Sem adaptação
Lotus: Raikkonen ainda não se adaptou à nova configuração dos pneus
Segundo chefe de operações da equipe, arcos usados desde a Hungria mudaram comportamento do carro nas entradas de curvas, atrapalhando estilo do finlandês
Leonardo Felix
14/10/2013
Desde que a Pirelli alterou a configuração de seus pneus, no GP da Hungria, passando a usar a composição da borracha de 2013 junto com a estrutura do ano passado, Kimi Raikkonen tem demonstrado dificuldades para encontrar o melhor ritmo a bordo do modelo E21, explicou o chefe de operações da Lotus, Alan Permane.
Se, até a etapa de Hungaroring, o finlandês aplicava um confortável 8 x 1 contra Romain Grosjean no duelo interno da equipe em grids de largada, a partir dessa corrida o francês passou a superá-lo com frequência, terminando à frente em cinco das últimas seis classificações disputadas.
Em entrevista à revista inglesa “Autosport”, Permane explicou que os novos arcos italianos deixaram o carro com um comportamento diferente na entrada das curvas, algo que teria atrapalhado a pilotagem do nórdico, especialmente em voltas lançadas.
“Ele não gosta como fica a dianteira. Não gosta da forma como eles [pneus] fazem o carro entrar nas curvas. Não é agudo o suficiente para ele. E se tentamos afinar muito [a dianteira], aí perdemos a traseira. Isso o tem perturbado um pouco, mas ele está começando a lidar com o problema”, afirmou.
Segundo Permane, Raikkonen tem acusado a deficiência apenas em ritmo de classificação. Nas corridas, o campeão de 2007 volta a apresentar o desempenho habitual, mas, como tem iniciado as últimas provas distante do topo do pelotão, nem sempre é possível alcançar a zona de pódio, como ele fez nas rodadas de Marina Bay e Yeongam.
“Em ritmo de corrida, Kimi está bem com os pneus. Ele classificou em 13º em Cingapura e em nono na Coreia do Sul, mas subiu ao pódio nas duas vezes. Só que isso não acontece toda semana. Não dá para ficar contando com safety cars para fazer boas corridas a partir disso. É preciso estar em melhores posições no grid e é nessa parte que ele vem sofrendo” analisou.
Em Suzuka, o chefe de operações já vislumbrou uma melhora no quesito, e acredita que a distância entre as posições em que Grosjean e Raikkonen largaram (quarto e nono) se deveu ao equilíbrio mais forte apresentado pelas escuderias de ponta nessa pista. “Foi melhor aqui. Ele ficou a três décimos de Romain, mas essa diferença representou cinco posições. Normalmente, representaria só duas ou três colocações”, apontou.
Fonte: Tazio
“Em ritmo de corrida, Kimi está bem com os pneus. Ele classificou em 13º
em Cingapura e em nono na Coreia do Sul, mas subiu ao pódio nas duas
vezes. Só que isso não acontece toda semana. Não dá para ficar contando
com safety cars para fazer boas corridas a partir disso. É preciso estar
em melhores posições no grid e é nessa parte que ele vem sofrendo”
analisou.
Vou comentar apenas uma coisa depois desta frase... com qualquer pneu, com qualquer carro, em qualquer situação, Kimi está em terceiro no Mundial de Pilotos e continua proporcionando resultados que Grosjean não é capaz de dar.
Não se preocupe Permane, você vai ser um cara muito feliz em 2014. Faltam apenas 4 corridas para você, sim, eu disse VOCÊ (que é quem mais tem criticado as habilidades de Kimi como piloto), ficar livre do finlandês.
O tempo vai mostrar para VOCÊ quem é melhor, já que claramente VOCÊ ainda não percebeu.
Sobre a história da queda de rendimento de Kimi após a mudança dos pneus, eu já havia percebido. É óbvio que a alteração feita pela Pirelli foi pior para o Iceman, mas ele não fez disto uma desculpa. O que me chateia é ler estas declarações constantemente, feitas para minar o pouco que restou. Desde o GP de Cingapura tem sido assim.
Dá para o campeonato simplesmente acabar hoje?! :(
Beijinhos, Ludy
Comentários