Coluna Velocidade e Batom: “Pulo de fé” by Ludy Coimbra


Coluna Velocidade e Batom: “Pulo de fé” by Ludy Coimbra 

Há tempos venho prometendo a mim mesma que preciso escrever sobre o que acho que será do futuro de Kimi em 2014. Leio, leio, leio e quanto mais eu leio, mais fico confusa. É difícil a gente, que está de longe, conseguir pistas do que acontecerá. Mas vou tentar assim mesmo. 

Porém, para não enrolar muito, já vou direto ao ponto e ao longo do texto explicarei minhas razões. Eu prefiro Kimi na Lotus, apesar de ter ficado muito irritada com a equipe de Enstone nos dois últimos GPs. E acho, de verdade, que será lá que ele continuará. 

Para explicar, partirei da frase que o próprio Räikkönen falou ontem durante a coletiva de imprensa oficial na Hungria. “Qualquer que seja a decisão, vai parecer estúpido para alguém, mas aí pode simplesmente parecer certo para mim." 

Nesta simples frase eu vejo o seguinte, a maioria das pessoas vê como estúpido Kimi permanecer na Lotus enquanto à sua porta bate o contrato que qualquer piloto (e não duvido, ele também) amaria ter, correr na melhor equipe de F1 do mundo. 

Seria estupidez permanecer em um lugar onde tudo pode dar muito mais errado do que certo. Onde tudo pode ser desfeito ao cair do primeiro dominó. Onde a qualquer momento a frase, “o dinheiro acabou” pode sentenciar o fim de toda uma luta. 

Porque não se enganem, a única razão que na minha opinião, deixa Kimi pensativo quanto ao seu futuro é porque a Lotus enfrenta problemas financeiros. 

E quando eu falo isto, me refiro ao dinheiro que a equipe precisa para se manter competitiva durante toda uma temporada, especialmente em um ano como o de 2014, onde a mudança no campo dos motores será drástica. Não falo do dinheiro que vai para o bolso do Iceman, como salário. 

“Ah Ludy, mas ele recebeu os pagamentos atrasados este ano!” alguém vai me dizer. E eu respondo com uma pergunta, “vocês realmente acham que um cara como Kimi, que tem dinheiro para torrar como bem entender, vai deixar uma equipe por causa de alguns salários atrasados?” Eu acredito que não! 

Pilotos deixam equipes quando não veem mais nela potencial para lutar por vitórias e eu acho que Kimi vê isto na Lotus, ele confia nela, e ele quer continuar a confiar, ele apenas deseja que esta mesma equipe lhe dê garantias que isto será possível, este aporte financeiro. O resto, ele já conhece, e muito bem. 

Continuando a partir da frase dele na coletiva de ontem, a maioria das pessoas ainda acredita que estupidez seria o finlandês não aceitar pilotar o segundo carro da melhor equipe de F1, onde ele teria chance de vitórias, onde tudo seria teoricamente mais fácil. 

Eu discordo. Por mais que a Red Bull diga o contrário, eles querem o piloto que tape o buraco que Sebastian Vettel deixará em alguns anos, quando o alemão sair da equipe e este piloto não será Kimi, porque mesmo que ele vá para lá, acho que será por no máximo mais dois anos, pois o Iceman já se encaminhando para o fim de sua carreira e aí, eles precisarão de um novo herdeiro para a vaga que Vettel deixará aberta. Não acreditam não que eu falo? Então leiam isto

“Mas Ludy, a Red Bull é perfeita para o Iceman? Lá ele será campeão novamente!”, “Você pode me garantir isto, mesmo com uma temporada que enfrentará tamanha mudança de regulamento? Contra um companheiro que provavelmente já terá 4 títulos mundiais e que trouxe tal equipe do zero para o topo do mundo? Você pode me garantir com todas as letras do alfabeto que tudo será perfeito?” 

Não, você não pode. Como eu também não posso garantir que dará certo se ele ficar na Lotus ou que dará errado se ele for para a Red Bull. Mas eu sinto que a equipe de Milton Keynes não é o lugar para Kimi. 

Este lugar, este canto da F1, o que “mas aí pode simplesmente parecer certo para mim” da frase do Iceman na coletiva da Hungria, é a Lotus. 

Será fácil se ele ficar? Claro que não! Será difícil, mas ele nunca desistiu de lutar, nem quando esta desistência era justificada (2009). Eu vou ficar muito brava com a Lotus quando as coisas derem errado? Vou, é claro! Estamos falando da Angry Ludy!!! Rsrsrs... Mas a sensação que tenho com a equipe de Enstone é que com eles eu posso ficar muito irada, mas quando vejo a forma como eles tratam o Iceman, entendo o motivo do finlandês tanto gostar deste time. 

Afinal de contas, foi esta equipe que arriscou trazê-lo do WRC e investir nele. Foi esta equipe que aprendeu a brincar com sua imagem (que Helmut disse não ter valor), que deu a ele o espaço que ele precisava para voltar a ser feliz pilotando um F1, que devolveu o sorriso verdadeiro aos fãs de Kimi, que tirou do coração da gente o medo da rejeição ou a dor do desprezo, foi esta equipe que fez o mundo ver Kimi como nós sempre vimos. 

Foi nesta equipe que o Iceman encontrou sua casa na F1 depois de tantos anos de procura, foi nesta equipe que ele se viu finalmente respeitado como pessoa, foi nesta equipe que o finlandês voltou a amar estar na categoria máxima do automobilismo, que a dor de Abu Dhabi se transformou em alegria. 

Foi esta equipe que confiou em Kimi e foi nesta equipe que Kimi confiou e na vida, “algumas vezes você tem que dar um pulo de fé. A parte da confiança vem depois”, como bem disse o padre de Smallville para Clark Kent no filme Man of Steel. 

E foi isto que tanto Lotus quanto Kimi fizeram quando o Iceman voltou à F1, eles deram o pulo de fé. O resultado a gente testemunhou. E espero que eles o façam novamente em 2014. 

Beijinhos, Ludy

Comentários

Anônimo disse…
Oi Ludy!!
Bom, eu realmente não sei o que dizer sobre o futuro do Kimi, mas, quinta, depois que vi (e li) a coletiva, tb pensei a mesma coisa, a decisão "estúpida" do Kimi, provavelmente deva ser ficar na Lotus... e como vc, torço por isso, afinal lá ele é feliz, tá sorrindo (do jeitão dele, mas tá, mas o que mais me dói, é saber que talvez daqui a uns dois, três anos ele se aposenta... e espero que até lá, ele ainda possa fazer muitas coisas na F1, não por falta de talento - isso ele já mostrou, tanto na F1 quanto no WRC- ,mas com um carro competitivo e uma equipe que dê a ele condições para tal.
Então, que venha a decisão dele, e por mais que todos possam "cair matando" que essa escolha o faça feliz, que nós, que somos fãs e acompanhamos o martírio da Ferrari em 2009, possamos vê-lo encerrar sua vitoriosa carreira por cima, mostrando a todos quem é o Iceman!
Desculpe-me escrevi muito, mas eu tava precisando!
bjos!
Ana!
Anônimo disse…
Hey Ludy, então amiga eu faço de cada palavrinha que vc escreveu as minhas, eu não comentava antes pra não te chatear com essa história de Kimi e red bull. Eu não quero que o Kimi vá pra Lotus paenas pra ser o substituto do Webber eu quero ela na Lotus mesmo ela mordendo e assoprando a gente o tempo todo, eu acho mta bonita essa campanha que o Kimi vem realizando na equipe ,aquela vitótria de Abu Dhabi então... nunca vai sair da minha mente. os mecânicos se abraçando, enfim concordo com vc e que se dane o pensamento de todo mundo quero que ele fique.
Manu disse…
Ludy, sabes que concordo com vc em tudo!
Uma parte de mim ainda tem esperanças que seja qual for a escolha, vai ser para o bem. E eu acho que será a Lotus.
Mas vamos ver, curti essa citação do filme, do padre ao Kent. Foi uma coisa interessante e dá para nos apoiarmos nela, com certeza!

=*
Ana, Patricia e Manu que bom que gostaram do texto. :)

O jeito é a gente esperar né?! Não há outro jeito! rsrsrs

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!