Guilty

Culpados, mas felizes com pena?
Tribunal Internacional da FIA repreende Pirelli e Mercedes. Equipe alemã é suspensa do teste de novatos

O caso do polêmico teste secreto da Pirelli em conjunto com a Mercedes resultou em reprimendas para ambas, além da suspensão da equipe alemã dos testes de novatos da F1. O veredito foi revelado na manhã desta sexta-feira (21), por meio de nota da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo.

O episódio foi julgado pelo Tribunal Internacional da FIA nesta quinta-feira. Os quatro juízes designados para o caso, Edwin Glasgow, Christy Harris, Patrick Raedersdorf e Anthony Scott Andrews ouviram as partes ― FIA, Pirelli e Mercedes ― durante sete horas, mas a decisão foi deixada apenas para hoje.

O Tribunal entendeu que a esquadra chefiada por Ross Brawn foi culpada no caso, por ter participado do teste utilizando o carro de 2013, o que comprova uma violação do Regulamento Esportivo da F1.

Durante a parte final de seu discurso no Tribunal, o representante legal da Mercedes, Paul Harris, afirmou que, se a Mercedes fosse realmente considerada culpada, então o melhor caminho seria excluí-la dos testes de jovens pilotos, além de uma reprimenda.

"O teste de novatos é um treino de três dias é um teste em que as equipes têm total controle do carro e dos pneus. Se estamos neste território, então deixamos o Tribunal Internacional livre para impor exclusões desse tipo de evento da FIA, e o teste de pilotos é exatamente isso", sugeriu ao advogado.

E foi exatamente o que aconteceu. O Tribunal da entidade máxima do esporte repreendeu a equipe e a vetou no teste de jovens pilotos, que acontece neste ano na pista de Silverstone, entre os dias 17 e 19 de julho. Sam Bird e Daniel Daniel Juncadella são atualmente os reservas da Mercedes.

Fonte: Grande Prêmio

Sem multa? Fiquei chocada com essa parte. Saiu barato no final das contas. Quem sai perdendo mesmo, mesmo, são os dois pilotos de testes que não terão oportunidade de andar. Quase não tem chance e ainda tiraram essa. 

De certa maneira é justo também, afinal se o rolo todo era porque a equipe teve um "teste a mais" que as outras, nada mais justo igualar isso impedindo o teste de jovens pilotos.

Pronto. Agora, podemos passar o final de semana fazendo compras em Paris, tio Brawn?

By Lu

Comentários

Justo? Desculpa Lu, mas treino de piloto novo não tem nem de perto a mesma finalidade do que o teste que a Mercedes fez escondido. Mas esta é a F1.
Esqueci de assinar... Hahaha...

Bus, Ludy
Estava analisando teste por teste somente. Mas tens razão quanto a qualidade dos pilotos.

Entretanto, se por um lado a qualidade dos pilotos de teste novatos não ajuda em nada, os testes que a Mercedes fez não foram comandado por ela e as impressões das quais podem ter se aproveitado não tem a qualidade de um teste comandado pela equipe com seus pilotos. Por isso achei bem equiparado até. Era por aí que estava pensando..

Saiu barato sim, mas não está fora do que era esperado e do que aconteceria com qualquer outra equipe que tivesse feito o mesmo.

Não acredito em justiça na F1 e passar a perna uns nos outros eles fazem desde que a categoria foi criada nos anos 50. Antes, décadas atrás, só não eram investigados e punidos com a mesma frequência, mas era a mesma "putaria franciscana" que é hoje.

Fazer o quê se nós não largamos o osso e assistimos, damos audiência e afins. Não me assusto mais com nada na F1.

bj, lu

Pois eu ainda me assusto e continuo achando que não houve punição alguma. Não falei por qualidade de piloto, falei com por foco. Um teste de piloto novato é para testar piloto novato. O teste feito pela Mercedes de forma ilegal (digam eles o que disserem, para mim foi ilegal já que testes estão banidos) foi para testar os pneus da Pirelli no carro deste ano e desculpe-me, mas a Mercedes se beneficiou deste teste de alguma forma. Algum tipo de informação eles devem ter conseguido com relação ao comportamento dos pneus, a mínima, mas conseguiram. Ross Brawn não é burro, faz isto há anos. Com ele é que não me surpreendo.

Sobre a falta de justiça, posso ser idiota, mas ainda me surpreendo. E quanto a largar o osso, estou me preparando para tal. É só o Kimi tirar o pé dele da F1. Só por ele que ainda continuo.

bjs, Ludy
Manu disse…
Tbm acho que foi leve, mas nem surpreendente. Já imaginava que não daria em nada. O alarde foi relativamente pequeno. Coitados dos testadores, que já não faziam muito, agora então... Mas como a Lu disse, acho que não mudaria se fosse outra equipe, principalmente uma grandona.

=*
Hahahahahha... a F1 é isso aí!!!

Só pelo fato de poder deixar a RBR ROXINHA de raiva, eu aceito! rsrsrs

Mas é um absurdo não rolar nem uma multinha vai!?!

AH! Tiraram os pilotos de testes ??? Coitados...

Bjuss, Tati
Justiça na F1?!?!? Isso não existe! Depois de 2012 eu não acredito em MAIS NADA!

Bjusss, Tati
Eric Oliveira disse…
Meu Deus do céu... aiai sinceramente fiquei muito desapontado! Mas enfim... como a Mercedes anda ameaçando sair e só querem um pé ao que parece, era de se esperar que a FIA não fizesse nada!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!