Especial Iceman's Club: Lotus x Red Bull - by Nelson

Oi gente! Para iniciar mais um dia de postagens do especial do IC sobre o futuro de Kimi Räikkönen, trago a participação de Nelson.

Confiram o que ele escreveu para e gente! :)


"Em 2014, Kimi fica na Lotus ou vai para Red Bull?" by Nelson

Antes de começar a argumentar, responderei a pergunta título de bate pronto: Red Bull.

Agora vamos à argumentação, pois não foi fácil pensar sobre isso e concluir sobre o que acredito que será melhor para o futuro de Kimi, porque, até os episódios recentes da relação Kimi/Lotus, sempre acreditei que o melhor para o nosso finlandês fosse ficar na Lotus, por tudo aquilo que sempre valorizamos demais no time aurinegro.

Sim, sabemos que Kimi é livre na Lotus, participa pouco de eventos extrapista, pode se preocupar tão e somente com aquilo que ele quer e tem prazer fazer: pilotar, e como tem pilotado bem o nosso Iceman, tenho meus surtos durante as provas, mas reconheço que Kimi está em sua melhor forma na F1, parece que os dois anos de WRC o tornaram um piloto muito mais regular e consciente.

Sim, sabemos que o departamento de marketing da Lotus é fantástico, usa como ninguém conseguiu antes usar a imagem de Kimi, o twitter da equipe é uma das coisas mais bacanas da rede de microblogging, quem não se lembra das peripécias de Mini Kimi, do vídeo de Natal do ano passado, enfim, a Lotus nos deixa feliz quando usa bem a imagem de Kimi.

Sim, sabemos que ambiente é parte fundamental quando você trabalha em qualquer coisa, eu que o diga, mas também sabemos que a Lotus tem certa deficiência no desenvolvimento do carro, eu diria que o nível da Lotus me surpreendeu positivamente, sempre acreditei que estaríamos lutando por um ou dois pódios na temporada inteira, e ter um carro que pode chegar de maneira razoavelmente constante em pódios é algo bom de ver, o desenvolvimento do carro é fraco, mas não é o fator que me fez mudar de ideia.

Sim, agora começa a parte onde vou explicar o que pesou na minha decisão de achar que o melhor para Kimi é ir para aquele ninho de cobras. Primeiramente, a estratégia, é impressionante como a Lotus tem uma cabeça pequena em relação à estratégia, o carro da Lotus consome menos pneus que a concorrência, então, normalmente, eles deixam Kimi se arrastando na pista por períodos enormes andando a um ritmo muito lento, e, quando fazemos a parada, Kimi volta voando, mas não consegue tirar a diferença perdida. Isso numa situação normal, quando temos um vexame como o de Silverstone eu sinto pena de Kimi, e muita raiva daquele time.

Sim, agora eu vou expor o principal motivo para a minha resposta, me irrita o protecionismo de Boullier ao Grosjean, o chefe de equipe não o respeita como campeão mundial e prefere dar a “chance” da primeira vitória ao seu pupilo ao invés de dar a chance de seu piloto no campeonato mundial reduzir a diferença para o líder, me irrita muito Kimi não ter o devido reconhecimento na pista da sua condição de principal piloto da marca (se Grosjean estivesse bem no campeonato não reclamaria, mas as condições do GP da Alemanha foram acintosas). E já que não teremos esse reconhecimento de qualquer forma, prefiro que seja num carro capaz de vencer regularmente.

Sim, eu sei que a Red Bull é um ninho de cobras, que Vettel tem a preferência explícita da equipe, que os eventos extrapista acabarão com a paciência do nosso Iceman, que a rivalidade entre Kimi e Vettel será gigantesca e que ele perderá o parceiro de badminton, mas acredito que Kimi tem capacidade de sentar lá, abaixar a cabeça e trabalhar, para quando chegar ao fim do campeonato estar inteiro na briga, seu apelido não é “Iceman” à toa, claro que eu tenho medo de ter um revival de 2008/2009, mas acredito que a aposta é válida.

Sim, depois de tudo isso que escrevi, abrirei uma terceira via, Kimi poderia largar tudo na F1 e retomar a carreira no WRC. Enquanto o sonho não acontece, Kimi, decida o que decidir, seus fãs estarão ao seu lado.

********

Muito bom o seu texto Nelson. É sempre legal a gente ler as opiniões que divergem das nossas! :) 

Obrigada mais uma vez por participar.

Mais tarde eu trago outro integrante do IC para vocês.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Micael disse…
Muito bom seu texto, tenho uma visão parecida embora tenha que admitir... é uma decisão bem difícil.
Quanto ao medo de poder se repetir algo... sinceramente não tenho nenhum.. sei la se é um feeling.. mas tenho quase certeza que não tem este perigo, talvez tenham outros rsrsrs.
Mas o Kimi está em um momento maduro da carreira, tem experiência e convicção, tenho certeza que seja qual for, será uma boa escolha.
Eric Oliveira disse…
Onde eu assino? exatamente tudo o que eu penso, a Lotus é uma otima equipe pro Kimi disso eu não duvido, mas o que eles tem de bom em marketing pessoal e em respeito ao Kimi tem de mal em estrategias de corridas e erros bestas, eu não quero que o Kimi passe o que ele passou na Ferrari em 2008/2009 graças ao maldito do Domenicalli, mas ficar vivendo de pódios e lutas intermediarias é ruim de se ver ainda mais quando o piloto tem talento de sobra mas o carro não contribui e a equipe muito menos, por mais arriscado que seja o Kimi ir pra RBR eu gostaria que fosse, a final a vida é feita de riscos e o Kimi mais do que qualquer um de nós sabe o que ele passou na Ferrari e tenho certeza que ele não quer passar de novo, então independente do que ele decidir tenho certeza que ele vai ter analisado todas as possibilidades possiveis no que é melhor pra ele, e se ele for pra RBR vai ser um desafio não só dele, mas de nós fãs tbm porque torcer pro Kimi não é facil não, tem que ter o coração forte! rsrs. e depois emoções como carros feitos de vidro na Mclaren no qual cada corrida era uma aflição diferente pra saber se ele ia conseguir terminar e depois de um 2008/2009 conturbado tenho fé que essa fase vai ser fichinha! ^^

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!