Indicação do Octeto: Livio Oricchio e Flávio Gomes

Trago para vocês dois textos sobre este rebuliço que a questão dos pneus Pirelli anda causando...

O primeiro do Flávio Gomes... destaco a parte abaixo. (texto completo aqui)

Só que tem uma única equipe que não gasta tanto os pneus. A sua. Ou ex-sua. A Lotus, enfim. Fizeram um carro acertadinho, equilibrado, contrataram um piloto muito bom e o resultado é que ele consegue fazer as corridas com uma parada a menos. Mas as outras começaram a chiar e os caras que fabricam os pneus resolveram mudar tudo. Acho ótimo, porque passaram do ponto. Mas o cara que hoje toca sua equipe, ou sua ex-equipe, a Lotus, enfim, não gostou.

É compreensível. O pneu é o mesmo para todo mundo. Se tem um que consegue gastar menos que o outro, palmas para ele. Azar de quem gasta mais. Mas andam dizendo que houve pressão de algumas equipes e que no fim das contas quem vai se dar mal nessas é a Lotus. Mudar a regra no meio do jogo é sacanagem, argumenta o chefe.

E o segundo é do Livio Oricchio, de onde destaco a parte a seguir. (texto original neste link)

Há mais vertentes nessa história: Eric Boullier, diretor da Lotus, time que melhor administra os pneus atuais, tanto que Kimi Raikkonen, seu piloto, está apenas 4 pontos atrás de Sebastian Vettel, da Red Bull, primeiro na classificação, 89 a 85, condenou a decisão da Pirelli de rever seus pneus em pleno campeonato. Ontem a direção da Ferrari emitou comunicado atacando a Red Bull e os que defendem a introdução de pneus com características distintas das de hoje. 

E ontem, também, entrou em cena uma entidade nova e de peso, a FIA, para lembrar que os pneus só podem ser alterados por razões de segurança, e não desempenho. Se a Pirelli alegar que necessita reforçar seus pneus para evitar que detritos na pista provoquem a soltura de parte da banda de rodagem, como ocorreu em algumas ocasiões este ano, a FIA aceita a mudança. Mas se for apenas para reduzir o número de pit stops, não será permitido, “a não ser que haja o consentimento de todas as escuderias”. O que não é o caso. Pelo contrário, elas estão se acusando.

O que eu quero dizer com estes dois textos? Algo simples, bem simples na verdade e que está claro nos textos de ambos os jornalistas: um acordo foi feito entre todas as equipes da F1 ano passado com relação aos pneus deste ano, todas. 

Algumas como Lotus, Ferrari e até Force India (em algumas provas), conseguiram construir seus carros de uma forma que o consumo do pneu não atrapalhasse tanto o desempenho dos mesmos, outras ficaram no meio termo, mas ainda conseguem ótimos resultados (Red Bull, que lidera ambos os mundiais, só para lembrar) e há aquelas que apesar de boas de qualificação, sofrem horrores nas corridas (Mercedes).

E aí? Aí, que quem está bem na fita (como Lotus e Ferrari) está lá porque fez algo certo e não merece ser punido porque as outras não fizeram o seu dever de casa.

Se a FIA permitir que os pneus sejam alterados para satisfazer àqueles que mesmo concordando ano passado, não conseguiram projetar seus carros de maneira a andar de mãos dadas com os pneus deste ano, ela punirá quem fez o trabalho bem feito.

Infelizmente, para Lotus, a punição custará muito mais caro do que para qualquer outra, a chance de lutar por um campeonato. Como tenho dito por aqui desde o começo desta confusão, ela não terá recursos para correr atrás do prejuízo com o mundial em andamento e todo o trabalho bem feito para este ano será jogado no lixo.

Pode não acontecer nada e ela não ser tão prejudicada? Pode, mas acho meio improvável, já que como disse Boullier ontem, todo o carro foi feito para funcionar com base nas especificações deste ano para os pneus. Um carro de F1 funciona integrado, não com base só em algumas de suas partes e a Lotus está bem hoje porque conseguiu fazer seu projeto funcionar como um todo, da máquina ao piloto.

Para encerrar, quero só dizer o seguinte, não sou a favor de 4 pit stops em corridas, mas sou muito menos a favor de mudanças de regulamentos em um campeonato já em andamento. Isto é injusto. Mas tenho certeza que mesmo com as mudanças a  equipe de Enstone vai lutar como puder, vai trabalhar e vai conquistar aquilo que lhe for de direito. 

Se eles merecem algo bacana, terão, caso não mereçam, beleza. É a vida. Faz parte do jogo. Uns ganham. Outros perdem. O que na verdade os diferencia está na aceitação da derrota e na forma como dão a volta por cima.

Beijinhos, Ludy 

Comentários

Kyna disse…
caramba, terei de mandar minha bola de cristal p o conserto, pois ate agora so a minha ainda não deu por certo q a Lotus vai se ferrar com esta estoria e nem q foi a Red Bull q pediu q mudassem o pneu. até pq quem tem o costume de fazer (exigir) este tipo de solicitação (exigencia) é uma tal equipe q não esta liderando o campeonato nem de construtores nem o de pilotos. e só se deram realmente bem com estes pneus na ultima corrida, mais pelo talento de um certo piloto do que pelo carro.

e outra, alguem acha q a FIA faria alguma coisa p ajudar a Red Bull e prejudicar a Ferrari?
Ano passado foi assim que nos sentimos quando Newey MEXEU no carro da Red Bull usando suas artimanhas sempre no "limite das regras" para poder vencer Alonso faltando 6 corridas para o fim da temporada...

Embora sejam sim situações diferentes a sensação é a mesma... o sentimento de indignação.

Mas com a Red Bull é assim, pode começar a se acostumar... Isso sempre aliado a um joguinho de cena, com o papel de vítima. CLARO!!

E no final, eles SEMPRE VENCEM!!!

Por isso eu não vou me estressar com nada disso.

Querem mudar?!? Certu ou errado, que mudem... mesmo pq no final eles sempre dão um "jeito" de se darem BEM. E para depois ainda RIR das nossas caras de palhaços...

Bjusss, Tati
Não me importo que eles vençam ou que qualquer um vença. De verdade, só queria que pelo menos houvesse uma chance igual. Mas beleza! Eu não vou ficar aqui falando disto toda hora. Falei estes últimos dias porque afinal de contas, está aí, e tenho que comentar para não sufocar. Mas daqui a pouco passa. rsrsrs...
Faz parte do jogo da F1 e a gente tem que aprender a dançar conforme a música. Não há outro jeito.
Vou voltar minha atenção para o que importa para mim, que é Kimi.

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!