O motivo

RAIKKONEN ADMITE QUE ALTERAÇÃO NOS PNEUS PROVOCOU PERDA DE RITMO

Desde que a Pirelli introduziu uma nova combinação da borracha de 2013 com a estrutura de 2012, finlandês enfrenta dificuldades nas tomadas de tempo

Leonardo Felix
25/10/2013

Kimi Raikkonen confirmou o discurso do chefe de operações da Lotus, Alan Permane, logo após o GP do Japão, e admitiu que a nova configuração dos pneus Pirelli, utilizada desde o GP da Hungria, não casou com seu estilo de pilotagem e provocou uma perda no ritmo de classificação.

Desde que a fabricante italiana passou a combinar os compostos de borracha de 2013 com a estrutura de cintas do ano passado, o finlandês só conseguiu superar o companheiro Romain Grosjean em um grid de largada, sendo dominado com certa facilidade pelo francês aos sábados.

Nesta sexta-feira, nos dois primeiros treinos livres para o GP da Índia, o campeão de 2007 voltou a acusar o problema e terminou os dois ensaios do dia em 17º e oitavo, respectivamente, enquanto Grosjean foi quarto e, depois, terceiro.

“Os limites de cambagem e pressão somam muita coisa [ao desempenho]. Não há muito a se fazer e, infelizmente, estamos um pouco amarrados. Se tivéssemos liberdade para fazer o que quiséssemos com a cambagem, seria uma questão bem mais fácil”, relatou o nórdico, ao fim da segunda sessão.

“Mas a situação é esta. O problema é mais para uma volta [lançada], mas na corrida não afeta muito, porque você não anda tanto no limite em alguns pontos. Podemos experimentar outras coisas [para compensar], mas aí [o medo é] começar a sofrer em áreas nas quais você estava bem antes”, relativizou. 

Mesmo com as novas limitações e a iminência de deixar a escuderia ao fim da temporada, Raikkonen ainda acredita que o time fará um trabalho para dirimir a questão e deixá-lo mais competitivo para as últimas quatro etapas do calendário.

“É uma história que nunca tem um ponto final e temos que tentar resolvê-la. As coisas são como são, mas não estamos temerosos. Em alguns pontos, sim, eu poderia ser mais rápido, mas é preciso que aprender a viver com isso. Temos alguns planos e espero que possamos evoluir um pouco. Tenho certeza que vamos fazer melhor do que nas corridas recentes”, concluiu. 

A programação do GP da Índia tem mais um treino livre na manhã deste sábado, às 3h30 (horário de Brasília), com transmissão do Sportv. A classificação acontece pouco depois, às 6h30, e será exibida na Rede Globo e terá acompanhamento em tempo real do Tazio pelo Twitter.

Fonte: Tazio

Pois é... 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!