Latvala assume a liderança do Rali da Grécia

Latvala confirma liderança no final do Dia 2 

Por Filipe Pinto Mesquit
Sábado, 1 de junho de 2013 17:56  

Jari-Matti Latvala terminou o segundo dia do Rali de Acrópole na liderança. O finlandês ascendeu ao comando, desalojando dessa posição Evgeny Novikov, logo na segunda especial do dia e não mais perdeu o sentido da liderança, vencendo quatro dos oito troços hoje disputados. 

Com especiais de piso demolidor, mas onde até a chuva fez o seu aparecimento (nas duas últimas especiais), Latvala construiu ao longo do dia uma vantagem superior a 1 minuto face a Dani Sordo que voltou a optar por um ritmo mais moderado para se precaver da dureza da prova e fica à espreita de um eventual percalço do finlandês por forma a ligar a Grécia à sua primeira vitória no WRC. 

Na Grécia é quase uma lotaria antecipar um vencedor e Latvala está bem consciente disso quando afirmou à chegada do primeiro dia que “o ano passado, o Loeb também esteve na liderança até furar...”. 

Numa sólida terceira posição rodou durante toda a etapa Thierry Neuville que teve como único problema ao longo do dia ter deixado o motor do Fiesta ir abaixo uma vez. Isso não impediu, e depois de adotar (sempre que o piso assim o exigia) um ritmo mais conservador e de terminar o dia a somente 39,0s de Sordo depois de, a meio da etapa, ter chegado a rodar a 52,1s do espanhol. 

Contas feitas, as três marcas principais do WRC estão bem representadas nos três primeiros lugares, só não com os pilotos mais esperados! 

Duelo animado viveu-se na luta pela quarta posição entre Nasser Al-Attiyah e Andreas Mikkelsen. Mas depois de partir para o último troço do dia a somente 9,8s de Al-Attiyah, o piloto da VW furou e fez com que a diferença entre os dois voltasse a subir. Agora para a terceira e última etapa o Ford e o VW vão partir separados por 25,7s. 

Mutação acabou por sofrer a sexta posição no derradeiro troço, com Mads Ostberg a subir mais um lugar, roubando a posição a Martin Prokop. 

Aliás, a etapa ficou marcada pela subida de posição de todos os principais pilotos que viram o seu rali estragado na primeira especial, como Ostberg, Mikko Hirvonen e Sébastien Ogier, com o finlandês da Citroën a quedar-se agora pelo oitavo posto e o francês da VW a entrar finalmente no Top 10. 

Entre os dois está o mais azarado da etapa, Evgeny Novikov. O russo chegou ao segundo dia de prova na liderança, mas viu-se ultrapassado por Latvala e caiu a pique na classificação até ao 11º lugar após alguns estragos na traseira do Fiesta e também devido ao facto de ter deixado o motor do Fiesta ‘calar-se’ num entroncamento. Com uma ponta final rápida, o piloto da M-Sport ainda conseguiu subir a oitavo. 

Amanhã percorre-se a última etapa, com mais quatro troços na agenda, dois dos quais com 30,14 km (Loutraki) e o último destes com o rótulo da Power Stage. 

Classificação 

1º J. M. Latvala/M. Anttila VW Polo R WRC 2h32m42,8s 
2º D. Sordo/C. Del Barrio Citroën DS3 WRC a 1m04,1s 
3º T. Neuville/N. Gilsoul Ford Fiesta WRC a 1m43,1s 
4º N. Al-Attiyah/G. Bernacchini Ford Fiesta WRC a 3m46,1s 
5º A. Mikkelsen/M. Markkula VW Polo R WRC a 4m11,8s 
6º M. Ostberg/J. Andersson Ford Fiesta WRC a 5m26,3s 
7º M. Prokop/M. Ernst Ford Fiesta WRC a 5m50,3s 
8º M. Hirvonen/J. Lehtinen Citroën DS3 WRC a 7m52,2s 
9º E. Novikov/I. Minor Ford Fiesta WRC a 8m16,1s 
10º S. Ogier/J. Ingrassia VW Polo R WRC a 10m29,5s 
11º R. Kubica/M. Baran Citroën DS3 WRC (1º WRC2) a 11m02,2s 

Fonte: Autosport.pt

E olha o Latvala na frente no Rali da Grécia. Melli deve estar feliz!!!! :)

Bacana também ver Thierry na terceira colocação e o Andreas, que apesar de continuar em quinto, tem boas chances de amanhã, melhorar suas posições na batalha com Nasser Al-Attiyah.

Já o líder do campeonato definitivamente está passando pelo rali dos deuses para somar pontos. #fato

Beijinhos, Ludy

Comentários

wagner disse…
Senhorita, Ludy, belas imagens são como poesia para nossos olhos! Bela imagem!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!