Especial Iceman's Club: Lotus x Red Bull - by Manu

Olá pessoal! O primeiro texto de hoje do especial do Iceman's Club foi escrito pela nossa companheira Emanuelle, a Manu. 

Confiram aí! :)


"Em 2014, Kimi fica na Lotus ou vai para Red Bull?" by Manu

Eis uma pergunta meio capciosa! :)

Vou ser sincera quanto a toda a minha reação sobre esse momento da carreira de Kimi. Estou em grande êxtase com tudo que aconteceu desde o retorno de Räikkönen à F1. Estamos vivendo grandes momentos! Para quem (como eu) não achava boa ideia o retorno, estamos sendo muito bem compensados! E novamente a situação de futuro incerto coloca nossas hipóteses e sentimentos para aflorarem. Pena que nenhum de nós temos bola de cristal para aliviar os temores (já aviso que a minha está no conserto há tempos hehehehehe...) 

Quando os dirigentes da Red Bull manifestaram interesse em Kimi, eu duvidei piamente. Ainda continuo duvidando um pouco. Mas naquele momento, eu tinha fortes motivos. Um deles era bem simples: falar antes do acontecido é muito fácil. Mas a maré leva a todos crer sim que a possibilidade da mudança é iminente. As duas equipes, então, agem conforme precisa: uma pra manter e a outra para trazer Kimi Räikkönen ao convívio em 2014.

Vamos aos meus prós e contras de cada equipe tendo Kimi como piloto.

clique para ampliar

Além disso, duvido que só por uma briga (“pública”) entre Vettel e Webber o pessoal da RBR tenha interesse em colocar lenha na fogueira envolvendo inclusive um nome como o de Räikkönen para “arrumar a casa”. Ainda assim, se não tiverem memória de peixe, saberão mais que nós, que “dream team” é um lance muitíssimo complicado na F1 fazem eras. Não quero com isso dizer que não possa pela primeira vez dar certo, mas que não será fácil, não será. Um terceiro ponto que me mantinha no ambiente da dúvida é o porquê da RBR ter então um programa de pilotos jovens...?

Em vias práticas, não acredito que teria conflito grande entre Kimi e Vettel. Primeiro porque o primeiro não é desse tipo de se importar e o segundo, não pareceu falso na pouca amizade que aparenta. Apesar dos EGOS gritarem alto, eu só posso dar como justificativa toda a “interrupção” entre Vettel e Webber porque nunca houve respeito entre ambos. Webber por ser mais velho se achou no direito de exigir coisas da equipe, e Vettel pelos títulos que trouxe para a Red Bull, achou-se no status de ser sempre o primeiro de tudo.

Fatalmente isso aconteceria com qualquer um. O mote de todos os caras que estão na F1 é serem os melhores e isso não cabe nenhum tipo de amizade um pelo outro. Às vezes se não há respeito, não há bom convívio. Acredito em um respeito entre Vettel e Kimi embora, no dia-a-dia, isso pode vir a mudar sim, sem sombra de dúvida.

Como já disse, não confio que um “dream team” funcione. Só acredito porque Kimi pode manter-se no estilo “dar de ombros” seguramente a qualquer impasse. O problema é a parte burocrática de todo o trabalho por trás das corridas, por trás dos contratos e conversas de administração que a gente não conhece.

Sei, acima de tudo, que quando tudo para no carro e na pista, a Red Bull é a equipe perfeita para o ele. Mas não dá para encarar tudo como apenas um jardim muito florido; esse jardim pode ter muito mais espinhos do que se pressupõe.

O futuro na Lotus é incerto. À duras penas, a equipe evolui relativamente bem, mas porque eles criaram um tipo de sintonia muito incrível com o trabalho de Kimi.

Mas a pergunta: “Em 2014, Kimi fica na Lotus ou vai para Red Bull?” acaba ficando no “acho”. Eu acho que ele deveria ficar na Lotus. Deveria porque apesar de todo os pequenos problemas que enfrentam, talvez ninguém faria tanto como fez Kimi por ela e vice-versa. Mas não é só o que acho que se leva em consideração para uma decisão dessas. O que Kimi achará que deve fazer é a resposta. Seguramente ele quer vencer. Seguramente sabemos que ele faz isso como ninguém. Com os carros da equipe de energéticos, sabemos que isso será muito constante no que depender de seu trabalho.

Já disse em outras ocasiões e acho que a personalidade do Kimi é condizente com o que ele faz. Ele é um dos poucos pilotos da categoria que é fiel a si mesmo. E por essa circunstância o processo de mudança para a Red Bull assusta e me coloca em situação de muita apreensão; afinal, até que ponto os dirigentes terão o bom senso de tratá-lo da forma correta?

O que posso responder com toda a certeza de fã, é que a minha torcida para ele, de sucesso e felicidades, não vai ser em nada alterada. Vou manter a fé de que tudo dará certo e ele sabe o que está fazendo: “He knows what He is doing!” :)


********

Manu, sempre atendendo prontamente aos meus chamados! 

Adorei o quadro de prós e contras. #ótimo

Muito obrigada pela participação Manu!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Melli disse…
Manuuuu eu gosto do "acho" e tbm acho igual você. tenho medo do tanto de dinheiro que esse Finn vai perder pro Alemão, pq imagina as $ quantias $ das apostas desses companheiros de equipe. nós bem sabemos que o Mr. Räikkönen adoro uma aposta e um desafio, moicano style que o diga :P
Manu disse…
Exato Melli, vai ficar meio sem dindin...rsrsrs...

Ludy, obrigada por mais essa chance de participar! É sempre um prazer! ^^

=*
Eles, sem money...imaginem a gente!!!! rsrsrsrs...

bjs pra vcs!

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!