Sobre Kimi, Boullier, Lopez, Permane e Lotus

Raikkonen perhaps highest paid driver in 2013 - Boullier

Eric Boullier says they gave Kimi Raikkonen the right tools to get his self-confidence back. And confirmed rumors that he is a highest paid driver in 2013.

Oct.12 (GMM) Team boss Eric Boullier says it is "likely" Kimi Raikkonen is departing Lotus as the highest paid driver in Formula One. 

When the Finn returned to the sport last year after a rally and Nascar sabbatical, his contract included a base retainer and big bonuses for points. 

The deal caught Lotus by surprise. 

"We knew he would be good, and we knew we would be good, but we didn't know it would be that good!" team owner Gerard Lopez smiled recently. 

Now, after Raikkonen said he is leaving for Ferrari next year only because his pay is late, the 33-year-old's dream pairing with Lotus is ending somewhat sourly. 

Asked by Speed Week to say what the 2007 world champion brought to the team, boss Boullier answered: "That is difficult to define. 

"Without us, Kimi's return to F1 would have been a different picture," he said. 

"Can you imagine how it would have been if he had signed for Williams and not us? We built everything around Kimi. 

"I think as a Lotus driver he became even more interesting to the fans. He gained in popularity," said the Frenchman. 

"If he had retired after his rally phase, I think Kimi Raikkonen would be forgotten today," added Boullier. 

"We gave him the right tools to get his self-confidence back." 

Told of the rumour that Raikkonen is the highest paid driver in 2013, Boullier smiled before answering: "That is quite likely." 

So now, with Raikkonen departing, Boullier confirmed that Romain Grosjean is staying at Lotus in 2014. 

And with Nico Hulkenberg and Felipe Massa the front-runners to replace Raikkonen, Boullier said he is looking for "Someone who is uncomfortable for Romain". 

"I don't want him to be in a cocoon of well-being."


Tenho lutado para não fazer este post há algum tempo. Mais especificamente desde o GP de Cingapura, quando Kimi deu a declaração sobre os salários atrasados na coletiva de imprensa e a série de respostas vindas de Boullier e Lopez começou.

Em função disto, escolhi tomar um caminho silencioso porque sou do tipo de pessoa que prefere manter as coisas guardadas e não deixar as palavras tomarem uma proporção irremediável.

Mas hoje preciso quebrar o silêncio. Portanto, vamos ao motivo que me trouxe a este post de hoje, três declarações de Eric Boullier no texto acima.

Declaração 1: "Eu acho que como um piloto da Lotus ele (Kimi) se tornou ainda mais interessante para os fãs" Ele ganhou em popularidade"

Meus comentários. Kimi já era interessante para seus fãs, não foi a Lotus que fez isto com ele. Sorry!!!! Ele pode até ter se tornado popular para aquelas pessoas que acreditavam nas mentiras propagadas pela Ferrari em 2008/2009, mas ele nunca precisou de nada para ser popular. #fato1

Declaração 2: "Se ele tivesse se aposentado após sua fase do rali, eu acho que Kimi Räikkönen teria sido esquecido hoje".

Meus comentários. Aqui eu realmente fiquei triste. Não fiquei com raiva. Foi tristeza mesmo. Ler algo assim depois da história bonita que Lotus e Kimi construíram me dói. E a declaração de Boullier é obviamente errada, equivocada, e sim, é ressentida.

Entendo o lado da equipe ao se sentir "rejeitada" com a saída de Kimi. Entendo o lado de Räikkönen ao deixar a Lotus porque as questões financeiras se tornaram sem solução. Entendo perfeitamente os dois lados e por isto preferi o silêncio em toda esta situação, porque eu não tenho ódio da Lotus, eu não sinto vontade de ofendê-los nas redes sociais ou equivocadamente dizer que eles foram piores com Kimi do que a Ferrari. Não tenho vontade de chegar aqui e escrever coisas horríveis sobre eles e desejar que eles afundem, porque eu não quero isto. #fato2

Mas isto de Kimi ser esquecido, nisto, Boullier está totalmente errado. O Iceman jamais seria esquecido. Na verdade, ele nunca será. Este finlandês que a maior parte do mundo da F1 só vê como um fanfarrão, bêbado e que tem um talento natural incrível (porque sim, é desta forma que os não fãs do nórdico o veem) é sem sobra de dúvidas o piloto mais popular da categoria há muitos anos. Não é a Lotus, não foi a Ferrari, nem a McLaren, nem a Sauber que fizeram isto com ele. Foi ele mesmo. #fato3

Kimi carregou uma legião de fãs com ele para o WRC, conquistou novos fãs por lá e em seu retorno à F1, tenho certeza que também ganhou uma galera nova para torcer por ele. Então, Eric errou feio nesta declaração. #fato4

Declaração 3: "Nós demos a ele as ferramentas certas para ele conquistar sua auto-confiança de volta".

Meus comentários. Outro erro de Boullier. Kimi não é o tipo de pessoa que precisar reconquistar auto-confiança, este tipo de pessoa é Romain Grosjean. #fato5

E aí vem a parte do post que tenho evitado desde o anúncio do finlandês pela Ferrari e com isto, a exposição do fim do bom relacionamento dele com a sua atual equipe. Na verdade, Eric Boullier, Gerard Lopez e Alan Permane foram os únicos que até agora falaram coisas negativas sobre o Iceman.

Em outra época, ao ler algo assim, eu estaria aqui escrevendo um post raivoso contra todo mundo dentro da Lotus, colocando todos na mesma balança, generalizando. Mas depois da Ferrari em 2008/2009, aprendi algo e desta vez eu vou separar o joio do trigo.

As opiniões de Eric e Lopez são todas baseadas na rejeição de Kimi em continuar na Lotus e no problema financeiro da equipe que foi exposta. Todas estas declarações que li, mas que não postei aqui (com exceção das de hoje), eu procurei entender, eu preferi ignorar, deixar para lá, porque é ressentimento e vai passar. 

As declarações de Alan Permane, estas de razões técnicas (que também li todas, mas não postei aqui), eu não perdoo, não aceito. Ano que vem, na pista, Kimi dará a resposta. Na verdade, ele já dá, basta Permane parar para analisar os pilotos da Lotus e ele, que burro não é, saberá muito bem quem é mais piloto. Os resultados não mentem. #fato6

Para encerrar, quero dizer, que mesmo com este post triste, não tenho ódio da Lotus. Como disse acima, aprendi com 2008/2009 e sei que as pessoas que trabalham com Kimi dentro da equipe, seus mecânicos, os funcionários do time de Enstone, eles o conhecem o suficiente para continuar o admirando e para saber que o que eles tiveram juntos foi especial. E sei que quando o Iceman deixá-los, eles terão sim saudades dos momentos de diversão, de conquistas, de dificuldades superadas juntas, porque eles formaram um conjunto legal, divertido e principalmente de sucesso. #fato7

Eu não odeio a Lotus, eu não esqueci o que ela fez por Kimi, nem o que ele fez por ela. Juntos eles foram importantes um para o outro e é a isto que vou me agarrar para não fazer com ela o que fiz com a Ferrari, guardar rancor e mágoa. #fato8

Aqui no Octeto, eu quero celebrar o que houve de bonito entre Kimi e Lotus, quero deixar guardado os momentos felizes, tudo o que nos fez bem, o que nos fez ter ainda mais orgulho do piloto pelo qual torcemos. Se isto fizer de mim menos torcedora do Iceman (já que não odeio a Lotus como a maioria) como li em alguns fóruns que participo, paciência... Cada um tem o direito de pensar como quiser. Eu tenho minha consciência tranquila, sei bem que tipo de pessoa e de torcedora sou e não ter ódio da Lotus ou não concordar com Kimi em tudo o que ele faz ou pensa, não faz de mim menos torcedora dele. #fato9

Beijinhos, Ludy

Comentários

Manu disse…
Pois concordo com tudo e não tenho nada a acrescentar.
Eu não os odeio, mas certamente, eles não estão sendo muito adultos com toda essa atitude. Estou percebendo essas coisas desde a brincadeirinha do coelho no twitter.
Eu queria saber se fosse o contrário, se na realidade Kimi quisesse ficar e eles não mais. Não estão pensando nessa perspectiva... ¬¬'
Vamos guardar as boas coisas na memória, os dois anos legais de boas coisas e pronto.
Como vc ,fico tranquila, pois sei que Kimi agrada quem merece ser agradado. Se Boullier e outros insistem nessas declarações duvidosas, só lamento. Quem merece conhece o profissional Kimi e respeita. Sabendo disso, me dou por satisfeita e bola pra frente. É esses que ainda o respeita na Ferrari, que espero uma situação mais amistosa que 2008/2009.

=*
Vanessa M. disse…
Esse ressentimento vai passar, tenho certeza.

Bem eu fui uma das fãs que foi com Kimi aos Rallies (e foi aí que conheci este blog) e até voltei a acompanhar nascar quando ele fez uma breve participação lá. Ele é um piloto especial como poucos e felizmente a maioria das pessoas percebeu isso.

Triste ver essas declarações tão cheias de mágoa mas logo passa.
Micael disse…
O Boulier não me surpreende nem um pouco, na verdade eu sempre soube que esse tratamento que ele tinha com o Kimi era pura e simplesmente porque era conveniente para ele e para equipe encher a bola do Kimi para mantê-lo.
Eu sempre tive um pé atrás...
E se estas pessoas não conseguem reconhecer o que o Kimi fez por eles nestas duas temporadas...... poutz....
26 provas consevutivas pontuando, 2 vitórias.. enquanto Grosjean.... bem, deixa pra la...

É muito triste mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!