... apenas homens muito competitivos que andam no limite sempre.

Como sempre digo... imprensa esportiva é deprimente no mundo todo... imparcialidade nunca existiu...

Sobre o ódio dos brasileiros com Alonso tem muito mais coisa aí que uns textos de jornalistas né...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!