Educação em primeiro lugar, sempre!


Olá amigos,

Gostaria de falar sobre algo que vi hoje nesta nossa internet: os anônimos que nos " atacam" virtualmente!

Fazer um blog é tão prazeroso quanto difícil. A maioria ESMAGADORA dos leitores que nos visita são especiais, educados, respeitosos e inteligentes... mas em todo lugar há uma minoria sem-educação e com capacidade intelectual totalmente limitada que a impossibilita de compartilhar ideias de forma civilizada. A internet é fabulosa, porém nela, há de tudo um pouco, inclusive, este tipo de pessoa que estraga qualquer discussão. Na linhagem popular e virtual: são os que adoram trollar com o post alheio!

Não acho que devemos concordar sempre. O que seria o vermelho, se todo mundo gostava do amarelo?! Toda unanimidade é BURRA!!! E é mesmo! Temos que discutir, essa é a regra básica da sociedade, mas contanto que todos façamos com educação.

Não imaginem que é fácil fazer um blog e abastecê-los com informação e OPINIÃO! No Octeto não somos um site de notícia, nunca fomos. Queremos falar e dar opinião, que quase 100% dos casos vão ao contrário do que é dito no Brasil. Não somos parte desta massa que se move conforme a dança, que é ditada pelos outros. Enquanto a maioria dança conforme a música, nós aqui no Octeto, vamos remando contra a maré. Somos dos contra, mesmo!

Mas isso traz consequências, boas e ruins. As boas são vocês leitores que interagem conosco, pessoas que antes se sentiam sozinhos e que agora nos dão de presente a chance de uma amizade. As ruins são os comentários desrespeitosos que nos ofendem pessoalmente, com xingamentos que vão muito além de apenas uma torcida por A ou B.

E obviamente este não é um fato isolado, que aconteça só no Octeto. Eles estão em todo lugar ou país! Não somos as únicas vítimas deste tipo de "indivíduo odioso" que está cada dia mais presente na internet.

Existem poucos, na verdade, pouquíssimos jornalistas especialistas em automobilismo que respeito e que tem minha admiração. Eu tenho um TOP 5. Nem mais, nem menos. Existem ainda alguns outros que até gosto, outros que odeio. Mas também existe a lista do jornalistas torcedores patéticos, e este convenhamos é a maior de todas... hehehe

Mas enfim, o que eu queria falar é que, um destes que admiro, Joe Saward (e olha que ele não lá muito fã do Fernando, não hein?!), sofre o mesmo que nós. De forma implacável!

E Saward tem meu o respeito não só pelas suas opiniões fortes e sensatas, em um meio tão venenoso quanto da f1, mas também pelo fato de que ele INTERAGE com seus leitores. Eu sempre fico encantada de que como ele se PROPÕE a conversar com seus leitores. Ele se mostra disponível a isso. Pena que alguns não percebam o privilégio de se ter um cara assim para compartilhar ideias com a gente.

E talvez por isso, as pessoas se acham no direito de ofendê-lo. Hoje em seu blog Joe escreveu sobre como alguns destes indivíduos se sentem poderosos atrás do anonimato de uma tela de computador. Eu penso que os anônimos são uma doença para a nossa bela internet.

Opinião pode ser diferente, não precisamos pensar igual, mas o respeito ao compartilhá-la, é FUNDAMENTAL.

Educação em primeiro lugar. Sempre! Na vida real ou virtual.

E ao ler o post dele resolvi compartilhar suas ideias sobre o assunto porque, o que ele disse deveria ser o mantra para todos nós que temos blog.

“ (…) People are welcome to comment, but they should always remember that this is a privilege, not a right. Any posts that include unpleasant and abusive language will not be published. Joe has no problems with passionate comments and sensible debate, but remember that you are part of a diverse community and it is necessary to be respectful of others. Some of those posting are from the F1 community, and know what they are talking about.

“One can be critical of statements, but try to avoid personal attacks; try to talk about the motorsport world, and skip obscenities, political rhetoric, and anything that might give offence. If you ignore these rules you will be banned. (…)”

Queremos vocês aqui conosco. Queremos comentários! Não existe coisa MAIS FRUSTRANTE que você escrever um lindo texto, fazer uma Semana Especial, um post da F1 Ladies, e NÃO VER comentários. #snifffffffffff  hehe

Escrevemos para VOCÊS!!!! Sempre!!! E queremos esta interação porque acho que é isso que manter nosso lugar especial.

Mas ao peço àqueles que desejam tumultuar que, ou passem a se expressar de maneira civilizada, ou então, não voltem mais! Trolls não fazem falta à ninguém!

Sei que 99,99999999% dos nossos leitores não merecem ler isso, mas recentemente tivemos mais um episódio lamentável. Mas obviamente por respeito vocês, não publicamos nada. Só que isso irrita um bocado!

Eu peço a visita de vocês, ela é importante para nós, fazemos isso porque gostamos... mas que tudo isso seja feita com carinho e energia positiva, como disse Joe:

Todos sempre serã bem-vindos desde que tragam consigo a boa e velha educação.

AH! Aproveito o post para indicar o blog dele: Joe Saward. Leitura obrigatória se você quer se manter REALMENTE INFORMADO sobre automobilismo!

E graças à Ludmila pela dica de leitura! Hehe

Bjuss, Tati

Comentários

Estela disse…
Concordo com tudo, Tati.O pessoal acha que, por estar atrás de uma tela, tem o direito de sair xingando Deus e o mundo só porque não concordou com alguma coisa que foi dita.
E lendo o teu texto me lembrei de um vídeo que eu vi esses dias.O link é esse http://www.youtube.com/watch?v=f56LtdhYtlM
Beijos
Hoje quando li este texto do Saward, logo pensei, "ufa, não estamos sozinhas neste sentimento horrível de fazer algo que gostamos e termos que lidar com pessoas que não conseguem ser civilizadas".

Já falei isto aqui outras vezes, até em textos que escrevi sobre o assunto, o anominato é a praga da internet, dá coragem àqueles que não sabem argumentar, aos que não sabem discordar dentro da civilidade, que não aceitam que outras pessoas pensem diferente de você e para "combater" isto, agridem.

Seu texto foi ótimo Tati. E eu concordo plenamente. Infelizmente, pela forma que caminha a humanidade, não consigo levar fé que quem realmente precisa, vai entender que até para discordar é preciso educação.

bjs, Ludy
Ciro Mota disse…
Gentileza gera gentileza.

Mal sabe essas pessoas que nada na internet hoje é anônimo, ao invés de perder tempo com agressões a quem possui opinião contrária, seria melhor ir estudar, trabalhar ou até mesmo dormir.
kyna disse…
este é o maior problema da internet, dar espaço àqueles q tem sua "opinião" formada por autores de novela!
apesar de não ter trabalhado como, sou formada em comunicação social (PP), e na faculdade e em qualquer roda de conversa com outras pessoas da area, discutimos isso, as pessoas na internet dão feeback sem coerencia alguma. o pessoal da midia constantemente é acusado de fazer lavagem cerebral no publico e tirarem proveito disso, mas devido a internet, qualquer um pode colocar num facebook da vida, blog ou site palpites q pode ser q uma pessoa goste e resolve "passar adiante", e aqueles q so querem "curtir" acabam por "voz" a alguem q tem zero capacidade/estudo/estrutura p comentar qualquer coisa. e dai vira febre na internet, e pior, vira "celebridade da internet".
a maneira como se pode dar uma opinião hoje infelizmente nivelou a todos por baixo, pois qualquer um acessa um blog e resolve falar asneira, sem ao menos saber do q se trata, ou pior, acha q esta certo pq tal emissora diz mostrar a verdade.
e se discorda deles, sai de baixo, ficam ofendidos porque não concordasse com a visao limitada destes. algumas pessoas agridem pela mais pura falta de argumento. so resta ignorar.
wagner disse…
Concordo em gênero, número e grau! Educação cabe em qualquer lugar, ainda mais se levarmos em consideração que o "outro" é tão merecedor de respeito quanto nós! Vejo a bíblia não só como um manual religioso, mas como um manual de vida:"...amai ao próximo como a ti mesmo"... Marcos 12:28-34, mais correto e verdadeiro impossível!!!
Julie disse…
"A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano."
(Joseph Joubert)

Ótimo texto, Tati, impossível não concordar. A falta de educação, a meu ver, é o mal do século.Esses haters se dão o direito de agredir verbalmente as pessoas na Internet pelo simples fato de estarem no anonimato, se julgando no direito de falar o que bem pensam em nome da liberdade de expressão.

Mas que "liberdade" é essa, se eles nem são capazes de ler e expor a opinião deles, porque se eles ao menos soubessem o significado da palavra argumentar... hehehe E a palavra-chave é essa: EDUCAÇÂO!

E o pior de tudo isso, esses haters acabam por afastar os bons leitores, que curtem entrar em um site e não só ler o post, mas inclusive interagir com o blog, postando comentários pra lá de interessantes.

Ah, e gosto muito do que o Joe Saward publica, o blog dele é realmente uma leitura obrigatória no mundo da F-1. Ultimamente tenho fugido desses jornalistas torcedores...rsrsrsr

Bjusss
Julie :)
kyna disse…
gurias, quase 13h e nenhum comment sobre a fotinho do alonso no twitter!
já sei, desmaiaram...agarraram o monitor...foram xingar os namorados por não terem coxitas como alonso...

ou talvez a vida de voces seja realmente bem mais ocupada q a minha...

#esperoqacabelogo
Biba disse…
É muito ruim mesmo quando você quer fazer algo que gosta e passar isso para outras pessoas, mas algumas delas se achar no direito de ferir a sua integridade. Se discorda da opinião tudo bem, mas ao invés de atrapalhar, porque não entra com argumentos bons não é mesmo?

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!