Não é passarela

Pilotos reiteram preocupação com peso e Button desabafa: "Adoraria poder voltar a comer"

 A batalha contra a balança segue a todo vapor na F1. O assunto veio à tona recentemente, quando a publicação germânica ‘Auto Motor und Sport’ noticiou que a McLaren não se interessava na contratação de Nico Hülkenberg para a temporada 2014 por conta do peso do piloto, que tem 1,84 m e 74 kg.

Em Yeongam para a disputa do GP da Coreia do Sul, Hülkenberg falou sobre o peso mínimo adotado pelo regulamento da F1 e reconheceu que não podia fazer muito mais em relação ao seu peso. Ainda, o titular da Sauber afirmou que gostaria o assunto virasse tema de debate na associação dos pilotos.

 Diretor da GPDA, Jenson Button também manifestou sua preocupação e disse que muitos dos pilotos não em mais como emagrecer. Depois da dupla abordar o problema, chegou a vez de Paul di Resta reconhecer que o assunto também o incomoda. O britânico tem 1,85 m de altura e pesa 74 kg.

“É uma preocupação para um piloto como eu”, reconheceu o titular da Force India em entrevista ao diário britânico ‘The Daily Telegraph’. “Eu estou no limite, com três ou quarto quilos abaixo do que gostaria de estar para ser saudável. Sou quatro quilos mais magro do que era quando comecei na F1 e estou no limite do que pensava que poderia chegar”, continuou Di Resta.

“Eu gostaria de ver o limite de peso aumentado, porque não faria diferença para os pilotos menores. É uma vantagem um pouco injusta ser um cara pequeno, porque eles não só podem mover o peso no carro para o lugar certo, mas eles podem se manter em uma condição saudável”, avaliou.

Apesar de apoiar o aumento no peso mínimo praticado no Mundial, Button vê poucas chances de uma mudança na regra. “Alguns times podem não querer mudar o peso, pois eles têm pilotos mais leves e sabem que podem fazer um carro e um pacote de motor mais leves”, disse o piloto da McLaren. “Nós todos deveríamos concordar em sermos justos e aumentar o peso. Eu adoraria poder voltar a comer”, desabafou.

“Nos últimos três anos, devo ter tido três ou quatro corridas em que perdi meio ou um décimo de segundo por estar acima do peso. Isso parece pouco, mas na classificação isso pode ser uma ou duas posições e na corrida podem ser cinco ou seis segundos”, apontou. “É um grande problema e passa despercebido”, completou.

Líder do Mundial, Sebastian Vettel, por exemplo, tem 1,76 m e pesa 58 kg. Felipe Massa, por sua vez, tem 1,66 m e pesa 59kg. Atual titular da McLaren, Sergio Pérez tem 1,73 m de altura e pesa 64 kg.

Hoje a regra determina a marca de 642 kg como peso mínimo, mas com a mudança dos motores no próximo ano – com os V6 turbo assumindo o lugar dos V8 – esse piso será aumentado para 690 kg. Especula-se, entretanto, que os propulsores atuais já pesem mais do que o estipulado para formulação da regra em vigor em 2013.

Fonte: Grande Prêmio


Isso é sério! Muito sério! Eles mesmos não escondem que não tem um peso saudável, uma vida saudável. Olha o peso e altura do vettel. Tem muita menina bonita por aí com a mesma altura e pesa mais sem ser gorda. Muita menina! Que dirá um cara com essa configuração.

A "frase eu adoraria poder voltar a comer" é alarmante.

By Lu

Comentários

Anônimo disse…
Qual a altura e o peso do Raikkonen??

(Fernanda)
A altura é 1,75 m já o peso não sei. Na verdade, há uns dois dias li algum texto ou alguém mencionando que era 70 kg, mas não sei se está certo.

Ludy
Ester disse…
Sim, é preocupante, espero que consigam reverter isso!
Carina disse…
Nossa, seja a ser desumano... Vai chegar uma hora que pilotos grandes estarão em extinção na f1.. se é q essa hora já não chegou.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!