Coluna: "O que elas pensam?!" - By Tati



Coluna: "Eu preciso mudar o foco!"

Dizem que é na derrota que a gente aprende de verdade. Infelizmente, isso tem lá um pouco de razão. Talvez seja porque das derrotas, nós podemos tirar lições, que uma vez aprendidas, nos tornam pessoas diferentes.

Ano passado eu disse que aproveitaria uma corrida de cada vez, mas não consegui. No meio da brincadeira eu já estava enlouquecida fazendo contas e mais contas, em busca de qualquer informação que pudesse ajudar a descobrir quais eram nossas chances de sermos campeões. O problema é que,  quando isso acontece, as coisas se tornam bem menos divertidas...

Acho que há uma pressão tão grande sobre este tricampeonato do Alonso, justamente por ele ser este grande campeão super talentoso, que às vezes nós mesmos, os fãs, nos esquecemos do por que estamos nisso! A gente foca tanto no TRI, que se esquece do resto, da diversão e da maravilha que é ver Alonso correr.

Eu preciso me desfazer deste sentimento porque isso me revolta, me irrita, me faz triste. Nós precisamos nos livrar desta pressão que nos rodeia para que possamos nos divertir. De verdade!

Não quero fazer contas. Não quero me preocupar com a tabela do campeonato. Não quero me preocupar com a liderança, porque no final isso só importa lá na última corrida, e nem sempre quem cruza a linha de chegada como campeão é realmente quem deveria/mereceria. A F1 é um esporte tão complexo, que envolve tantas variáveis que às vezes a razão que faz este circo girar, leia-se os pilotos, se torna menor nesta equação. Este é o caso do Alonso.

Ver Alonso correr é que deve ser a razão por me fazer continuar, e não o desejo de vê-lo campeão de novo. Eu preciso mudar o foco para poder recuperar a alegria de acompanhar este esporte que uma vez eu aprendi a admirar. Preciso tirar lições do que vivemos e tentar melhor, oras!

E o problema está na derrota. A gente se preocupa tanto em ganhar títulos e somar pontos que às vezes se esquece de aproveitar a alegria de uma vitória gostosa como a de hoje. Uma vitória como a dos velhos tempos... Se compararmos as duas conquistas, poderemos ver semelhanças. Tanto na de 2005 quanto na de hoje, Fernando dominou geral sem dar chance a ninguém. Do jeito que ele gosta!

“Bravo, Bravíssimo!” foi o que disse Briatore em 2005. “FENOMENALE!” foi que disse Andrea Stela hoje no rádio. E são justamente estes pequenos momentos e/ou detalhes que devem nos guiar e nos fazer admirar este esporte. E não os títulos. E eu preciso colocar isso na minha cabeça.

Não será fácil fazer na prática, porque durante a corrida uma das coisas que eu mais pensava era: “como este piloto ainda não foi TRI?!?!”, mas eu tenho de tentar, para assim quem sabe continuar a seguir Alonso sem estar tão amargurada e descrente com a nossa situação.

Hoje eu estou dando o meu primeiro passo. E tentarei até o final me desfazer destas amarras... Eu sonho com o TRI, claro! Quero vê-lo campeão mais uma, duas, três vezes... esta é uma das coisas que mais quero no mundo! Desejo dividir isso aqui no Octeto com vocês. Quero muito celebrar este momento, mas ele não pode e não deve ser o meu foco, nunca! E sinceramente, confesso a vocês de coração aberto que, mesmo inconscientemente, é o que tem acontecido.

Meu foco dele ser Fernando Alonso pura e simplesmente. Seja ele bicampeão ou tri ou tetra. Não posso deixar que a busca de um título se torne mais importante do que o que vivemos hoje. São os momentos que fazem tudo valer a pena. Vamos deixar as contas para os matemáticos, vamos viver de emoções, somente! hehe

Mesmo porque Alonso tem a incrível capacidade de “fazer acontecer” quando a gente mais precisa. Não sei como isso funciona. Se é coisa de Deus ou de uma conjunção astral, mas ele faz. Fernando dá sempre um jeito.

Esta semana que passou, talvez tenha sido uma das mais difíceis da minha vida, algumas coisas aconteceram, e eu pensei: “Alonso bem que poderia me ajudar nesta e vencer domingo, né?!”.

Pronto. Está aí a minha resposta. O meu presente!

É incrível como ele nunca me decepciona!!!! Hehehehe

E deve ser esta razão para eu continuar, e não um título! Se este bendito tricampeonato viver, ótimo, mas se ele não vier nunca, vou aprender a aceitar porque no final, o que me alegra e me faz esquecer os problemas da vida real não é um troféu, e sim este cara especial que, sem saber, me ajuda a lembrar que as melhores coisas da vida estão nos detalhes e nos momentos que compartilharmos com quem a gente gosta. E eu gosto muito dele. Gosto é justamente porque, quando eu mais preciso sorrir, ele dá um jeitinho de me fazer feliz...

E existe coisa melhor!?!


GRACIAS Fernando!!! Mais uma vez!


Bjuss, Tati

Comentários

Talita Regis disse…
"O que me alegra e me faz esquecer os problemas da vida real não é um troféu, e sim este cara especial que, sem saber, me ajuda a lembrar que as melhores coisas da vida estão nos detalhes e nos momentos que compartilhamos com quem a gente gosta. E eu gosto muito dele. Gosto é justamente porque, quando eu mais preciso sorrir, ele dá um jeitinho de me fazer feliz"...

Vc tem noção do quanto isso é uma verdade pra mim?
Tô num dos momentos mais difíceis do meu curso, na faculdade, e ontem, quando vi a corrida de Alonso, quando o vi no pódio, com aquele sorriso tão dele, eu sorri como não fazia há semanas: de verdade, pq eu estava feliz.

Alonso é indescritível, pelo menos eu não consigo descrevê-lo da forma como ele merece: com aquela visão sutil de como vemos algo adorado.
Só digo isso: Escrevi ontem na agenda que eu amo esse cara! E isso já é tudo!
:)

Corrida digna dele!

Talita Regis
Andrea disse…
Perfeito seu texto Tati!!!!!
Falou tudo, não há o que completar!!!
Uma corrida após a outra , um dia após o outro, mas como é difícil pensar assim, Alonso vem merecendo tanto esse tricampeonato, que é como vc falou o fato dele chegar com o carro ruim e liderar boa parte do campeonato só nos fez enxergar o tricampeonato, mas há tantas coisas que deixamos no caminho.
Alonso foi brilhante, simplesmente perfeito. Ele fez o que sempre faz, nos dá esperança emuito mais vontade de continuar lutando.
Tenho certeza que Alonso fará uma temporada fantástica, que no fim a recompensa virá!!

Bjos

Andrea

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023